Desporto e autoconfiança

Desporto e autoconfiança

Saiba tudo!

Tanto no terreno, como no dia a dia, um pouco de confiança pode levar a grandes resultados. Mas quando a dúvida se instala na nossa vida diária, como sair desta situação e voltar a ganhar confiança em nós próprios?

Para reabastecer as suas reservas de confiança, propomos-lhe uma solução: Soltar energias e divertir-se!

Que relações existem entre o desporto e a autoconfiança, como dar o primeiro passo e que desportos experimentar? Explicamos-lhe tudo:

Autoconfiança: que desporto escolher para começar?

Procura um desporto para ganhar confiança em si próprio? Apresentamos-lhe alguns desportos benéficos para o corpo... e para a sua mente:

Mais desporto, melhor "eu"

Basquetebol para homem
Os desportos coletivos, para a interação

Quer divertir-se, descontrair e aumentar a sua lista de contactos ao mesmo tempo? Além da sua forte componente lúdica e tática, os desportos coletivos são um excelente meio para socializar. Em campo, aprenderá a contar com os seus parceiros, que dependerão também de si. É uma forma de desenvolver a autoconfiança através da confiança nos outros!

Aula coletiva boxe combate
O boxe, para se superar e soltar energias

Além de ser uma atividade física particularmente completa e de queimar calorias, o boxe permite-lhe aprender a superar-se e a não desistir. Com as suas numerosas variantes (boxe com golpes de pés-punhos, cardio boxing, combat training), o boxe adapta-se a todas as pessoas, homens e mulheres.

"Parar é morrer"

Mulher aberturas musculação
Musculação e cardio training, para reforçar o corpo e a mente

Seja para soltar energias ou progredir, estes desportos permitem-lhe definir objetivos claros e medir rapidamente os seus resultados. Nada melhor para reforçar o corpo e a mente :)

Mulher Natação
Yoga, natação, corrida, para o bem-estar físico e mental

Além dos seus excelentes efeitos na saúde física, estes são alguns dos desportos conhecidos e reconhecidos pela sua capacidade para combater o stresse e relaxar. Esvaziar a cabeça de todas as tensões para a encher com confiança: não gostaria de experimentar?

“tenha confiança”?

"A autoconfiança, é fácil: Basta acreditar e seguir em frente!”. Este tipo de afirmação encorajante e complacente é normalmente proferida por pessoas... cheias de autoconfiança. Tal como o sucesso ou a lei das séries no desporto, a confiança é um círculo virtuoso: quando temos sucesso, ganhamos confiança, logo arriscamos, logo obtemos sucesso, etc.

E pelo contrário, quando a confiança falha, é difícil descontrair. Ficamos sem vontade, com medo de falhar, com má imagem de nós próprios, sentimos o olhar dos outros.... as razões podem ser variadas, mas o resultado é frequentemente o mesmo: a sensação de deixar fugir um bom momento ou uma oportunidade.

Existem várias soluções para recuperar a confiança, mas iremos aqui falar de um método que conhecemos bem e que adoramos: o desporto.

Se quiser enfrentar o problema com, literalmente, corpo e alma e ter prazer, explicamos-lhe tudo!

Desporto e autoconfiança

Excelente para o corpo, a prática desportiva é também um poderoso aliado para o cérebro, graças nomeadamente às hormonas produzidas durante o exercício. As famosas endorfinas, que lhe dão a sensação de ficar nas nuvens quando acaba uma sessão de desporto, são ideais para se reconciliar consigo próprio.

O desporto é também um meio eficaz de fixar objetivos, alcançá-los e medir os seus progressos. Descubra o seu potencial e realize-o: aprenderá a conhecer-se e os seus sucessos alimentam a sua confiança.

Por último, os campos de desporto, as pistas ou os ginásios são também um meio propício para desenvolver relações, interagir com pessoas que partilham os mesmos interesses e socializar.

Não nos esquecemos de nada? O prazer! Acima de tudo, o importante é soltar energias, libertar-se e, sobretudo, divertir-se. Os resultados surgem tanto a nível físico, como a nível mental: "esvaziar a cabeça" permite repor o contador a zero para retomar o dia a dia da melhor forma após uma sessão de desporto.

Ousar o desporto?

Poderá talvez pensar que voltamos assim à origem do problema: para dar o passo e começar a praticar desporto, é necessário um mínimo de autoconfiança.

Uma das soluções é lançar-se e começar a praticar desporto por iniciativa própria. Sozinho em casa ou ao ar livre, experimente, insista e descubra o que lhe agrada antes de se atirar para a parte mais funda da piscina (no sentido figurativo ou até mesmo literal, se descobrir que a natação é o seu desporto).

Só tem de determinar o momento certo e ver quais são as ocasiões mais propícias. Se quer ouvir testemunhos, temos boas histórias de desportistas para lhe contar. E se preferir começar sozinho, descubra a nossa app de coaching:

E quanto a si, quais foram os desportos que lhe permitiram melhorar o seu nível de autoconfiança? Partilhe connosco as suas dúvidas, situações caricatas e experiências e, sobretudo, divirta-se!