Bolas: que grande invenção!
- Atirar a bola (escolhe uma bola grande e leve para crianças mais novas, ou uma
bola mais pequena quando a criança a conseguir apanhar sem usar o peito). Podem contar cada passe, o que desenvolve a concentração - eu atiro e digo 1, a criança apanha e atira dizendo 2, etc. Para variar as coisas, podem também atirar a bola enquanto dizem o nome de um animal - por exemplo, eu posso atirar dizendo "mocho", a criança apanha e diz "elefante", etc., tentando dizer um animal diferente de cada vez. Isto ajuda a desenvolver o pensamento flexível e a criatividade. Todos os temas são possíveis, dependendo dos interesses e das idades: comida/bebidas, países/cidades/regiões, objetos, cores, palavras que acabam em "a" ou "o", etc.
- Variar os lançamentos: fazendo saltar no chão, passando a bola de uma mão para a outra atrás das costas antes de a atirar, atirar a bola por baixo da perna, fazer a bola saltar à tua frente antes do lançamento, atirar duas bolas ao mesmo tempo (uma bola por pessoa), etc. Perfeito com uma bola de espuma, fácil de agarrar e que não magoa se bater no corpo.
- Bolas saltitonas, que auxiliam a coordenação e o equilíbrio.
Podem primeiro jogar a encontrar o equilíbrio enquanto estão sentados nela (encher a bola de forma a que as coxas e canelas façam um ângulo de 90° quando sentado) sem segurar com as mãos, depois saltar no sítio, mover de um lugar para outro, fazer slalom, etc.