Medir a sua pulsação para avaliar melhor o seu nível de caminhada

Medir a pulsação para caminhar bem

Descubra como medir a sua pulsação para durante as Caminhadas

Porquê medir a sua pulsação?

Medir a sua frequência cardíaca (ou medir a pulsação) regularmente é um indicador do efeito positivo do treino na sua saúde. Pode também refletir a intensidade do esforço despendido durante uma sessão de Caminhada Desportiva. Para os principiantes, medir a pulsação é também uma forma de organizar melhor o treino, de nivelar o esforço ao longo da sessão, para evitar entrar no "vermelho" desde o primeiro quilómetro. 

Medir a sua frequência cardíaca em repouso

De modo a poder comparar a sua frequência cardíaca entre dois treinos, deve saber qual a sua pulsação em repouso. O ideal é medi-la de manhã ou à noite, pois estará mais calmo/a e relaxado/a e, de preferência, deitado/a. Coloque três dedos no pulso ou na carótida (na curva do pescoço) e conte o número de batimentos em 30 segundos. De seguida, multiplique por 2 para ficar com o número de pulsações num minuto. O resultado obtido corresponde à sua frequência cardíaca em repouso: 60 batimentos por minuto, por exemplo.

Como medir a sua pulsação durante ou após o treino?

Para medir a sua frequência cardíaca após o treino, o princípio é o mesmo. No entanto, depressa irá perceber que é bem menos fácil calcular com precisão o número de batimentos do seu coração, pois a sua frequência cardíaca terá aumentado devido ao esforço! Eis o motivo pelo qual a maioria dos praticantes de Caminhada Desportiva utilizam um cardiofrequencímetro. Muito prático, este utensílio capta a frequência cardíaca e permite acompanhar rapidamente a intensidade do esforço. Um bom meio de progredir, Caminhando ao seu ritmo!

Ajustar o esforço em função da sua frequência cardíaca

Tenha sempre em consideração a evolução da sua frequência cardíaca para ajustar o esforço físico. Por exemplo, se durante a sessão de marcha nórdica tiver menos de 120 pulsações por minuto, significa que continua na sua zona de conforto e que o esforço talvez não seja o ideal. Se, pelo contrário, estiver acima das 160: começa, sem dúvida, a entrar na "zona vermelha" e deverá desacelerar para aguentar-se. De referir que a frequência cardíaca é específica de cada indivíduo e do seu estado de saúde, não hesite em consultar um médico, se for necessário. Uma coisa é certa: quanto mais regularmente caminhar, mais o seu coração ficará treinado, e mais baixa será a sua frequência cardíaca em repouso, durante e após o esforço. Tal irá permitir-lhe recuperar rapidamente após cada sessão de Caminhada e até mesmo passar a uma velocidade superior!