Stratégie pour bien gérer sa course

Dia D: estratégia para gerires bem a tua prova

Decidiste alinhar numa prova. Seguiste à risca o plano de treino correspondente à prova (estrada, natureza, curta ou longa distância, etc.). O teu investimento foi o máximo e não sofreste nenhuma lesão. Então deve estar tudo bem. Só o Dia D é que se aproxima e agora a tua principal preocupação, e é totalmente legítima, é como geres a tua prova para que todo o trabalho feito a montante dê frutos?

Faz do stress um aliado

O stress certamente te invadirá nas últimas horas, até mesmo nos dias que antecedem à prova. O stress é frequentemente vivenciado de forma negativa. É a causa de grande parte dos nossos fracassos. No entanto, o stress não é apenas normal, mas também pode ser positivo e podes transformá-lo num aliado. O stress permitirá que te superes, alcança desempenhos que não conseguiste durante o treino. Aliás, os grandes campeões nunca bateram os seus recordes nos treinos, mas sim nas grandes competições!

Aquecimento: quanto tempo?

O aquecimento é muito importante, mesmo para longas distâncias. Deves te aquecer, se possível, com mais uma camada ou corta-vento do que o teu equipamento de corrida e correres em ritmo lento por 10 minutos para longas distâncias e até 20 minutos para distâncias mais curtas.

Em que ritmo deves correr?

Provavelmente tens uma ideia do tempo que desejas alcançar. Então, tens que começar mais rápido, ser consistente ou fazer um "split negativo" (a segunda metade da corrida é mais rápida que a primeira)?


- EM ESTRADA

Na corrida de estrada (10 km, meia e maratona), a estratégia mais eficaz é correres no ritmo médio que achas que podes manter durante toda a prova. Acima de tudo, não tentes sair mais rápido pensando em ficar um pouco à frente dos teus tempos de passagem. Este é um erro comum e os segundos ou minutos ganhos neste momento vão custar caro no final da corrida. A regularidade é sinónimo de boa gestão da tua corrida e é ela que te permitirá atingir o teu objetivo.

Muitas vezes acontece que não temos consciência de fazer um inicio rápido, levados pela atmosfera, conduzidos pelo pelotão ou a surfar nas boas sensações. Se tiveres um, usa o teu GPS para verificares o teu ritmo. Por outro lado, o monitor de batimentos cardíacos não te será muito útil na corrida. É uma ferramenta para treino, não para este tipo de competição. Frequentemente, as frequências cardíacas na linha de partida são mais altas do que durante uma prova de resistência. Por outro lado, pode ser interessante tê-lo contigo para fazeres uma gravação e analisares a tua frequência cardíaca após a corrida. Isso pode ajudar a explicar muitas coisas, tanto sucessos quanto fracassos.


- NO TRAIL

Para corridas de natureza ou trail, a gestão do ritmo será totalmente diferente. A velocidade dependerá principalmente da elevação e da tecnicidade do terreno. As tuas sensações vão ditar a tua velocidade, inclusive nas passagens muito difíceis onde o ritmo certo pode ser caminhar! Caminhar não deve, de forma alguma, ser encarado como um fracasso, mas simplesmente como uma estratégia de poupança para ter mais energia mais tarde.

Também deves ter em mente que é possível que ocorra um imprevisto que não tinhas pensado. Neste momento, terás de geri-lo sem atrapalhar a tua preparação. Esperar o impensável é a melhor maneira de estares preparado para isto. Ficar equipado com um relógio GPS no trail é um fundamental, mais ainda quando são provas acima de 12/15 km.

Boa gestão da hidratação e alimentação

Seja na natureza ou na estrada, a tua gestão de hidratação e alimentação também será um elemento chave para o teu sucesso. Nunca negligencies um reabastecimento a pretexto de poupar um pouco de tempo, caso contrário a conta no final da corrida corre o risco de pagar caro.

Boa gestão da mente

Mesmo que saibas controlar o ritmo e o nervosismo dos últimos dias, uma corrida nunca é um rio longo e calmo. Para teres sucesso, terás que lutar muito, procurares no fundo de ti uma energia que ainda pode ser insuspeitada.

Mas quando o teu corpo ou a tua mente forem desafiados, lembra-te de que foste tu e somente tu quem escolheu estar lá. Um pensamento de um membro da tua família, um amigo ou qualquer outro pensamento positivo pode ajudar-te a superares um momento "difícil" numa prova.

Boa prova ! E tem sempre presente que deve continuar a ser um desporto e, por isso, um prazer!

JOUR J : STRATÉGIE POUR BIEN GÉRER SA COU

Philippe Propage

Antigo treinado da equipa francesa de Trail Running a atual da WOMEN KIPRUN TEAM

"Quer terminar a sua 1ª meia-maratona. Não tem objetivo de tempo, simplesmente ir até ao fim. É um grande objetivo que exigirá rigor e um investimento bastante grande. Com vontade, determinação e regularidade, este plano de treino irá conduzi-lo ao sucesso."