ginástica para criança e bebé

Gatinhar, 
a etapa chave no desenvolvimento psicomotor do teu filho.

Muito cedo, o teu filho começa a gatinhar e, muito depressa, terá vontade de subir! É preciso músculos e destreza para subir para todo o lado!

Gatinhar é uma etapa importante no desenvolvimento psicomotor. Essa etapa inicia-se entre os 7 e os 10 meses. O teu filho atinge-a, em geral, por volta de um ano de vida.

No entanto, é sobretudo a força muscular que vai determinar a sua aptidão para gatinhar.

Para o ajudares a passear pela casa, aqui ficam alguns conselhos práticos e agradáveis para pôr em prática com a família.

Cada um tem o seu método!

Cada criança tem a sua maneira própria de gatinhar. 
Algumas fazem força nas duas pernas, outras só numa. 
Outras rodam da direita para a esquerda, ou apenas utiliza os braços. 
Basicamente, cada um tem o seu estilo, desde que funcione não importa a forma! 
No caso de detectares que ela gatinha muitas vezes, ou sempre, utilizando o mesmo lado do corpo, será benéfico incentivar para que utilize o outro lado, a fim de reforçar e desenvolver de forma equilibrada todo o corpo. Se continuar a fazer sempre o esforço com o seu lado preferido, é aconselhável que consulte um médico.

O túnel, um acessório sem riscos.

Para dar uma cambalhota sem se magoar, recomenda-se aos pais que sigam estas indicações, pedindo à criança para:

-  Se pôr de cócoras ou ajoelhar-se em frente ao colchão ,

-  Colocar as mãos à frente, afastadas, à largura dos ombros,

-  Enrolar a cabeça:  "o queixo toca no peito” ou “olha para a tua barriga”

-  Levantar os glúteos e fazer força nos pés para enrolar.

Por fim, deixe-o evoluir ao seu ritmo.

É um pouco difícil para o seu filho? Está na hora de o pai ou a mãe, ou os irmãos e as irmãs, fazerem a melhor demonstração possível! Por vezes, é o impulso que faltava. Algumas crianças reproduzem melhor quando veem o que se lhes propõe que façam.

Aconselhamos os pais que têm algum receio das cambalhotas a irem assistir a uma ou duas sessões de Ginástica para criança e bebé, para aprenderem os gestos de segurança e os poderem em seguida reproduzir em casa.

Ideias para variar os exercícios:

Mover-se sem tocar as paredes do túnel

Gatinhar de barriga para baixo ou de costas

Estimular a criança, utilizando objetos ou brinquedos para o incentivar a passar no túnel e a vencer, quem sabe o seu medo.

Variar a utilização de túneis transparentes e não transparentes. É mais fácil a criança entrar quando vê através do túnel.

No fim do túnel, instale um colchão ou um degrau, para que se possa erguer e pôr-se de pé. Os seus braços e as suas costas sairão ainda mais reforçados!

Encontre o túnel para o seu filho, acessório de segurança, na nossa secção Ginástica para criança e bebé para praticar em casa.