método Pilates eficácia

Método pilates: porque é tão eficaz?

Desenvolver o corpo de forma harmoniosa, corrigir as más posturas, devolver a vitalidade física e estimular o espírito e o crescimento... É uma abordagem que merece ser louvada! Mas não se fica por aqui! Para convencê-lo definitivamente a experimentar Pilates, a Domyos dá-lhe a conhecer todos os benefícios desta prática.

O que é o pilates?

O Pilates é um método de reforço dos músculos profundos, responsáveis pela sua postura. Os músculos profundos são os músculos do centro, localizados entre as costas e a bacia e em redor da coluna vertebral (abdominais, pavimento pélvico e músculos das costas). 
Constituem o centro energético do corpo, favorecendo o fortalecimento e a estabilidade. O Pilates é também uma prática que permite melhorar a consciência do seu corpo, da sua força e dos seus limites, para um melhor aproveitamento dos mesmos.

método Pilates

Quais os grandes princípios desta prática?

A RESPIRAÇÃO 
É específica. Trata-se de uma respiração lateral torácica que permite utilizar melhor os pulmões (inspiração pelo nariz, expiração pela boca). 

A CONCENTRAÇÃO
Há que tomar consciência de cada movimento e da sua execução, para efetuar cada exercício da melhor forma possível. 

A CENTRAGEM
Todos os movimentos devem partir do centro energético do corpo, da cintura abdominal. 

O CONTROLO
Há que controlar cada movimento associando-lhe respiração e espírito. É preciso estar plenamente consciente do seu corpo para controlar cada postura e cada gesto e para senti-lo profundamente. 

A FLUIDEZ 
Os movimentos são fluidos e efetuados com uma certa graça, para conferir todo o equilíbrio à harmonia esperada com a prática destes exercícios. 

A PRECISÃO
Há que procurar a qualidade de execução do movimento e não a quantidade. Os gestos realizados devem ser minuciosamente estudados para que tenham uma influência real na sua musculatura.

Quais são os benefícios do pilates?

"Após 10 sessões, sentirá a diferença. Após 20 sessões, verá a diferença. E após 30 sessões, terá um corpo novo!" uma promessa de Joseph Pilates, criador do método que conta com inúmeros benefícios:

- Melhoria da postura e reforço dos músculos profundos: as dores de costas desaparecem, a barriga alisa-se, o corpo fortalece-se e adquire flexibilidade.
- Melhoria e maior controlo dos gestos desportivos.
- Flexibilização dos músculos motores (músculos superficiais, por ex: os isquiotibiais, parte posterior das coxas, o psoas, flexor da anca...).
- Melhoria da amplitude articular, da força, da resistência e da potência muscular.
- Proteger os órgãos internos.
- Favorecer a circulação sanguínea.
- Diminuir os riscos de lesões ou de desequilíbrio muscular.
- Desenvolver a musculatura de forma harmoniosa.

Quais são os diferentes tipos de pilates?

Desde a criação do método por Joseph Pilates, foram aparecendo outras variantes. Eis 3 abordagens diferentes que poderá igualmente experimentar:

O STOTT PILATES
Método muito suave e acessível a todos, permitindo manter a forma física e treinar durante toda a vida. Associa alongamentos, exercícios respiratórios e ginástica suave.

O PILATES POWER
Método de treino do corpo, estimulando o espírito, realizado com equipamentos de pequena dimensão (bola, elástico, aro, rolo de espuma…).

O YOGA PILATES
Trata-se de uma combinação de Yoga e Pilates em que são simultaneamente trabalhadas a flexibilidade e a forma, solicitando uma respiração lenta e controlada ao longo dos exercícios.

pilates em casa

Para quem?

As aulas de Pilates destinam-se a todas as pessoas pois os exercícios, apesar de exigentes, não são violentos, nem traumatizantes para o corpo. 
Assim, tanto mulheres como homens, desportistas ou não, idosos, pessoas lesionadas ou em convalescença, indivíduos stressados, cansados ou com rigidez muscular e mulheres grávidas ou em recuperação pós-parto podem praticar Pilates, pois este método é progressivo (em caso de dúvida, não hesite em pedir o parecer de um profissional de saúde). 
Os exercícios podem ser adaptados em função do nível, das necessidades de cada um e das eventuais patologias.

A que ritmo será necessário praticar para obter resultados eficazes? 
O Pilates é uma prática suave, a praticar sem moderação. Como qualquer atividade física, deve ser praticada todas as semanas e, para ser eficaz, ao longo de todo o ano. O nosso conselho: realize 2 ou 3 sessões de Pilates por semana, em função da sua idade e do seu objetivo.