A cabeça é uma das partes do corpo mais expostas ao frio. Por isso, é importante que se proteja devidamente em dias de muito frio. Existem passa-montanhas especialmente concebidos para usar por baixo de um toque de equitação. As golas também proporcionam um grande conforto térmico.

Tronco 

No seu guarda-roupa, é indispensável ter um casaco quente de equitação com gola subida. A parka de equitação é ideal para invernos rigorosos devido ao seu comprimento e à proteção que dá às coxas. Para se sentir mais confortável na sela, opte por um casaco de equitação com foles ao nível das ancas.

Debaixo do casaco, poderá utilizar uma camisola térmica de lã de merino que proporcionará mais calor. Opte por um casaco que possa despir facilmente quando estiver a cavalgar, pois a maioria dos cavaleiros despe o casaco quando o trabalho é mais intenso.

Mãos 

É uma parte do corpo muito exposta e muito sensível. Pequena dica: ter à mão dois pares de luvas. Umas muito quentes para o estábulo e outras mais finas para um melhor contacto com as rédeas ao cavalgar.~Considere também o uso de escalfetas, uma ótima solução para combater o formigueiro nos dedos.

Pernas

Existem calças próprias para a prática no inverno. Estas são concebidas com materiais quentes, impermeáveis e corta-vento.

Quando andar a cavalo antes e após o trabalho, cubra as coxas com o cobre-rins ou o cobrejão.

EQUIPAR-SE CORRETAMENTE PARA O INVERNO
EQUIPAR-SE CORRETAMENTE PARA O INVERNO

Pés

Os pés, tal como as mãos, são as partes do corpo mais afetadas pelo frio, pelo que se torna essencial um equipamento adequado.

O material utilizado nas suas meias permitirá manter os pés quentes. Opte por meias fabricadas maioritariamente em algodão.

Em dias de muito frio e neve, poderá utilizar botas térmicas. Um visual especial que proporciona um bom aquecimento!

Pequeno conselho: ao desmontar do cavalo com tempo frio, deixe-se deslizar suavemente e não salte; caso contrário, poderá sofrer dor intensa ao nível da planta dos pés.

Estes conselhos podem interessá-lo