Dicas para caminhar no inverno

Dicas para caminhar no inverno

No inverno não é fácil praticar atividades outdoor... Ou será que é?! O nosso parceiro Rui preparou algumas dicas importantes para que não tenhas que ficar em casa durante o inverno! Queres saber mais? Continua a ler para descobrir as dicas!

Costuma-se dizer que "não existe mau tempo, apenas mau equipamento" e o inverno não tem que ser desculpa para ficar em casa! Independente da atividade, com o equipamento adequado e um bom acompanhamento das previsões meteorológicas, podemos usufruir da vida ao ar livre durante todo o ano!

O segredo está nas "camadas"!

Nas atividades outdoor, o vestuário divide-se em 3 tipos de camadas: a primeira camada (interior que se veste junto à pele), a segunda camada (de aquecimento) e a terceira camada (que nos protege da chuva e do vento).
É sempre um bom princípio usar várias peças de roupa mais finas em vez de apenas uma camisola ou casaco muito quente. Assim podemos ir vestindo ou despindo roupa ao longo do dia e guardar o resto na mochila.

Dicas para caminhar no inverno

A 1ª camada é a roupa interior térmica

No inverno faz toda a diferença usar uma 1ª camada completa junto à pele: meias, calças e camisola interior. Para além do conforto térmico, esta camada ajuda a afastar a transpiração da pele. Usa-se justa ao corpo como se fosse uma segunda pele e pode ser concebida preferencialmente em fibras sintéticas ou lã merino. Ambas opções funcionam bastante bem, mas eu sou especialmente fã da lã merino!

Dicas para caminhar no inverno

A 2ª camada é a nossa roupa normal

A 2ª camada é basicamente a “roupa normal”. As calças, as camisolas e os polares. Mais uma vez, é importante que seja leve e confortável. Deve ser evitado o uso de roupa de algodão, pois não funcionam bem em caso de ficarem molhados. Esta é a camada mais importante para nos manter quentes e confortáveis. Para mim, a combinação perfeita para usar durante o inverno é uma camisola polar fina, um colete de penas e um casaco softshell. Com estas 3 peças contigo encontrar a combinação perfeita ao longo do dia para a maioria das situações, mas
em caso de necessidade tenho sempre um polar extra e o casaco impermeável na mochila.

Dicas para caminhar no inverno

A 3ª camada proteje do vento e da chuva

A última camada é a que nos protege da chuva e do vento. Idealmente esta camada, para além de impermeável, também deverá ser respirável, ou seja, que permita a evaporação da nossa transpiração. Quanto mais extremo for o ambiente em que decorre a actividade, maior a importância desta camada. Enquanto que para um passeio invernal na planície ou à beira-mar qualquer simples casaco resistente à água nos pode salvar de “apanhar uma molha”. Numa atividade de montanha é fundamental estar mesmo bem preparado pois o tempo varia de forma muito rápida. Nas minhas actividades na montanha, independentemente da época do ano e da previsão meteorológica, nunca deixo o casaco impermeável em casa. Ou vai vestido ou na mochila. Sempre que existe uma razoável previsão de chuva, as calças impermeáveis também estão sempre comigo.

“Para mim, a combinação perfeita para usar durante o inverno é uma camisola polar fina, um colete de penas e um casaco softshell. Com estas 3 peças consigo encontrar a combinação perfeita ao longo do dia para a maioria das situações, mas em caso de necessidade tenho sempre alguma camisola extra e o casaco impermeável na mochila!”

Dicas para caminhar no inverno

Calçado

No inverno é preferível usar calçado com cano alto. Em terreno de montanha, as botas serão quase sempre a melhor opção. Para além de impermeável, é importante que o calçado tenha folga suficiente para usar com meias grossas de inverno. Para caminhar na neve as polainas são fundamentais. Evitam que a neve entre para as botas e ajudam a manter os pés secos e quentes.

Dicas para caminhar no inverno

Luvas

Dependendo das temperaturas, podemos optar por
luvas mais ou menos quentes e, em caso de chuva, luvas impermeáveis. Nas actividades de inverno na montanha, levo quase sempre comigo 3 pares de luvas: um par de luvas finas, um par de luvas de aquecimento e um par de luvas impermeáveis. Quanto mais grossas as luvas, mais complicado é manusear objectos, pelo que assim vou sempre usando as luvas mais finas que posso e, quando o frio aperta, posso combinar as finas com as de aquecimento ou com as impermeáveis.

CALÇADO E ACESSÓRIOS

Gola e gorro

As golas (ou fitas de pescoço) são um dos meus acessórios preferidos, mesmo fora do período invernal. Nunca saio para a montanha sem a minha gola em lã de merino, que no inverno protege do frio e no verão protege do sol! O gorro também faz parte das minhas recomendações para qualquer actividade invernal ao ar livre. Pode ser em lã ou tecido polar. O importante é manter a cabeça e as orelhas quentes e protegidas do frio.

Dicas para caminhar no inverno
Dicas para caminhar no inverno

A minha peça de roupa preferida!

Considero que a DECATHLON tem soluções bastante interessantes para nos equiparmos da cabeça aos pés, mas neste inverno descobri o casaco corta vento Softshell MT900 Windwarm e rapidamente se tornou o meu casaco preferido! É bastante leve, confortável e tem um design bastante bem conseguido, mas o seu ponto forte é mesmo a versatilidade. Por ter características de aquecimento e de resistência ao vento e à chuva, acaba por ter um funcionamento misto entre segunda e terceira camada: o forro interior em tecido polar e lã de merino permite um extraordinário conforto térmico e a tecido exterior é feito para resistir ao vento e à chuva fraca. Usado em combinação com outras camadas de aquecimento por baixo ou com um casaco impermeável quando necessário. É o casaco perfeito para enfrentar os rigores do inverno!

Dicas para caminhar no inverno

Quer saber mais sobre o Rui?

Rui ribeiro - portugal outdoor

Montanhista, Bikepacker, Trail Designer e Consultor Outdoor.
Segue-o nas redes sociais para descobrir mais dicas e o acompanhar em todas as suas aventuras!