La Loire en kayak

Descobrir o rio loire em caiaque

Durante nove dias e mais de 300km,Justine Andres e Thomas desceram o rio Loire desde de Nevers até Tours. Um projecto desportivo mas também com um compromisso, pois no percurso fizeram a identificação de detritos no ambito do projecto Plastic Origins.

"Por nossa iniciativa, Justine Andres et moi propusemos à Surfrider Fondation participar no seu projecto cientifico com o nome Plastic Origins que visa observar a poluição dos estaleiros europeus e assim alimentar a cartografia sobre a poluição maritima europeia. A nossa ideia era descer a Dordogne de caiaque, munidos de 2 pagaias, a nossa vontade e a aplicação Plastic Origins para fazer o levantamento dos resíduos que cruzassem o nosso caminho. Para conseguir executar esta demanda, a Itiwit concordou em equipar-nos, facilitando desta forma o nosso projecto e o nosso compromisso."

Desde nevers até tours

Em Nevers, percebemos rapidamente o principal perigo da nossa aventura: atravessar pontes. Atrás da ponte Nevers, há um cais metalico que é difícil de detectar quando se vem do outro lado do rio. Decidimos começar por trás desta ponte.

As primeiras horas foram particularmente agradáveis ​​porque o rio Loire atravessa áreas selvagens e silenciosas. Sentimo-nos deslocados! Contrariamente a caminhar, andar de bicicleta, andar de patins ou outro meio de deslocação terrestre estes requerem vários dias de preparação antes de poder se desligar da vida quotidiana, na água sentimo-nos isolados do mundo em poucos minutos. Sair do nosso elemento natural, a terra, para avançar sobre a água cria uma ruptura imediata com a rotina.

Talvez por causa do nível de água acima do normal, não vimos barcos no primeiro dia. O rio estava calmo. Depois de 30km, o mais agradável foi montar acampamento numa ilhota! Com os seus muitos ilhéus e bancos de areia, a Loire permite navegar vários dias em silêncio e dormir todas as noites em diferentes praias. Para quem sonha isolar-se do mundo numa ilha deserta, o maior rio da França pode ser a solução.
No dia seguinte, apercebemo-nos dos primeiros residuos. Com a Plastic Origins fizemos uma formação online para descobrir o projeto e a aplicação, mas este foi nosso primeiro uso no campo. Bastante simples, basta escolher a margem (direita ou esquerda), o modo de deslocação (caiaque ou caminhada pela margem) e o modo de introdução (manual ou vídeo, onde no caso do video, a inteligência artificial identifica o resíduo no clip). De seguida, indicamos o tipo e o número de resíduos observados e enviamos os dados! O objetivo do projeto Plastic Origins é identificar a poluição dos cursos de água para alertar as autoridades públicas sobre a origem da poluição marítima e, assim, atuar na fonte. No entanto, o projeto está limitado ao recenseamento e por isso esforçamo-nos para recolher todos os resíduos observados. No caiaque estava previsto um espaço para o lixo.

Continuamos o nosso caminho até Orléans, com este ritmo jornalistico próprio de uma aventura em caiaque: remamos, descarregamos as nossas coisas numa ilha, dormimos, partimos!
À noite, eramos embalados pelo coaxar dos sapos e pelo movimento dos pássaros e castores ao redor da tenda. Se não fossem os mosquitos, teríamos chegado à perfeição!

Ao longo do caminho, alguns encontros e descobertas animaram os nossos dias. Encontramo-nos com mestres de uma cabana mágica durante algumas horas, corporação de um barco tradicional de madeira, exploradorações de um braço do rio com vegetação exuberante após escolhermos o caminho errado.

Perto da represa em frente à central nuclear de Belleville-sur-Loire, Justine e eu viramos no braço do rio errado e entramos no coração da vegetação, que atravessamos com dificuldade. Algumas passagens tinham tão pouca água que tivemos que levantar o caiaque e caminhar alguns metros. Devemos o nosso sucesso apenas ao nível de água acima do normal, sem isso teríamos dificuldade em sair daquele lugar. Uma vez livres dali, vimos o braço que devíamos ter seguido e dissemos para nós: “Foi muito engraçado! Estávamos certos em estar errados.”

Chegando a Orleans, visitamos um amigo alguns dias antes de voltar para a água. Depois de Orléans, a Loire está cada vez mais habitado e as partes selvagens tornando-se cada vez mais raras. À noite, nos ilhéus, não é raro ouvir o barulho das pessoas nas margens. É estranha a sensação de dormir isolado de tudo, no meio da água e ao mesmo tempo tão perto dos outros. Mas as noites junto à água não perderam o seu encanto.
Depois de nove dias na água e pouco mais de 300 quilometros chegamos a Tours. Voltar ao bipedismo não é desagradável porque os dias no caiaque são maravilhosos e cheios de poesia, mas consomem muita energia. Continuamos convencidos que o caiaque é um meio de transporte que tem o poder de nos tirar da rotina em tempo recorde. Então não espere, salte para a água!

A descida do rio loire em caiaque

O material

O equipamento foi fornecido pela Itiwit. Quando a empresa nos perguntou qual o caiaque mais adequado ao nosso projeto, respondemos sem hesitação: o caiaque X100+ de dois lugares. Este caiaque insuflável provou ser muito resistente, apesar de termos cruzado braços do rio com pouca água. Cada vez que o fundo do caiaque encontrava um banco de areia, eu temia um furo, mas o caiaque não nos falhou. Para avançar, as pagaias Itiwit x100 são feitas de alumínio e pesam 1100g. Segurá-las o dia todo exige mais esforço do que as pagaias em carbono, mas são muito fortes e demonstraram resistência na água. Carregamos o nosso equipamento em sacos impermeáveis e estanques com roupas, provisões e água. Utilizamos um saco impermeável Itiwit de 30L, bem como os sacos de 10L e 40L. Foram perfeitos e responderam perfeitamente às nossas necessidades.

O rio loire visto do caiaque