Os ingredientes de um bom programa de treino de musculação
Optar por um personal trainer, para um programa personalizado
Quando se começa a praticar musculação, ter o apoio de um treinador desportivo pode fazer toda a diferença. Camille, a nossa treinadora, sublinha a importância de um programa de musculação personalizado.
O personal trainer está lá para te orientar, educar e motivar. Começará por avaliar a tua condição física atual, tendo em conta quaisquer restrições ou limitações que possas ter, discutindo os teus objetivos. Esta abordagem individualizada permite conceber um programa de treino adaptado ao teu corpo, à tua experiência e às tuas aspirações.
Para além de transmitir conhecimentos especializados, o personal trainer desempenha um papel importante na manutenção da motivação. "Acima de tudo, recomendo que recorras a um profissional (personal trainer) que possa criar um programa de musculação adaptado à tua pessoa, porque é preciso ter em conta muitos fatores corporais que diferem de uma pessoa para outra", aconselha Camille. O aspeto personalizado do programa aumenta não só a sua eficácia, mas também o prazer que retiras de cada sessão.
Trabalhar com um treinador pode também ser uma excelente opção para os/as praticantes de nível principiante que se sentem perdidos no mundo da musculação. "Umas pessoas desistem por não saberem o que fazer, outras não se atrevem a começar o treino no ginásio sozinhas, ou simplesmente não encontraram a disciplina certa", explica Camille.
Optar por um personal trainer para elaborar um programa personalizado é um investimento precioso no teu percurso de musculação. Vai-te permitir não só otimizar os teus resultados, mas também desenvolver uma relação de confiança com um profissional que te acompanhará ao longo da tua evolução.