Jogar futebol é uma experiência de partilha com os colegas da equipa. Por isso, desfrute dela com a melhor equipa de todas: a sua família!
Dar pontapés na bola com os seus filhos é muito divertido.
No entanto, por vezes é preciso mudar um pouco e fazer algo diferente para melhorar a técnica, quer joguem contra a parede da garagem ou em casa. A pergunta é: como mudar? Que treinos pode fazer sem partir algo? Bem, prometemos-lhe que é muito simples. Pode fazer alguns treinos que vão pôr todos as sorrir.
Antes de começar, certifique-se de que escolhe um local onde não há hipótese de partir alguma coisa.
Gosta de jogar ping pong? E quer melhorar o toque com os pés e com a cabeça? Bem, pode combinar tudo na sua mesa de ping pong.
É muito simples: use uma bola de espuma, coloque uma rede ou até um cordel ao longo da mesa e treine a pontaria, usando apenas os pés ou a cabeça. No entanto, só pode deixar a bola fazer ricochete uma vez.
Mostre a sua velocidade de reação e a técnica para ganhar o jogo.
Se quiser, pode prescindir da mesa e marcar o campo com fita adesiva ou usar objetos para marcar os quatro cantos.
Tal como no ping pong, pode jogar um contra um ou a pares, para ter o dobro da diversão. Ganha o primeiro com 11 vitórias (os jogos devem ser ganhos com dois pontos claros). Pode jogar até 21 pontos, para permitir uma partida mais longa.
É um marcador de pontos nato ou está sempre a bater na parte de trás da rede? Pode aperfeiçoar essas competências em casa e desafiar a sua família.
O que pode ser mais fácil do que preparar um desempate por penaltis? Todos podem participar, independentemente da idade.
É uma forma simples e divertida de envolver toda a família. Os desempates são empolgantes, quer esteja à baliza ou a marcar.
O marcador de penaltis pode trabalhar a precisão e testar a capacidade de manter a calma sob pressão.
O guarda-redes pode desenvolver e melhorar os reflexos. Todos saem a ganhar!
Pode rematar no interior (num corredor, por exemplo) ou no exterior. A escolha é sua.
Precisa do equipamento certo, se estiver a preparar um desempate por penaltis em casa ou no jardim. Recomendamos uma pequena baliza insuflável (mas também pode usar duas t-shirts) e uma bola em espuma para evitar lesões.
As regras são simples: o marcador de penaltis tenta marcar o maior número de golos possível em cinco tentativas, e o guarda-redes tem de dar o seu melhor para defender a baliza. É um ponto por cada golo e um ponto por cada defesa. Depois, os jogadores trocam: o marcador de penaltis passa para a baliza e o guarda-redes tenta marcar a partir do local. O jogador com mais pontos (defesas e golos) é o vencedor.
Joga bem com pinos e também é hábil com os pés? Se sim, temos a atividade ideal para si. Como já deve ter adivinhado, futebol de pinos é uma combinação de futebol e pinos, e é um jogo divertido para praticar com a família e os amigos.
Pode ser jogado no interior ou no exterior.
Só precisa de um conjunto de pinos (mas também pode usar latas), uma bola em espuma ou macia, e um aro ou um pau para indicar de onde atirar.
Se jogar no interior, experimente jogar no corredor. Se estiver no exterior, jogar no jardim ou em frente à garagem é perfeito.
Deve ficar, pelo menos, a cinco metros de distância e tentar derrubar o maior número possível de pinos. É um jogo de pontaria para toda a família.
Tal como no chinquilho de dez pinos, vence a pessoa que derruba mais pinos com um ou mais lançamentos. Pode aumentar a dificuldade, ao jogar dez voltas em vez de uma. Que ganhe o lançador com melhor pontaria!
Os aros de alvo são uma atividade realmente divertida para fazer com a família e os amigos. É um bocado como o curling, mas sem a escova. Os aros de alvo implicam dar um pontapé na bola com força suficiente para que a bola role para dentro do arco e aí fique.
As regras são muito simples: o primeiro jogador fica atrás de uma linha no chão, com os aros espaçados à sua frente. Alguns aros estão muito juntos, enquanto outros estão mais afastados. Se não tiver aros, pode fazer alguns, cortando, por exemplo, panos velhos ou o que tiver à mão.
O jogador escolhe um aro e, com um pontapé numa bola de espuma, tenta colocá-la dentro do aro. Quanto mais longe estiver o aro, mais o jogador pontua, se a bola rolar para dentro do aro e aí ficar. É um jogo de precisão, tacto e calma sob pressão.
É uma forma divertida de mostrar as suas competências. Tenta conseguir uma pontuação mais elevada ou joga pelo seguro? O jogador com mais pontos é o vencedor.
Nós sabemos! Nós sabemos! Têm energia que nunca mais acaba. A melhor forma de os manter ocupados é fazer com que sejam ativos. Veja os nossos conselhos para saber como canalizar essa energia para o desporto.