faça com que o seu filho(a) goste de andar de bicicleta

Faz com que o teu filho(a) goste de andar de bicicleta

Para os pequenos ciclistas, a hora dos grandes passeios em BTT ainda não chegou. E a bicicleta sem pedais ou normal assemelha-se para já a um jogo ou brincadeira. Mas para cultivar o prazer de aprender, podem, enquanto pais, complementar a prática com algumas dicas e criar bonitos momentos de partilha.

O que achas que poderá motivar o teu filho(a) a andar de bicicleta, a continuar a praticar e ao, mesmo tempo, a desfrutar da mesma? Todas as tuas iniciativas são bem-vindas e aguardamos com expectativa os teus testemunhos enquanto pais encenadores!

faça com que o seu filho(a) goste de andar de bicicleta

Criar um mundo imaginário em torno da bicicleta

A bicicleta normal ou sem pedais do teu filho(a) pode tornar-se uma verdadeira companheira de brincadeira: não hesites em suscitar um pouco o imaginário do teu pequeno piloto, dando-lhe algumas ideias em termos de cenários. Desta forma, a bicicleta pode tornar-se uma bicicleta de corrida, mota, cavalo, unicórnio. E, seguindo esta lógica, porque não disfarçar o teu filho(a) (adaptando, contudo, o vestuário à prática)? Ele ou ela pode assim transformar-se num piloto, cavaleiro ou cavaleira... Uma caixa pode transformar-se numa bomba de combustível ou numa cavalariça. O sofá transforma-se em castelo, a garagem numa gruta, e o seu fiel cão num dragão… A ideia é fazer com que o teu filho(a) mergulhe num universo que adora, alimentar o seu imaginário e associá-lo às duas rodas.

faça com que o seu filho(a) goste de andar de bicicleta

- Partilhar a prática “mais do que um passeio, um momento de cumplicidade”

O tempo está bom e a temperatura amena? Porque não sair para dar um passeio na bicicleta sem pedais ou normal? Os pais, por sua vez, podem optar pela trotinete, os patins ou o skate? Uma saída a dois ou em família, da qual cada um desfruta do seu modo de deslocação, proporciona momentos de prazer e cumplicidade partilhados.Pais e filhos partem em pé de igualdade, o que é estimulante para os mais pequenos, que deste modo podem partilhar algo com a sua mãe ou/e pai”, refere Pauline Sterckeman, chefe de produto B’TWIN Kids. “Se o pai ou a mãe mostrarem que também é uma atividade prazerosa para eles, isso dará confiança à criança. Os pais podem desta forma esquecer por momentos o seu papel de pedagogos e simplesmente desfrutarem de um momento em conjunto com os seus filhos.

- Uma missão a cumprir…

As saídas em bicicleta podem igualmente ter um objetivo. Compras no supermercado? Uma visita que tem de ser feita? A escola que não fica longe? Em qualquer destes casos, porque não sair de bicicleta? Sobretudo, não te esqueças do cesto para trazer o pão ou do boneco preferido do teu filho(a) para que também o seu amigo inseparável possa usufruir do passeio! Garantimos que o teu filho(a) ficará radiante por poder levar o seu urso ou boneca a dar um passeio. Não hesites também em variar os tipos de terreno sobre os quais se deslocam e a percorrer caminhos diferentes dos habituais.

faça com que o seu filho(a) goste de andar de bicicleta

- Escapadas lúdicas

Além disso, estes passeios podem ter um aspeto totalmente lúdico e tornar-se verdadeiras caças ao tesouro. Numa folha, indica, através de palavras ou desenhos, pequenas coisas que o teu filho(a) tem de encontrar durante o vosso passeio: pinhas, flores, folhas, paus, castanhas… E pronto: basta começar a pedalar à procura dos tesouros. Caça às cores, minipercursos de orientação, caça ao tesouro… Fica ao teu critério e imaginação!

faça com que o seu filho(a) goste de andar de bicicleta

A bicicleta entre amigos

No contexto do aniversário do teu filho(a) ou simplesmente de um pequeno lanche, não hesites em pedir aos amigos do seu filho(a) para trazerem as suas bicicletas : imagina as regras de um jogo coletivo , elabora um um pequeno percurso, com passagens a respeitar, e deixa que as crianças se divirtam! Uma vez mais, bicicletas sem pedais e normais transformam-se em elementos de suporte para a brincadeira e a imaginação dos mais pequenos encarregar-se-á do resto! A competição em torno do jogo permitirá que cada um ultrapasse os seus limites sem se dar conta e progrida. As crianças aprenderão umas com as outras e o prazer daí retirado será redobrado.

Da prática à teoria

Fazer com que o teu filho(a) goste de andar de bicicleta passa também por lhe explicar como funcionam as duas rodas: as crianças gostam sempre de aprender coisas novas. Apresenta-lhe as diferentes partes da bicicleta normal ou da bicicleta sem pedais, atribuindo-lhes um nome, e explica-lhe o que acontece quando empurra com as pernas ou quando pedala. Explica-lhe, por exemplo, a relação entre o guiador e a direção... Podes também propor-lhe participar na manutenção e limpeza da bicicleta. Ele ou ela ficará contente por poder ajudar na limpeza, encher os pneus, regular a altura do selim... Tal suscitará, sem dúvida, o interesse e curiosidade dos pequenos, permitindo-lhes ver na realidade como funciona uma bicicleta!

photo_signature_pauline

Pauline

Chefe de produto e mãe

Bicicletas crianças 1-6 anos l B'TWIN

Conselhos adicionais? é por aqui: 

comment_choisir_velo_enfant

Como escolher uma bicicleta de criança?

Da bicicleta para crianças mais jovens à bicicleta para crianças de doze e mais anos, escolher o modelo implica conciliar vários fatores: equilíbrio, aprendizagem, tamanho, segurança e conforto.