Dicas para tornar o Natal mais saudável, ativo e sem exageros

Ideias de atividades entre amigos e família para celebrar a épocas festivas de uma forma mais saudável, ativa e original!

duas pessoas a caminhar na praia com bastoes

Natal é sinónimo de presentes e doces, mas, mais importante que isso, de união e de partilha. Posto isto, porque não aproveitar esta época para reunir amigos e família para uma sessão de culinária de receitas de Natal saudáveis em casa? Ou então uma caminhada em conjunto? Pois bem, é disso que te vamos falar neste artigo.

bolinhos saudaveis de natal

CULINÁRIA SAUDÁVEL NO NATAL? Sim!

Não desanimes já, pois quando falamos em culinária saudável referimo-nos a doces típicos de Natal, igualmente deliciosos, mas mais favoráveis à tua saúde. 

Vamos começar por sugerir dois doces de Natal mais saudáveis que poderás optar no final da tua tradicional ceia de Natal.

FERREROS ROCHER

Para quem deseja "tomar algo" saudável...

E os famosos bombons Ferrero Rocher, tão típicos desta época? Podes comer um (de vez em quando!), mas podemos experimentar também em casa uma versão mais natural para um Natal mais saudável.

Experimenta triturar 17 tâmaras, juntamente com 5 colheres de sopa de cacau magro em pó e 14 colheres de sopa de farinha de amêndoa.
Faz bolinhas com esta massa e coloca no seu interior uma avelã em cada uma delas.

De seguida, cobre cada bolinha com chocolate 80% cacau derretido e avelãs trituradas. Ficam deliciosos!

ferrero rocher saudável
rabanadas saudáveis servidas a mesa

RABANADAS

Uma alternativa às rabanadas tradicionais!

Como alternativa às rabanadas tradicionais, poderemos optar por rabanadas mais saudáveis.
Basta colocar num tacho 400 ml de bebida de coco, 2 paus de canela, 2 cascas de limão e 4 colheres de sopa de açúcar de coco.

Deixar ferver e demolhar 12 fatias de pão nesse preparado.
De seguida, bater 6 ovos e envolver essas fatias nos ovos batidos. Polvilhar com canela e leva ao forno (180 graus) num tabuleiro forrado com papel vegetal, sem esquecer de as ir virando para as alourar de ambos os lados.

Para os mais gulosos, poderá ser adicionado um pouco de mel a cada rabanada.

familia a jogar ping pong no exterior de casa

DESPORTO EM FAMÍLIA

Depois da confeção destas receitas de Natal mais saudáveis, o exercício físico também é sempre bem-vindo para tornar o Natal mais ativo e divertido!

JOGOS DIVERTIDOS

Para registar memórias diferentes neste dia especial!

Aproveita para o fazer em família: pode ser uma simples corrida de sacos (por ex, sacos do lixo) ou um jogo da macaca em família. E se ainda se sentirem com forças, podem fazer uma espécie de competição de flexões em família para ver quem é que consegue fazer mais! Alguma vez imaginaste um "push-up challenge" em família no Natal? Há sempre uma primeira vez!

Vais ver que será divertido e ajudará a queimar algumas calorias extra num período típico de alguns exageros alimentares. Estas sugestões vão dar-te motivação para um estilo de vida mais saudável, e os resultados na balança irão, com certeza, agradecer!

Preparados para um Natal saudável e ativo? Há muitas maneiras de se manter a forma durante a época festiva.
Fica a conhecer toda a nossa gama de nutrição desportiva e descobre toda a nossa coleção de treino em casa, cross training e todo o equipamento para utilizar durante as rotinas de treino no Natal.