EM QUE MEDIDA O SEU PESO AFETA A SUA PERFORMANCE DE CORRIDA?

Em que medida o seu peso afeta a sua performance de corrida?

A frequência e a variedade dos treinos são os fatores-chave dos progressos na corrida, outros parâmetros devem ser tidos em conta para os mais exigentes. Para atingir um objetivo ambicioso, olhemos agora para o papel do seu peso.

Como pesar-se?

Provavelmente já lhe disseram: é inútil pesar-se a cada cinco minutos! A pesagem deve ocorrer ao levantar-se, em jejum e após urinar, várias manhãs seguidas para obter uma média fiável.

Também não é boa ideia pesar-se imediatamente após uma sessão: provavelmente não quererá ser surpreendido por um aumento de peso inesperado após reidratar-se! De facto, se uma corrida provocar uma perda moderada de água entre 0,5 e 1 litro por hora, essa perda de água poderá exceder 2 litros/hora em função da intensidade do esforço e da temperatura exterior.

Outro parâmetro que influencia a perda temporária de peso: o consumo de energia. Durante um esforço de endurance o seu organismo queima reservas de glicogénio, o que acarreta uma ligeira e efémera perda de peso que será compensada assim que as suas reservas forem repostas.

Como medir o seu peso ideal?

O famoso Índice de Massa Corporal (IMC) pode dar-lhe uma primeira pista para o cálculo do seu peso ideal. Existe um cálculo que relaciona a sua altura e peso para determinar se a forma do seu corpo corresponde à norma ou se tem excesso de peso.

O cálculo é o seguinte:peso em kg / (tamanho em metros quadrados). Exemplo: 72/(1,81 x 1,81) = 21,98. Caso, como neste caso, o resultado se situe entre 18,5 e 25, o seu IMC pode ser considerado "normal". Se exceder 25, tem excesso de peso e abaixo de 18,5 está magro.

Se estiver a iniciar-se na corrida, esta avaliação pode ajudá-lo a motivar-se a manter ou recuperar a forma física. Ou seja, para conseguir um resultado mais fiável e preciso, precisará de conhecer a proporção de massa gorda e massa muscular do seu corpo com o auxílio de um especialista.

EM QUE MEDIDA O SEU PESO AFETA A SUA PERFORMANCE DE CORRIDA?

Em que medida o peso influencia a capacidade de esforço?

Para a corrida, o excesso de massa (e mais concretamente de massa gorda) pode ter várias repercussões negativas ao nível do organismo: aumento da frequência cardíaca e, por conseguinte, do consumo de oxigénio, aumento da temperatura do corpo durante o exercício, aumento do consumo de energia, mas também aumento da pressão exercida sobre os ossos e as articulações.

O peso é um fator importante no consumo de oxigênio do atleta e, em particular, na determinação do limite no qual o é atingido o volume máximo de consumo de oxigénio (VO²max). Para um praticante de corrida, este volume máximo está associado a uma velocidade específica: a velocidade máxima aeróbia. Trabalhar a VMA durante o treino contribui, por conseguinte, para elevar a velocidade de prática para o nível máximo de oxigénio. Manter a massa gorda a um nível reduzido baixa as necessidades de oxigénio e reduz o consumo de energia relacionado com a passada, contribuindo para a melhoria desta velocidade.

Aliás, um estudo do National Runner's Health Study americano realizado num universo de 4 700 praticantes revelou que uma flutuação de 2 kg pode provocar uma diferença de quase um minuto por cada 10 km!

Perder peso... mas sem exagerar

Encontrar um equilíbrio, ou seja, o seu peso de forma ajuda pro conseguinte a otimizar as suas capacidades e a poupar o seu organismo ao esforço. O peso de forma não deve ignorar o seu limite mínimo recomendado de proporção de massa gorda. Podemos neste caso falar de um "peso de competição", o qual deverá ser reservado a atletas de alta competição com supervisão clínica diária.

No entanto, tenha cuidado para não atingir o estado de magreza! A diminuição excessiva da sua reserva de gordura pode comprometer a fase final das longas corridas, visto que o organismo as utiliza como substrato energético após o esgotamento das suas reservas de glicogénio! Por conseguinte, não se recomenda descer abaixo de 10% de massa gorda do peso total nos homens e de 15% nas mulheres.

Para a generalidade dos praticantes de corrida amadores, o peso de forma real deve resultar sobretudo da sensação geral de bem-estar no dia-a-dia e durante as suas sessões!

Embora em algumas práticas desportivas o aumento de peso seja um elemento chave para a melhoria da potência ou a proteção do organismo, na corrida a perda peso, dentro de limites razoáveis, ajuda a otimizar o seu potencial. Compete-lhe a si encontrar o equilíbrio certo para desfrutar ao máximo da prática de corrida!

Conheça outros conselhos

trail

O TRAIL DE A A Z

Procura desafios e aventura nas suas sessões desportivas? Então o trail é perfeito para si! Este desporto fascinante leva-o literalmente até obstáculos naturais (da fauna selvagem): colinas, lama, rochedos e ribeiros incluídos. Descubra o ABC do trail, para domar todas as dificuldades, etapa por etapa.