Descobre a ginástica para crianças

Bem sabemos que as crianças tem uma energia inesgotável e, por vezes, mal conseguimos acompanhá-lo? Isso é normal! Antes de entrar na adolescência, a criança explora as inúmeras possibilidades físicas à sua disposição.

Descobrir a ginástica para crianças

REGRA GERAL, A PARTIR DOS 5 ANOS, A CRIANÇA JÁ SABE COMO COORDENAR OS SEUS MOVIMENTOS E JÁ É CAPAZ DE FAZER FUNCIONAR O SEU CORPO.

Isso significa que ela tem prazer em operar essa máquina que lhe permite correr, pular e mover-se em todas as direções! A ginástica para crianças é uma excelente maneira de canalizar energias. Mas não tem apenas essa virtude! Praticada na escola, em casa ou num clube/ginásio, essa modalidade também ensina as crianças a respeitar determinadas regras, a fortalecer ou construir laços fortes com os seus pais ou o seu professor e a conviver. Em suma, além de adotarem um estilo de vida saudável, as crianças que praticam ginástica obtêm inúmeros benefícios.

criança
Descobrir a ginástica para crianças

O que é a ginástica para crianças? 

Saltar, equilibrar-se, efetuar determinados movimentos… A ginástica para crianças é um desporto, por vezes ritmado, que permite às crianças gastar energias e continuar a explorar todas as possibilidades físicas à sua disposição. Esta prática é a continuação da ginástica para bebés, que participa na construção do corpo da criança e ajuda-a a adquirir diferentes referências para aprender a mover-se. Esta modalidade é, naturalmente, praticada na escola, mas também pode ser praticada em casa e diariamente em espaço interior ou ao ar livre! Uma corda de pular, um trampolim, uma bola saltitona, tudo isso para gastar energias! Diversão e risos são garantidos! Movimentos corretos e diversão é o objetivo da ginástica para crianças. Praticada num clube/ginásio ou na escola, esta modalidade permitirá à criança adquirir certas noções. Respeitar as regras, os seus colegas, os horários das aulas… Uma série de tarefas que serão rapidamente assimiladas! A ginástica para crianças constitui também uma oportunidade para os pais fortalecerem a relação com a criança, partilhando belos momentos associados à prática. Graças a vários acessórios, esta modalidade é facilmente acessível e constitui uma excelente base para continuar a praticar desporto!

As regras da ginástica para crianças

A primeira regra desta modalidade passa pela criança desfrutar com prazer e que permita gastar energias à sua maneira. Além disso, graças a uma variedade de equipamentos (corda de saltar, trampolim, elástico, bola saltitona, etc.), a ginástica proporciona à criança a possibilidade de diversificar os seus movimentos. Uma maneira de trabalhar os seus diversos grupos musculares, sem que a criança se aperceba disso e de tonificar o corpo de um modo geral. Na escola ou num clube/ginásio, as crianças terão de aprender a encadear os movimentos, respeitando as instruções. Uma ótima maneira de aprender e crescer!

correr
bem estar

Quais são os benefícios da ginástica para crianças?

Os benefícios são inúmeros e não apenas na vertente física. A ginástica permite às crianças gastar energias e canalizá-las numa atividade. É também um meio para a criança se concentrar, depois de manifestar esse desejo irresistível de se mover no âmbito desportivo. Praticar ginástica permite também continuar a praticar desporto regularmente, evitando o sedentarismo frente à televisão, ao computador ou ao smartphone.

Na verdade, é cultivar um estilo de vida saudável e tornar o movimento um prazer e um hábito. Além disso, através das regras estabelecidas pelos professores, uma sessão de ginástica ensinará à criança a respeitar horários, a respeitar os seus colegas e a ouvir as indicações do professor. Ela também imporá objetivos e aprenderá a ser autónoma. É, na verdade, uma escola da vida!

A quem se destina a ginástica para crianças? 

A partir dos 5 anos, a criança torna-se mais autónoma e mais hábil. Os seus movimentos são mais precisos. A ginástica, na medida em que inclui o uso de acessórios (corda, elástico, trampolim, bola saltitona, etc.), é perfeitamente acessível a partir dessa idade. Por ser uma atividade lúdica e facilmente acessível, esta modalidade pode ser praticada durante vários anos pela sua criança. É ela quem escolhe se deseja optar por uma atividade gímnica mais específica (trampolim, trave, argolas, etc.) ou se deseja experimentar outro desporto. Graças a esta prática, a criança terá, em qualquer caso, as bases de dinamismo e resistência para optar por outra modalidade!

Ginástica Criança
Descobrir a ginástica para crianças

O equipamento necessário para a prática de ginástica para crianças

Para que possa saltar, correr ou realizar qualquer tipo de movimentos, um fato de treino será o equipamento mais adequado para o pequeno praticante. Deve ser adaptado à sua estatura e ser confortável. Cabe à criança escolher se pretende um casaco com fecho ou uma camisola. Um pequeno extra que pode facilitar-lhe a vida! Em função do local de prática da criança, escolha uma roupa mais ou menos quente e até mesmo uma t-shirt... Um ténis leves completarão o equipamento.   Como já deves ter percebido, a ginástica para crianças oferece inúmeros benefícios aos pequenos praticantes. Bastante acessível e praticável em praticamente qualquer lugar, esta modalidade permite à criança gastar energias e aprender conceitos diversos, como a autonomia e o respeito. E tudo isso num ambiente agradável e lúdico. Que mais se pode querer?

Descobre a seleção