François gourmet, com a sua longa experiência, por que lhe parece o atletismo ser indispensável na aprendizagem do desporto?
O atletismo está, na minha opinião, na base de todos os desportos. Por exemplo, quem quiser jogar futebol terá uma grande vantagem se já dominar a corrida. E quem quiser jogar vólei, terá muito a ganhar se praticar atletismo, pois irá desenvolver a impulsão graças aos saltos.
Em geral, as crianças que praticam atletismo experimentam tudo, o que lhes permite aprender a lançar, saltar, correr depressa ou durante muito tempo. Eu aconselho às crianças que praticam outros desportos que, em paralelo, façam atletismo uma vez por semana: terão tudo a ganhar, ao desenvolveram simultaneamente a sua resistência, velocidade e coordenação.
Humanamente, é ainda um desporto que permite desenvolver o caráter e a força mental. Independentemente das condições, como no cross de inverno, é preciso dar tudo por tudo. E se se tratar de um desporto individual, o facto de pertencer a um clube, com os encontros interclubes, permite aprender a viver e a trabalhar em grupo segundo os valores de entreajuda.