A norma RDS - ou “Responsible Down Standard” - é uma certificação que garante a observação de boas práticas em matéria das condições animais de patos e gansos, em toda a cadeia de distribuição de penas e penugem.
Do respeito pelos animais à rastreabilidade das penas, descobre o que está por trás da certificação RDS!
A RDS é uma norma mundial atribuída por um organismo independente a marcas voluntárias. Foi desenvolvida em 3 anos por iniciativa da Textile Exchange - uma organização sem fins lucrativos - com o contributo de especialistas da indústria, grupos de defesa dos direitos dos animais, marcas e distribuidores.
Quais são os requisitos principais da RDS? :
- É proibida a extração de penas e penugem de aves vivas (depenar a vivo ou recolher a muda).
- É proibida a alimentação forçada.
- Respeito pelo animal, numa abordagem global, da eclosão ao abate.
- Os animais crescem em espaços exteriores e interiores suficientemente grandes, confortáveis e com boas condições de higiene para garantir o seu bem-estar.
- Cada etapa da cadeia de distribuição é monitorizada por um organismo de certificação profissional independente.
- As penas e penugem RDS devem ser claramente identificáveis para não se confundirem com materiais não certificados.
- Apenas os produtos que contenham penas e penugem certificadas apresentam o selo RDS.
Saber de onde vêm as penas e como são tratados os animais dos quais provêm é extremamente importante para Forclaz.
Por isso, trabalhamos exclusivamente com fornecedores com certificação RDS que apresentam condições de criação dignas e que se comprometem, entre mais, a não depenar as aves vivas.
Hoje, temos orgulho em poder afirmar que todos os nossos produtos que contêm penas têm uma certificação RDS.
Estes incluem os nossos casacos acolchoados e sacos-cama de penas.
Para ainda mais transparência, disponibilizamos mais detalhes sobre a origem dos nossos produtos de penas:
Todos os produtos Forclaz são idealizados, projetados e testados em França, no nosso centro de conceção no sopé do Monte Branco.
As penas são provenientes de patos e gansos criados em explorações pecuárias com certificação RDS na China, Vietnam e Taiwan. Estes animais são criados pela carne pela indústria agroalimentar local.
Os casacos acolchoados e sacos-cama são produzidos na China e no Vietnam, em unidades fabris com certificação RDS, onde são garantimos que existem condições de trabalho dignas.
Os produtos são exclusivamente expedidos por transporte marítimo ou ferroviário para os nossos armazéns distribuídos pelos 5 continentes.
Amplamente utilizadas pelos nossos antepassados pelas suas qualidades térmicas, as penas são particularmente apreciadas por praticantes de trekking devido ao peso reduzido e à compacidade.
Além disso, ao contrário do que se pensa, as penas são fáceis de manter: é tudo uma questão de lavar e conservar!
E, uma vez que a durabilidade faz parte do ADN da Forclaz, os nossos produtos são concebidos para serem resistentes e reparáveis, para que o teu produto Forclaz te acompanhe nos trekkings durante o máximo de tempo possível...