DESCOBRIR O SKI DE PISTA

Quer descobrir um desporto de sensações únicas? O ski de pista é o desporto indicado para ti.

O SKI DE PISTA

O ski de pista destina-se a miúdos e graúdos, aos que adoram sensações fortes ou ainda aos que querem apreciar a beleza das paisagens invernais. Uma oportunidade para aproveitar o ar puro da montanha com a família ou amigos, mas sobretudo para te divertires nas pistas de ski delimitadas e seguras.

O QUE É O SKI DE PISTA?

Um pouco de história

~  As primeiras estâncias de ski surgiram em França há centenas de anos. No início, praticado por um grupo fechado de profissionais apaixonados, o ski de pista democratizou-se depois para se tornar no desporto de inverno indispensável.  

Onde praticar?

~  Como o nome indica, o ski de pista pratica-se unicamente nas pistas compactadas, disponibilizadas pelas várias zonas de ski. Portanto, são as estâncias de ski que preparam, mantêm e são responsáveis pela segurança das pistas no inverno. São acessíveis através dos elevadores mecânicos nomeadamente os teleféricos, as telecabines, as telecadeiras e elevadores de skis. Fora das pistas, encontramos a neve no seu estado natural - neste caso, fala-se em ski All Mountain ou Freeride. Numa estância de ski, cada pista está dividida por cores de acordo com o nível de dificuldade :~A pista verde é considerada a mais fácil. É indicada para quem pretende aprender ski. Segue-se a pista azul, fácil a média dificuldade e indicada para praticantes principiantes. A pista vermelha destina-se a praticantes intermédios com uma percentagem de inclinação entre 30 e 40. Por fim, a pista preta, a mais difícil, é usada por praticantes com um nível superior que contam com uma forte inclinação. Trata-se do carving que significa pressionar ao máximo as lâminas dos skis para conseguir boas viragens.

AS REGRAS DO SKI DE PISTA

Numa primeira vez, recomenda-se fazer uma aula com um instrutor de ski. Vai permitir-te adotar boas técnicas para iniciar com boas bases.

~No início, vais evoluir com a técnica limpa-neve na pista verde / azul. Vais aprender a controlar a velocidade, o equilíbrio e a trajetória. Passarás depois para as viragens em cunha e, a seguir, as paralelas. Quando te sentires à vontade nas pistas vermelhas, poderás evoluir em pistas mais inclinadas e tentar praticar o carving para descobrir novas sensações de deslize.

As Pistas

As pistas formam um imenso terreno de jogo que reúne vários praticantes de ski. Por isso, é importante seres cauteloso e estares muito atento ao que se passa à volta. Existe um código das pistas que deve ser respeitado para usufruir totalmente do dia no ski.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SKI DE PISTA?

O ski de pista combina desporto com bons momentos.~  Proporciona sentimentos de liberdade no contexto de uma prática desportiva. Solicita todos os músculos (abdominais, braços, glúteos, gémeos, ombros, pernas, etc.) - o ski de pista é um desporto completo. Contribui também para melhorar o equilíbrio, a coordenação e a agilidade.~Tendo em conta que os raios solares são mais intensos em altitude, uma sessão de ski de pista permite obter o máximo de vitamina D reforçando o sistema imunitário. (desde que proteja o rosto com protetor solar!)   Praticar uma atividade desportiva em altitude permite também melhorar a circulação sanguínea através da aceleração do ritmo cardíaco. Os músculos desenvolvem-se e as calorias são queimadas mais rapidamente.   Por fim, o ski de pista é um desporto de partilha. Com amigos ou a família, pode aproveitar momentos únicos entre duas pistas para se encontrarem e partilharem bons momentos.

O SKI DE PISTA É PARA SI?

Se te queres divertir com a família ou amigos num sítio idílico, este desporto ultra lúdico é para ti!  Existem pistas para todos os níveis e para todos os gostos. O ski de pista é uma prática livre, o atestado médico apenas é solicitado em competições. Qualquer pessoa saudável e sem fatores de risco particulares pode usufruir das pistas de ski sem problemas. Se contas praticar este desporto além dos 2500m de altitude, recomendamos que consultes o teu médico de clínica geral.

O MATERIAL NECESSÁRIO PARA PRATICAR SKI DE PISTA

O ski de pista requer um material muito específico adaptado à prática.

AS BOTAS

AS BOTAS DE SKI As botas de ski podem ser mais ou menos rígidas consoante o teu nível de prática. O grau de rigidez da bota é medido através de um índice designado por Flex.  Quanto mais elevado for o Flex, mais rígida é a bota e maior será o nível de precisão e condução conferido ao praticante experiente. Para iniciar a prática, recomendamos que escolhas botas mais flexíveis que compensam mais facilmente os erros de posições.

OS SKIS

OS SKIS Os skis de pista são curtos e bastante estreitos para garantir uma boa tração na neve dura e uma certa resposta: perfeitos para controlar a velocidade e as trajetórias!

OS BASTÕES

OS BASTÕES Os bastões têm a particularidade de possuir pequenas anilhas para favorecer a sua leveza e o aerodinamismo aquando dos arranques de velocidade do praticante.

O CAPACETE

O CAPACETE E A MÁSCARA A prática de ski não está isenta de riscos e qualquer pessoa pode sofrer um acidente nas pistas. Por isso, o uso de um capacete é bastante aconselhado. Quem diz capacete, diz máscara! Bastante recomendado, oferece uma proteção eficaz contra o frio, o vento e o sol, melhorando também a visão.

AS LUVAS

AS LUVAS Um praticante de ski usa um par de luvas em vez de luvas sem dedos. As luvas são realmente mais práticas para levar os skis até aos elevadores mecânicos, para colocar a correia e segurar bem o bastão.

A ROUPA

UM CASACO E UMAS CALÇAS DE SKI DE PISTA A roupa ideal do praticante de ski alpino experiente usa-se justa ao corpo para favorecer o aerodinamismo. O material extensível e respirável garante conforto e liberdade de movimentos.

Descobrir o ski de pista

CHLOÉ

EQUIPA DE COMUNICAÇÃO WED'ZE, APAIXONADA POR SKI 

outros conselhos de ski