familia vela

O meu primeiro estágio de vela!

Está a começar? Este conselho é dedicado a si!

Os estágios surgem no verão. Mas nada mais estimulante e interessante do que um estágio de vela.~As crianças aprendem a preparar o barco, a navegar nas águas, a aprender noções de meteorologia e muitas outras coisas. E descobrem tudo isso graças ao Optimist, o veleiro dos skippers mais jovens.

Está otimista em relação ao optimist?

Sem qualquer dúvida! O Optimist é o barco ideal para os principiantes. Leve, estável e fácil de manobrar, este miniveleiro é deste modo perfeitamente indicado aos mais pequenos que desejam descobrir a aventura da navegação em total segurança. Além disso, permite usar uma vela triangular mais pequena quando o vento estiver mais forte, diminuindo deste modo a potência do barco.~As crianças podem assim continuar a navegar.~Informação útil: os grandes campeões de vela começaram o seu percurso com um Optimist.~ 

Peça informações sobre o programa! 

Acompanhadas por profissionais, as crianças descobrem a vela de uma forma agradável. 

vela de cruzeiro em família

Começam em terra, onde aprendem os princípios básicos e preparam o barco. No jargão da vela, dizemos aparelhar e desaparelhar. Aprendem ainda a fazer alguns nós. Essa preparação irá desenvolver o seu sentido de responsabilidade, visto que é importante cuidar bem do material de vela.Na fase seguinte, o barco vai para a água. As crianças aprendem a navegar à volta de duas boias, a regular a velocidade, a virar de bordo... É surpreendente observar as competências que conseguem adquirir em apenas alguns dias! Alguns exemplos:- manter um bom equilíbrio com Optimist,- preparar o equipamento de forma autónoma e manobrar o barco sozinho na água,- analisar os elementos meteorológicos,- identificar a direção do vento,- orientar-se na água.

A um nível superior

No final do curso básico, as crianças obtêm um diploma de navegação do qual constam as competências adquiridas. Podem em seguida passar para um nível seguinte e alargar as suas competências.~O seu piratinha já obteve o seu diploma? Poderá passar para o nível seguinte: evolução 1. Neste curso, os jovens marujos irão aprofundar os seus conhecimentos no domínio da vela. Irão nomeadamente aprender a navegar com leme, a andar em marcha atrás ou a intervir em caso de «homem ao mar».

Homem vela ligeira

O equipamento a usar

Existem duas coisas essenciais a bordo: a segurança e o conforto. Essa regra também é válida para o equipamento a usar, que deve proteger e ao mesmo tempo permitir uma liberdade de movimentos suficiente.~Um bom equipamento básico para os principiantes deve incluir o seguinte. Com tempo quente~- calçado aquático~- luvas de vela~- um fato de neoprene e um corta-vento suplementar.~- colete de salvamento   Com tempo frio~- botins de neoprene (e não botas de vela!)~- luvas de neoprene com 2 dedos cortados~- 3 camadas: parte de cima em polar, um fato de neoprene e um casaco impermeável.~- colete de salvamento   Os produtos básicos a levar consigo, mesmo com tempo nublado: um creme protetor solar (mín. 50+), óculos de sol com cordão. Se estiver frio, um gorro em polar ou em lã é ideal.  

Outras dicas sobre velejar

Mulher praticando vela

9 boas razões para praticar vela

O Homem fez-se ao mar para explorar o mundo, contando com a ajuda do vento. Independentemente do destino, a viagem em si valia a pena. Não espere mais e lance-se para aproveitar este espaço de diversão de 360.700.000 km2!
PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO

PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO

Com a chegada do verão, os passeios de barco são cada vez mais frequentes, é agradável beneficiar do ar marinho, do sol ou do calor veraneio para a vela de cruzeiro ou ligeira.Apesar disso e destas circunstâncias paradisíacas, é preciso ser previdente sobretudo em relação à proteção solar.Através deste artigo, explicaremos quais são os gestos corretos para poder lutar contra os perigos dos raios UV.