DICAS PARA RETOMAR A ATIVIDADE DESPORTIVA

Plano desportivo, programa personalizado, retoma progressiva, coaching... Todos os nossos conselhos práticos em 5 pontos essenciais para retomar a atividade desportiva de forma eficaz e serena!

Dicas para retomar a atividade desportiva

Já decidimos: vamos retomar o desporto e para valer! Descubra as nossas dicas para o ajudar a retomar a atividade desportiva sem esmorecer.

MARCAR UMA CONSULTA MÉDICA ANTES DE RETOMAR A ATIVIDADE DESPORTIVA

Certificarmo-nos de que estamos saudáveis e aptos para praticar desporto é uma condição essencial! Marque uma consulta médica antes retomar a sua atividade desportiva. É sempre bom saber se temos algum eventual problema físico e se existem contraindicações à prática de um desporto

Dicas para retomar a atividade desportiva

FIXAR UM PLANO DESPORTIVO

Não vale a pena exceder os seus limites e acabar por desistir mais cedo que o previsto. Defina um programa de treino a longo prazo. Todos os meses ou todas as semanas, defina o seu plano e programe as suas atividades com antecedência. Se não o fizer, encontrará sempre um bom motivo para não fazer desporto e terá sempre outras coisas a fazer! Desafie a sua forma com um verdadeiro plano de treinos, com um destes novos desafios que o motivarão de certeza!

ESCOLHER O GINÁSIO

Para o ajudar a encontrar o caminho para a boa forma física, inscreva-se num ginásio perto de si. Terá tudo o que precisa para melhor progredir. Aparelhos de cardio training ou de musculação, atividades de fitness completas e diversificadas ou todo o tipo de aulas e terá forma de definir um programa personalizado para melhorar a sua forma física.  
Alguns conselhos: 
- Verifique se o ginásio que escolher tem horários alargados 
- Experimente primeiro o material, verifique os equipamentos e pergunte se é possível fazer uma sessão de teste 
- Fale com os instrutores e pergunte se existe um serviço de treino personalizado 
- Faça uma visita rápida das instalações e avalie as condições de higiene dos balneários 
- Escolha primeiro uma assinatura por um período mais curto ou uma opção flexível, de modo a não ficar preso ao ginásio caso não estiver totalmente satisfeito

Dicas para retomar a atividade desportiva

OPTAR PELO CARDIO TRAINING QUANDO RETOMAMOS UMA ATIVIDADE DESPORTIVA

Se não pratica desporto há algum tempo, opte por sessões de cardio training que permitem trabalhar a função respiratória e a resistência. Aconselhamos, por exemplo, a passadeira de caminhada ou de corrida ou a bicicleta estática. Essas atividades ajudarão o seu corpo a reforçar o coração e as articulações.

Dicas para retomar a atividade desportiva

RETOMAR DE FORMA PROGRESSIVA

A palavra de ordem é: retomar a atividade desportiva de forma progressiva! Não querer fazer demasiado no arranque e travar os ímpetos para melhor progredir: este é o segredo! 

Comece por atividades suaves para habituar o seu corpo ao esforço. Caminhe na passadeira para retomar o caminho da forma física. Comece, por exemplo, por praticar 30 minutos por dia. Seja qual for o nível de esforço, esteja atento ao seu corpo e seja paciente: os resultados chegarão com o tempo! 
Se o seu corpo estiver cansado, significa que chegou a um limite, pelo que não deve hesitar em cumprir alguns períodos de descanso, indispensáveis para poder manter o ritmo.   Retenha o seguinte: recuperará melhor a boa forma física se fizer sessões curtas e regulares do que se fizer sessões com 2h de esforço que esgotarão o seu corpo em vez de o revigorar.  

Diversifique as atividades e os prazeres do desporto para manter a motivação: endurance, fitness, musculação.