DESCUBRA O FUTEBOL DE SALÃO

Precisa de 10 jogadores/as para o seu jogo de futebol? Não há problema...o Futebol de Salão permite-lhe jogar à bola de forma fácil e rápida.

foot5

O Futebol de Salão é o recém-nascido da família do futebol inglês. E, tal como os seus irmãos e irmãs mais velhos, está bem lançado para conseguir um nível de acessibilidade e popularidade digno da bola redonda. Pequeno, mas robusto? Antes, pequeno e técnico! Se gosta de futebol pelos seus dribles e velocidade, propomos-lhe descobrir aqui as especificidades e os benefícios do futebol de salão, assim como conhecer as regras e as principais características desta modalidade.

Já colocou no saco as suas sapatilhas com picots para um jogo depois do trabalho? Conte-nos como começou a praticar futebol de salão e não hesite em dizer-nos se gostou deste artigo!

O QUE É O FUTEBOL DE SALÃO?

O Futebol de Salão tem a sua origem nos nossos vizinhos ingleses. Orgulhosos de terem proposto ao mundo o mais popular e acessível dos desportos coletivos (o futebol), apostam numa prática mais urbana, mais moderna e mais acessível, nomeadamente em termos de tempo e disponibilidade. E funciona! É evidente que já possuíam alguma experiência para conquistar pessoas para os desportos coletivos, mas o Futebol de Salão tornou-se, desde os anos 1980, uma disciplina popular e generalizada. O resto da Europa também foi rapidamente conquistado por este jogo lúdico e rápido: França, Alemanha e Itália confirmam o seu estatuto de nações do futebol e propõem cada vez mais estruturas para a prática de Futebol de Salão. No resto do mundo, a África e a Índia acolhem de braços abertos esta nova forma de jogar futebol. Mesmo no Brasil, terra sagrada do futebol, os relvados sintéticos oferecem uma alternativa ao futebol de praia. O Futebol de Salão pratica-se sobre um campo sintético: betão ou relva artificial no exterior, mas a maior parte das vezes em relvado sintético, em complexos de interior com aluguer do campo à hora. Designado "5-a-side-Football" em Inglaterra, o Futebol de Salão é jogado com 5 jogadores e jogadoras por equipa (tinha dúvidas?) sem contactos e sem foras de jogo. O campo, mais pequeno, tem as dimensões aproximadas de um campo de ténis, favorecendo, por isso, um jogo curto, intenso e técnico, em detrimento das corridas longas e das movimentações em longitude. Trata-se, portanto, de um desporto de salão que privilegia o posicionamento e o toque da bola em vez do contato físico, com fases de jogo curtas e repetidas e onde todos atacam e defendem. Trata-se também de uma atividade física que se adapta facilmente à sua gestão do tempo e que poderá praticar facilmente numa ótica de lazer, no seio de uma comunidade dinâmica e participativa.

Futebol de salão

AS REGRAS  DO FUTEBOL DE SALÃO

As regras podem variar de acordo com os locais de prática, o que apimenta as suas sessões desportivas de fim de semana ou de final de dia. É também a oportunidade de entrar em acordo com a equipa adversária e começar o jogo com bom ambiente. Apresentamos-lhe aqui as regras gerais de uma partida de futebol de salão: o jogo é disputado entre equipas de, no máximo, 5 jogadores; estas podem ser mistas (com um jogador ou jogadora na baliza); a menos que possua um defensor implacável ou uma virtuosa dos saltos, é bom para o ambiente geral alternar o posto de guarda-redes; o campo mede 28 metros de comprimento por 18 metros de largura, com balizas de 3 metros de comprimento por 2 metros de altura. Um dos prazeres do futebol de salão provém das barreiras com um metro de altura que circundam o campo e que fazem parte da área de jogo: tais barreiras podem, por isso, ser utilizadas para ricochetear a bola. O jogo é dividido em dois meios-tempos de 25 minutos e tem um número de substituições ilimitado, sem foras de jogo e sem contato com o adversário.

Futebol de salão

O FUTEBOL DE SALÃO, QUAIS OS BENEFÍCIOS?

O futebol de salão é sobretudo um desporto de interior, que privilegia a explosividade em detrimento da resistência de fundo. As fases de jogo, curtas e intensas, encadeiam-se rapidamente: trabalha-se assim a tonificação e a explosividade. As dimensões do campo e a ausência de contactos colocam a ênfase na técnica e não no físico. A movimentação, o equilíbrio e os reflexos são muito mais valorizados do que a potência. Do ponto de vista mental, o ritmo elevado do jogo é estimulante. As ações encadeiam-se umas nas outras e a bola passa frequentemente pelos pés de todos os jogadores. O futebol de salão permite assim melhorar os reflexos e a capacidade de antecipação, além da gestão do espaço e do posicionamento. E é também uma atividade social! O futebol de salão oferece-lhe a oportunidade de encontrar e jogar com pessoas desconhecidas, integrando uma comunidade vasta e dinâmica.

Futebol de salão

O FUTEBOL DE SALÃO, É PARA SI?

O futebol de salão é um desporto de convívio e propício a encontros, graças à união da sua comunidade. A dimensão do campo e a ausência de contacto permitem jogar com técnica, ao invés de potência. É, por isso, uma atividade em que a idade e o físico assumem menos importância do que a técnica ou o sentido de jogo. Para as crianças, o futebol de salão pratica-se desde os 3 anos de idade, graças à prática em interior e ao seu formato mais adaptado às capacidades motoras dos mais novos.~Cécile, Sport Leader de Futebol de salão na DECATHLON, partilha connosco a visão que tem deste desporto: “Aquilo que gosto no futebol de salão é a possibilidade de entrar rapidamente no jogo e de se misturar com os outros jogadores. Sobretudo, como mulher, é possível compensar a falta de potência com o posicionamento em jogo. Temos muito mais posse de bola. E o jogo torna-se bem mais espetacular quando 2 ou 3 jogadores usam os seus truques em campo”.

Futebol de salão

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO PARA A PRÁTICA DE FUTEBOL DE SALÃO

Além da camisola e dos calções, que carinhosamente conserva desde o primeiro contato com a bola, precisará de calçado adaptado. As solas Turf possuem pequenos pitons de plástico em forma de picot. São adequadas ao relvado sintético (mais curto e mais duro) dos complexos de futebol de salão. Com 10 jogadores em campo, seria lamentável que ninguém se lembrasse de levar uma bola: mais pequena e pesada do que uma bola de futebol de 11, salta menos para se adequar a um jogo curto e à utilização dos painéis laterais.

Futebol de salão
Futebol de salão: descubra e inicie a prática

merwen

Redator de equipa DECATHLON

Um fanático por playgrounds, apaixonado por piscinas e grande adepto de desporto em geral.

DESCUBRA A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS