Dicas para combater o frio na caça submarina

Dicas para combater o frio na caça submarina

O inverno está a chegar, mas isso não é razão para deixar de caçar! A Subea deixa-lhe algumas dicas para combater o frio durante as sessões de inverno.

Antes, durante ou depois da sessão de caça submarina, o frio está sempre à espreita. Vê aqui algumas dicas para limitar os riscos!

Dicas para combater o frio na caça submarina

Mantém-te em forma!

É fácil de dizer, mas comer bem é um aspeto essencial do combate ao frio. Faz uma alimentação equilibrada na véspera e na manhã da sessão, privilegiando os açúcares lentos e uma boa hidratação. De igual modo, desaconselhamos o tabaco; fumar prejudica a circulação do sangue nas extremidades, como as mãos e os pés, levando a um desperdício de calor nestas zonas.

Dicas para combater o frio na caça submarina

Ter o equipamento adequado

O equipamento é essencial para combater o frio na caça submarina. O fato, as luvas, as meias ou botins de neoprene, o capuz, são todos elementos chave para limitar os desperdícios de calor dentro de água. Desta forma, deves escolher equipamento adaptado à tua sensibilidade ao frio (5 mm ou 7 mm, com neoprene opencell para mais conforto térmico, por exemplo) e que cubra bem as extremidades.
Não esperes até estar mesmo com frio para terminares a tua sessão. Logo aos primeiros sinais, deves decidir regressar, já que a tua concentração irá diminuir e tornar-se-á cada vez mais difícil manteres-te na água à espera do peixe.

Verifica o teu fato

Um fato de neoprene pode desgastar-se rapidamente, e mais ainda se usares neoprene opencell. Verifica as zonas mais solicitadas (coxas, axilas, externo, ancas...), já que são frequentemente sujeitas a degradações: o neoprene fica mais fino, vinca, rasga-se. Tudo isto gera desperdícios de calor nestas zonas. Por isso, é preciso inspecionar devidamente o fato, limpá-lo no final de cada saída e fazer reparações quando necessário! O nosso site de assistência disponibiliza tutoriais de reparações.

Dicas para combater o frio na caça submarina

Durante a sessão

Se, durante a sessão, começares a sentir frio, isso não é bom sinal. Podes, no entanto, experimentar limitar a profundidades que planeaste explorar. Efetivamente, as águas profundas são mais frias e a pressão comprime o neoprene, que fica assim mais fino e o torna mais vulnerável ao desperdício de calor. No entanto, se a situação persistir, não hesites em regressar. A tua concentração diminuirá e será mais difícil fazeres mira corretamente. Não serve de nada forçar.

Dicas para combater o frio na caça submarina

Preparar o equipamento antes de partir 

Quanto menos tempo passares com o fato húmido vestido exposto ao frio e ao vento de inverno, mais evitarás ficar doente. Deste modo, é uma enorme vantagem ter um saco-boia estanque onde ter todos os objetos à mão (fato, barbatanas, máscara, arma...) e que possa levar até ao spot para se trocar e depois aí guardar os objetos. Com este saco-boia, manténs a tua roupa seca para o regresso, e não terás assim de tremer de frio na aproximação.

Depois da sessão, cobre-te rapidamente

Se estiveres num barco e não tiveres acesso à roupa seca, veste um poncho ou impermeável quente até ao regresso a terra. O vento, a água e o frio do trajeto de regresso são outros elementos a evitar ao máximo para te manteres quente.

Já estás pronto para enfrentar o frio do inverno e as águas frias dos nossos oceanos. Encontramo-nos na loja ou dentro de água, boas caças!

Descubra outros conselhos de caça submarina

Como escolher a arma de caça submarina?

Como escolher a arma de caça submarina?

Na caça submarina, a arma de caça submarina é uma ferramenta indispensável. No entanto, existem vários modelos e tamanhos consoante a prática de cada um. Descubra que arma de caça submarina escolher consoante a sua prática de caça submarina.
Como escolher os lastros de caça submarina?

Como escolher os lastros de caça submarina?

Na caça submarina, os lastros facilitam a tua imersão e a evolução na água. Descobre como escolher o tipo de lastro ideal para ti!
Como escolher o fato de caça submarina?

Como escolher o fato de caça submarina?

3, 5 ou 7 mm de espessura, de neoprene liso ou de plush, com ou sem camuflagem... Há inúmeras opções de fatos de caça submarina. Qual o ideal para ti?