O que é o snowboard?
Um jogo que se tornou desporto
Uma prancha de madeira, uma descida com neve, uma ideia. No início dos anos 20, deslizar na neve com uma prancha fazia as alegrias de alguns destemidos americanos. Dez anos mais tarde, a Grande Depressão difunde-se mas não atinge M.J. Burchett que cria a primeira prancha que é fixada à pessoa através de linhas e tecidos. Em 1964, Sherman Poppen retoma este jogo para fazer dele um desporto. Decide criar uma prancha fixando dois skis juntos e uma corda à frente para facilitar o equilíbrio. A sua mulher chama-o de snurfer (do inglês snow « neve » e surf), ele desenvolve o conceito, organiza competições e vende 500 000 unidades entre 1966 e 1976. Nada mau.
Desenvolvimento ao nível internacional
Apaixonado pelo snurfer, Jake Burton desenvolve desde o início dos anos 80 as suas próprias pranchas com uma parte inferior que facilita o deslize de polietileno e fixações para os pés se manterem fixos. Nasceu o snowboard. No final dos anos 80, as estâncias de desportos de inverno começam a equipar zonas adaptadas à prática de surf na neve: snowparks. Na Europa, organizam-se as primeiras competições da modalidade e a popularidade do desporto cresce até se tornar uma modalidade olímpica em 1998 durante os jogos de Nagano.
As várias modalidades do snowboard
Em frança, o snowboard de competição é representado pela federação francesa de ski. O half-pipe, o slalom gigante, o snowboardercross e o slope style são modalidades olímpicas.
O half-pipe é uma metade de cilindro em que os praticantes de snowboard fazem manobras acrobáticas avaliadas por cinco juízes.
O slalom gigante paralelo é uma prova de duas fases em que se confrontam dois praticantes de snowboard em percursos paralelos com várias portas para ultrapassar. Isto em dois a dois, claro.
O snowboardercross põe em confronto dois concorrentes num percurso com vários obstáculos (relevos, viragens elevadas, saltos, etc.). Os dois primeiros de cada série passam à volta seguinte.
O slope style é uma modalidade que decorre num snowpark onde os concorrentes fazem sucessivas manobras em módulos de neve ou em rails.
O big-air : concretamente, é um enorme relevo a partir do qual os participantes realizam saltos livres bastante espetaculares. São avaliados a dificuldade do salto, o estilo, a criatividade e a receção.