ESQUIAR BEM NA NEVE DE PRIMAVERA

Esquiar na primavera é uma excelente oportunidade para aproveitar as pistas ao sol. A neve de primavera é especial e temos alguns conselhos para esquiar bem nela.

Esquiar bem na neve de primavera - título

1/ O QUE É A NEVE DE PRIMAVERA?

Se for classificada como de "primavera", é porque esta neve, que encontramos na estação das primeiras flores, tem as suas particularidades. Suave de madrugada, pode virar "sopa" ou, pelo contrário, gelo em alturas diferentes. Isto deve-se ao facto de amolecer progressivamente debaixo do sol e das temperaturas amenas durante o dia, enquanto, de noite, congela.

Muito agradável de esquiar se nos fizermos a ela na altura certa, nem demasiado cedo, nem demasiado tarde, a neve de primavera poderá fazer as delícias dos esquiadores!

2/ COMO SE ESQUIA?

A neve de primavera vai-se transformando ao longo dos dias, em função do sol e das temperaturas crescentes.

- NAS PISTAS

Se fores mais madrugador, cuidado com as pistas geladas… O nosso conselho? Manter um apoio regular no ski dominante, evitando fazer viragens ou derrapagens bruscas.

Por outras palavras: esquiar muito suavemente para ter um bom controlo sob o efeito de "patinagem" da neve de primavera nas primeiras horas do dia. Umas lâminas bem afiadas farão milagres nestas condições.

Assim que inicia o degelo, terás o prazer de deslizar numa neve suave e atrativa, capaz de te dar asas.

Na "sopa" do meio-dia, deverás adotar um esquiar leve, com uma posição ligeiramente fletida, de tronco direito, distribuindo o peso pelos skis, permitindo aligeirar a forma de esquiar.

ESQUIAR BEM NA NEVE DA PRIMAVERA
ESQUIAR BEM NA NEVE DA PRIMAVERA

- no ski de caminhada?

A primavera é o período ideal para fazer caminhadas de ski: uma neve aderente para as peles de foca, temperaturas clementes e excelentes oportunidades para observar o despertar da natureza com um grupo de marmotas e íbexes... São várias as razões para desfrutarmos e nos lançarmos enquanto esta neve ainda durar.

As boas notícias? Não é necessário passe nem subidas mecânicas! Uma vez que o objetivo da caminhada é percorrer espaços calmos e virgens, toma as devidas medidas de segurança: informações meteorológicas, condições da neve, acompanhantes e equipamento. Por norma, a neve que se encontra é compacta e robusta. À semelhança do Freeride, procura equilibrar-te nos teus skis para tirares o máximo partido dela.

- NO FREERIDE

Fora da pista, encontrarás uma neve mais compacta que em pleno inverno, com mais sustentação. O importante será encontrar um bom ponto de equilíbrio nos skis, não demasiado atrás como numa neve solta e leve, mas com peso suficiente em cada ski para conseguires manobrar bem.

Gostavas de partir à aventura? Com a ajuda de um profissional, escolhe um bom horário e descobrirás o melhor do ski de primavera, rodeado de uma natureza já em todo o seu esplendor.

ESQUIAR BEM NA NEVE DA PRIMAVERA
ESQUIAR BEM NA NEVE DA PRIMAVERA

- NO FREESTYLE

Ao final do dia, a neve fica mais pesada e torna-se mais difícil ganhar velocidade. É algo a ter em conta se estiveres a planear desafiar os módulos do snowpark. Parte de um ponto um pouco mais alto, ou procura voar um pouco menos alto.

Quem diz menos velocidade, diz menos riscos. Porque não aproveitar para experimentar o freestyle? Podes lançar-te sem precipitações, uma ótima oportunidade para provar novas sensações.

A escolha da cera

Uma vez que a neve não é muito dura, uma cera dita "quente" de cor amarela ou laranja permitirá esquiar de forma mais fluída, por funcionar mais rapidamente do que uma cera tradicional.

O CONSELHO DA WEDZE

Um bom protetor solar, máscara de proteção 3 ou 4 e garrafa de água deverão acompanhar-te ao longo destes dias em que é possível sofrer uma insolação.

Agora que sabes tudo o que há para saber sobre a neve de primavera, poderás esquiá-la com temperaturas mais agradáveis e dias mais longos!

ESQUIAR BEM NA NEVE DA PRIMAVERA

CHLOÉ

Equipa de comunicação Wedze, apaixonada por ski e snowboard

descubra os nossos outros conselhos