Descobrir os patins em linha

Queres descobrir uma modalidade desportiva benéfica para o corpo e para a mente? Os patins em linha (ou patins de passeio) podem ser a modalidade indicada para ti. Foco nesta modalidade desportiva!

descobrir os patins em linha

Porque trabalha todos os músculos e, em particular, os membros inferiores, os patins em linha são um desporto completo que combina esforço e prazer. Permitem recuperar a forma física e ao mesmo tempo divertir-se. Que equipamento escolher? O que precisas de saber?  Iniciares-te nos patins não se resume à simples escolha entre patins em linha ou patins de 4 rodas. Segue este guia e descobre os princípios básicos da prática de patinagem com rodas!

O que é a prática de patins em linha?

Benéfico para o corpo, benéfico para a mente!

A patinagem com rodas (ou prática de patins de passeio) é a disciplina mais popular e mais praticada de todas! É sem dúvida a mais lúdica e mais acessível.

A patinagem com rodas, também conhecida como "roller" do inglês, é igualmente ideal para reforçar todos os músculos do corpo. Este desporto, seja praticado em lazer ou em competição, não pode ser improvisado, sendo essencial dominar as técnicas básicas para poder tirar o máximo partido sem riscos de queda. Tanto os adultos como as crianças podem aprender a praticar patinagem com rodas e, com um treino regular, todos acabam por ganhar confiança e alcançar a forma física desejada.

A patinagem com rodas permite ainda para passar momentos agradáveis ​​com a família ou amigos em passeios longos ou curtos ao ritmo de cada um.

Onde praticar?
Este desporto permite a adultos e crianças passearem em família ou com os amigos, tanto nos centros urbanos, como nas ciclovias fora da cidade.

descubra os patins em linha

As regras da prática de patins em linha

Andar de patins é agradável, sentir o vento na cara... Mas atenção! Se estás a estrear-te nesta prática, é fundamental usar proteções adaptadas.

O capacete sempre!
Na prática de patins em linha, há coisas óbvias: se queremos proteger a cabeça, é obrigatório usar capacete. E já que este é o primeiro e principal acessório de proteção, é importante escolher o modelo certo e dedicar algum tempo a medir o seu tamanho. Para passeios longos ou curtos e deslocações diárias, o capacete de velocidade (capacete usado pelos ciclistas) é o mais adequado. Leve e ventilado para limitar a transpiração, é ideal para corridas e sessões mais prolongadas.

Para proteger os braços, é necessário equipar-se!
Ai! Quem nunca caiu de patins? As quedas no asfalto doem. E pior ainda, uma má queda pode ser sinónimo de uma fratura do pulso ou do cotovelo. Sabia? Cerca de 7 em cada 10 acidentes envolvendo desportos com rodas têm consequências para os membros superiores, em particular para os antebraços, pulsos e cotovelos. Daí a importância de investir em proteções adaptadas à tua prática desportiva: as cotoveleiras e as proteções de pulso são os teus melhores aliados! Não devemos por isso hesitar em nos equiparmos!

A proteção das pernas, um elemento indispensável para a prática de patins
Quando falamos em proteções para desportos de deslize, pensamos em primeiro lugar em proteger a cabeça. Embora o capacete seja, efetivamente, um elemento que não deve ser descurado, as articulações dos joelhos e das pernas também devem estar protegidas. Usar proteções nos membros inferiores é uma garantia para uma prática em segurança.

Os benefícios da prática de patins em linha

Aliando o prazer da sensação de deslize e o trabalho muscular ou, ainda, o equilíbrio, a prática de patins em linha é uma disciplina que seduzirá os mais reticentes, por ser:

- o desporto ideal para reforçar todos os músculos do corpo e melhorar a tonicidade: os glúteos, as coxas, os gémeos e os abdominais são constantemente solicitados durante a prática

- o desporto ideal para perder massa gorda: a prática de uma hora de patins em linha equivale a cerca de 500 calorias queimadas. Praticar regularmente esta modalidade permite derreter massa gorda perder peso mais rapidamente. Para acabar com a barriga!

- o desporto ideal para manter um coração saudável: sendo um desporto de endurance, a prática de patins em linha estimula todo o sistema cardiovascular, reforçando o músculo do coração e melhorando a circulação sanguínea. Com uma prática regular, melhorará a sua resistência e a sua frequência cardíaca.

- o desporto ideal para limitar os traumatismos: Ao contrário da corrida, por exemplo, a prática de patinagem é um desporto significativamente menos agressivo para as articulações e, em particular, para a cartilagem dos tornozelos, joelhos e ancas. A ausência de receção ou de saltos durante a prática evita, deste modo, dores e traumatismos.

- o desporto ideal para trabalhar o equilíbrio: sendo um desporto de deslize, os patins em linha exigem prática e aprendizagem. Mas, depois de dominar a técnica, permite desenvolver o sentido de equilíbrio, a flexibilidade, a habilidade e os reflexos!

- o desporto ideal para revigorar o espírito: Assim que calçares os patins e começares a deslizar, ficarás com uma sensação de bem-estar imediata. Praticada ao ar livre, a patinagem com rodas permite desanuviar o espírito, eliminar o stress do dia e libertar a pressão, proporcionando ao mesmo tempo uma sensação de liberdade.

- o desporto ideal para evitar o aborrecimento:  Fáceis de utilizar e pouco onerosos, os patins em linha podem ser praticados em lazer, como meio de locomoção em trajetos entre casa e trabalho ou ainda num clube. Cabe-te a ti decidir quando e onde praticar para manter a forma física!

- o desporto ideal e acessível para todos: crianças ou adultos, homens ou mulheres, praticantes de desporto de alto nível ou principiantes... Cada um adaptará a prática ao seu nível e às suas capacidades. Uma atividade perfeita para partilhar bons momentos de diversão com a família ou os amigos.

- O desporto ideal para se sentir bem no seu corpo e na sua mente: praticar patins em linha desenvolve a autoconfiança, reforça a atitude positiva e estimula o desejo de ousar e alcançar objetivos fixados. Acaba por influenciar todo o nosso espírito, tornando-nos mais fortes e com maior autoconfiança.

- o desporto ideal para fazer novas amizades: Embora seja um desporto individual, a prática de patins em linha é frequentemente praticada em grupo, permitindo assim desenvolver laços sociais, conhecer novas pessoas e partilhar uma paixão comum. Existem muitos passeios de patins organizados em inúmeras cidades, como a Friday Night Fever, que reúne todas as semanas milhares de praticantes.

descobrir os patins em linha

O equipamento necessário para praticar patins em linha

Descobre os acessórios indispensáveis de patins em linha para te equipares da cabeça aos pés.

olivier butel

Olivier

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO OXELO, APAIXONADO DE PATINS

Descubra a nossa seleção de conselhos