Compreender o seu medo pela água
Espontaneamente, uma criança está frequentemente desde muito cedo à vontade na água. É para eles um elemento agradável, fonte de prazer e relaxamento.
As origens do medo pela água podem ser muitas e variadas e esse medo contem também vários aspetos, diferentes de uma criança para a outra. Geralmente, provém de um trauma ou do seu meio ambiente. A verdadeira questão é: o medo da água provem de um elemento de si próprio?
• Uma má experiência: engoliu água ou queimou-se durante o banho? O champô irritou-lhe os olhos? Ruído, empurrões ou salpicos numa piscina cheia? A criança pode associar inconscientemente e sistematicamente a água a essas experiências desagradáveis ou dolorosas.Tente acompanhá-la e ajudá-la a recuperar a confiança nela mesma.
• Uma má lembrança: se teve uma discussão com os seus pais que lhe obrigaram a tomar banho ou ainda a tendência de ter pesadelos ligados com a água... Todas estas más lembranças podem levá-la a ligar o elemento aquático com esse tipo de situações repressivas.Fale com a criança e tranquilize-a. Se o problema persistir, pode recorrer a um psicólogo para a ajudar a libertar-se do medo.
• A angústia dos pais: se os pais têm eles próprios medo da água ou um certo receio quanto a colocar a criança dentro de água, correm o risco de fazê-la sentir e transmitir essa ansiedade. Neste caso tente dominar esse receio para não projetar as suas próprias ansiedades para a criança.
• O medo de um elemento em movimento: pode ser muito destabilizador, mesmo para uma criança iniciada, a abordagem ao meio aquático como os planos de água naturais. Não são semelhantes à piscina nem à banheira e podem suscitar angústia e pânico à criança.
• O medo do desconhecido: o problema no meio natural é também a ausência de fundo. A criança pode não se sentir à vontade num local onde não vê debaixo de água. Compre-lhe óculos de natação ou uma máscara e acompanhe-a para lhe mostrar que não existe qualquer perigo, que pode abrir os olhos dentro de água, falar debaixo de água e que basta relaxar.