10 Ideias para manter as crianças ocupadas durante as férias!

IDEIAS PARA MANTER AS CRIANÇAS OCUPADAS DURANTE AS FÉRIAS!

As férias podem ser a ocasião perfeita para a família se divertir em conjunto. Mas como ocupar as crianças sem ser sentando-as em frente a um ecrã? Lembramos que os ecrãs tornam as crianças passivas e atrasam o desenvolvimento da sua inteligência
e criatividade. 

10 Ideias para manter as crianças ocupadas durante as férias!

Bolas: que grande invenção!

- Atirar a bola (escolhe uma bola grande e leve para crianças mais novas, ou uma
bola mais pequena quando a criança a conseguir apanhar sem usar o peito). Podem contar cada passe, o que desenvolve a concentração - eu atiro e digo 1, a criança apanha e atira dizendo 2, etc. Para variar as coisas, podem também atirar a bola enquanto dizem o nome de um animal - por exemplo, eu posso atirar dizendo "mocho", a criança apanha e diz "elefante", etc., tentando dizer um animal diferente de cada vez. Isto ajuda a desenvolver o pensamento flexível e a criatividade. Todos os temas são possíveis, dependendo dos interesses e das idades: comida/bebidas, países/cidades/regiões, objetos, cores, palavras que acabam em "a" ou "o", etc.

- Variar os lançamentos: fazendo saltar no chão, passando a bola de uma mão para a outra atrás das costas antes de a atirar, atirar a bola por baixo da perna, fazer a bola saltar à tua frente antes do lançamento, atirar duas bolas ao mesmo tempo (uma bola por pessoa), etc. Perfeito com uma bola de espuma, fácil de agarrar e que não magoa se bater no corpo.

- Bolas saltitonas, que auxiliam a coordenação e o equilíbrio.
Podem primeiro jogar a encontrar o equilíbrio enquanto estão sentados nela (encher a bola de forma a que as coxas e canelas façam um ângulo de 90° quando sentado) sem segurar com as mãos, depois saltar no sítio, mover de um lugar para outro, fazer slalom, etc.

Algumas sugestões...

10 Ideias para manter as crianças ocupadas durante as férias!

ciclismo

Andar de bicicleta é também um grande jogo: podem fazer truques, passear, fazer slalom, fazer corridas de um ponto a outro, andar o mais devagar possível sem pôr o pé no chão ou cair, etc.

Podes adaptar corridas às bicicletas: na ponta oposta do campo estão objetos que deves trazer. Forma 2 equipas e escolhe quem faz a chamada. Quem faz a chamada designa o objeto a ser trazido (com base no que tens disponível e que seja fácil de transportar de bicicleta: colher, lápis, corda ou fio, chaves, caneca, folha, pau, etc.) e dá o sinal de início.

Uma pessoa de cada equipa vai de bicicleta buscar o objeto. Quem o trouxer em primeiro ganha 1 ponto para a sua equipa. Podes acabar o jogo com 5 pontos, por exemplo.

Algumas sugestões...

10 Ideias para manter as crianças ocupadas durante as férias!

Bom velho saltar

Aprender a saltar à corda demora tempo - precisas de coordenar as partes superior e inferior do corpo, bem como as partes da frente e de trás, saltar no momento correto, girar a corda com os pulsos e não os ombros, etc.
Para aprender, é melhor ir passo a passo:

- Usa calçado adequado, coloca-te numa superfície dura (não relva) e salta com
os pés juntos.


- Salta uma corda imaginária com ambos os pés, enquanto mexes as
mãos e os pulsos (mantém os ombros junto ao corpo).

- Treina saltar enquanto giras a corda, dobrada ao meio, com uma mão. A corda
roda para fora, pelo que não corres o risco de tropeçares nela. Depois, troca de
mãos.

- Coloca a corda em frente aos pés, levanta os dedos dos pés e depois os calcanhares, para trazer a
corda debaixo dos pés da frente para trás, levantar a corda por cima
da cabeça e recomeçar.

- Já dominam os passos anteriores? Podem então começar a saltar à corda.
Ajusta-a ao comprimento certo: quando está debaixo dos pés, as pegas devem chegar
às axilas. Em seguida, não tem segredo, há que praticar para aumentar o
conforto.

- Em seguida, joga saltando com os dois pés, saltitando com 1 pé, cruzando os braços, ficando no sítio,
a mexer-te, para trás, etc. Podes também criar desafios para saltar até 10 ou 50,
dependendo da idade ou habilidade.

10 Ideias para manter as crianças ocupadas durante as férias!

Trilho sensorial no exterior

Este jogo permite que as crianças estimulem sensações sob os pés, o que enriquece a sua perceção corporal e do mundo, e ajuda-os a melhorar o seu andamento e equilíbrio.

Podes organizá-lo no teu jardim, parque infantil ou parque. É possível ficar descalço - a melhor opção sob um ponto de vista sensorial - ou usar meias. Dependendo do que tiveres disponível e onde estiveres a jogar, podes organizar o teu percurso com: tecido no chão, plástico bolha um pouco de carpete, uma tina com água, uma tina com areia, um contentor com farinha, arroz cru, cuscuz crus ou lentilhas, lenços de papel amarrotados, espuma, etc.

O importante é variar os materiais e proporcionar sensações alternadas, como macio
(tecido)/áspero (tapete de porta), macio (carpete)/rijo (betão ou tijolo), seco (tecido)/molhado ou húmido (água ou relva), etc.

Todos vão alternando a seguir o percurso. Podes guiar a criança, perguntando o que está a sentir sob os pés. Idealmente, despende tempo em cada material. Em seguida, podes refazer o percurso na outra direção, depois com os olhos tapados enquanto seguras na mão da criança, que pode tentar adivinhar em que é que está a andar.

Com todas estas ideias para manter as crianças ocupadas, de certeza que se vão mexer durante as férias!

Mais ideias para pôr as crianças a mexer-se!

crianças com calçado para escola

Como escolher as sapatilhas para a escola?

Porque o dia a dia das crianças é muitas vezes cheio de desporto, elas precisam de calçado desportivo adaptado ao seu peso, morfologia e atividades!

familia a brincar no jardim

Atividades para fazer em familia

À procura de ideias para fazer em família? Duelos, corridas de estafetas, jogos...neste artigo sugerimos atividades divertidas e desportivas para fazer em família, em casa ou ao ar livre. Prepara-te!