O QUE É A CORRIDA?

Pronto para partir? Calce-se, aperte os atacadores e vamos começar!

roadrunning

QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DE CORRIDA?

Na maioria das vezes, esta atividade pratica-se no exterior, daí a importância das temperaturas! A equipa de criação de equipamentos concebeu equipamentos que respondem a cada estação, situação, meteorologia. O principal continua a ser dispor de um pouco de tudo no armário para não ficar tecnicamente inativo assim que faz um pouco mais frio ou que a chuva se instala.

O par de calçado de corrida continua a ser incontornável, sem ele não conseguirá percorrer os quilómetros que lhe conferem tanta liberdade. Bem escolhido (em função do seu tamanho, pontapé, passada, necessidade de amortecimento, conforto na receção), será um dueto temível pronto a enfrentar todos os desafios consigo próprio ou com os seus amigos desportistas!

Alguém falou de vestuário específico? Na verdade, algumas matérias (o algodão) são de excluir porque conservam a humidade da sua transpiração. O sistema de camadas ajudá-lo-á a treinar com prazer e conforto. A camada 1 respirável para manter a pele seca. A camada 2 oferece um isolamento com vestuário de tipo casaco polar, collants que evitam deixar passar o frio. Vestir um corta-vento com matérias técnicas e respiráveis como camada 3 impedirá o vento de penetrar.

Os acessórios (luvas, gorros, cachecóis, meias), que cobrem as extremidades e desempenham diferentes papéis (conforto, leveza e calor) são também muito importantes.

O TIPO DE TERRENO DE PRÁTICA DE CORRIDA

A natureza, o campo, a cidade, os caminhos, as possibilidades são bastante vastas a este nível e é sobretudo você quem decide onde tem vontade de se divertir!

Esta multiplicidade de terrenos contribuirá para quebrar a monotonia que se pode associar à corrida.

Basta adaptar os seus treinos ao terreno da sua escolha em função das suas disponibilidades pessoais. O fim de semana é muitas vezes dedicado a uma saída na natureza, porque o ritmo o permite. Sente vontade de descobrir caminhos mais escarpados? Com um equipamento de trail adaptado é perfeitamente possível (calçado com uma aderência diferente ao nível da sola). Fala-se então de trail quando o desnível está presente na saída, bem como as dificuldades técnicas, a experimentar!

O importante é sentir-se em segurança no local onde corre, não hesite em prevenir alguma pessoa próxima quando parte com o calçado nos pés…

 AS REGRAS DA CORRIDA

Cabe-lhe a si inventá-las! Não existem propriamente regras, apenas o bom senso, diríamos nós, um espírito justo, respeito pela quilometragem, pelo percurso, o uso de um colete, eis alguns exemplos do que podem ser algumas regras da corrida.

Resta recordar que é importante respeitar as suas sensações. Saber escutar a linguagem do seu corpo, saber parar antes que o cansaço se instale, que a fadiga chegue.

A corrida permite aos seus praticante oxigenar-se, fixar objetivos desportivos, pessoais, visando sentir-se melhor semana após semana.

A competição e o bem-estar não são incompatíveis enquanto a pressão não vem interferir, sim, sim, bem sei que se reconhece na descrição!

Vá, inspiremos um pouco e peguemos nas nossas coisas para nos evadirmos serenamente…

 

O PRINCIPAL BENEFÍCIO DA CORRIDA

Se procura uma atividade em que esteja presente a superação de si próprio, pare de procurar e venha correr connosco! Este benefício da corrida oferece aos praticantes verdadeiros momentos pessoais e coletivos, uma sensação de bem estar durante ou após o esforço.

O esforço desportivo pode ser a salvação para alguns, outros associam-no a um verdadeiro momento de descontração. Em qualquer caso, esse esforço faz bem ao seu corpo e ao seu espírito.

A regularidade da prática levará à procura desse estado, ao longo das saídas vai-se conhecendo o seu nível, os seus limites, a parada torna-se cada vez mais apetecível a cada passo!

Mantenhamo-nos centrados nas nossas necessidades, nos nossos desejos, se sair da cama uma manhã não nos diz nada, não há problema, basta estar de acordo com o seu corpo...

A QUEM SE DESTINA A CORRIDA?



A todos os que ousam desafiar as intempéries! Mais a sério, o critério principal será estar de boa saúde e considerado apto por ordem médica para essa atividade.

Lançar-se em corridas sem se preocupar com o seu estado de forma geral ou cardíaco seria arriscado. O prazer deve ficar para além dos problemas físicos que se podem juntar às saídas ou à competição.

Tranquilize-se, a corrida pode ser praticada em qualquer idade, não há uma data limite para começar!

Enquanto a vontade de arejar, de se superar, partilhar um momento desportivo, estiver presente, acelere e leve os seus conhecidos para maior convivialidade.

E porque de vez em quando há pequenos problemas (tendinites, entorses, contraturas…), previne-se esse tipo de lesões adoptando comportamentos corretos (aquecimento, alongamentos, trabalhar de forma progressiva).

Tomamos o gosto à corrida rapidamente, como aos bons hábitos sem os quais o nosso dia-a-dia seria vazio…. Estar à escuta de si próprio, do seu corpo e dos seus desejos é indispensável para manter a motivação que nos leva a cada semana a dar passadas endiabradas. Um desporto complementar como o ciclismo ou a natação será benéfico para aliviar algumas articulações por vezes demasiado solicitadas.

Assinatura Emilie Lecompte

Emilie

Praticante de jogging DE um dia, adepta de corridas, apaixonada por trails.

A natureza, as caminhadas e o ciclismo de estrada são os centros de interesse que orientam o meu dia-a-dia!