descobrir o bodyboard

Descobrir o bodyboard

O bodyboard é uma atividade desportiva divertida para quem passa férias à beira mar. Acessível a todos e fácil de se iniciar, com uma prancha compacta e fácil de transportar, e um par de pés de pato curtos.

O material fundamental para a prática do bodyboard

O bodydoard necessita de dois acessórios fundamentais: a prancha e um par de barbatanas.

A prancha utilizada é bastante curta: mede cerca de 1 m de comprimento e 60 cm de largura. A sua estrutura é reforçada por stringers, tubos de carbono no interiror da prancha que a tornam mais flexível e resistente. A prancha é estruturada em três partes: o nose na parte da frente, seguido do deck na parte superior e o slick, parte de baixo. Diferentes configurações nestas partes melhoram o bodyboard e tornam o deslize mais rápido e sensível às ondas. As bordas da prancha, ou rails, têm o papel de derivas e permitem orientá-la.

Existem quatro medidas diferentes em relação entre as partes superiores e inferiores da aresta, privilegiando velocidade ou controlo em função das preferências de deslize. São propostas pranchas de base e muito acessíveis para as crianças. Existem modelos mais adequados a uma prática mais intensa e de nível mais elevado, reforçados com polietileno por exemplo. Para continuar a dominar a situação em todas as circunstâncias, o leash mantém a prancha de bodyboard à mão. Este fio atado ao pulso ou ao braço permite voltar a subir rapidamente depois de uma queda. Muitas vezes de uretano, é proposto direito ou elástico.

Pés de pato, barbatanas concebidas para a prática deste desporto permitirão apanhar a onda. Poderás usá-las com ou sem botins (de borracha ou de silicone).

Iniciar no bodyboard

O bodyboard é o encontro dos avanços técnicos nos materiais plásticos com o amor pelo deslize. Nascido como sendo uma alternativa do longboard, tornou-se rapidamente um desporto por inteiro, representado por campeões do mundo.

Oriundo do Havai, o bodyboard foi concebido para praias com ondas importantes, mas pode ser praticado em praias com ondas menos fortes, consoante as sensações que procura. O ganho de velocidade assegurado pelas barbatanas permite assim tirar proveito de um mar pouco agitado. O tamanho reduzido da prancha permite transportá-la facilmente e assim praticar este desporto sem constrangimentos. Graças à sua estabilidade, os praticantes de nível principiante terão um domínio básico relativamente rápido do bodyboard e poderão aproveitar as suas sensações nas manobras mais simples.

Para ir à procura das melhores ondas, é necessário utilizar a potência das barbatanas, remando ao mesmo tempo com os braços e com o tronco levantado. A velocidade é fundamental para seguir a melhor trajetória das ondas, seja qual for a manobra que deseja realizar.

DESCOBRIR O BODYBOARD

As manobras clássicas do bodyboard

Os praticantes de nível principiante tentarão a manobra emblemática do prone: deslizarão na espuma (as ondas da beira da praia) ganhando velocidade com as barbatanas, deitados na prancha, com as mãos em apoio na parte da frente para a orientar. Outras figuras são possíveis com um pouco de treino. A presença das barbatanas torna mais audaciosas as posições realizáveis graças à propulsão estabilidade da prancha. Assim com o dropknee, ou pose havaiana, basta levantar-se com um joelho na prancha e o outro pé em estado vertical. O stand-up, o mais difícil, consiste em levantar-se por inteiro em cima da prancha. Compacto e estável, o bodyboard permite aos mais corajosos efetuarem figuras mais impressionantes. Estas pedem um certo treino para obter um grande à vontade de movimentos, estabilidade e velocidade. Com o belly spin, por exemplo, o rider efetua uma rotação de 360 graus para o interior da onda, enquanto que ao tentar el rollo, salta do vazio da onda, realizando uma torção.

Mais conselhos ? é por aqui!

CONSELHOS PARA ESCOLHER OS SEUS PÉS DE PATO DE BODYBOARD

CONSELHOS PARA ESCOLHER OS SEUS PÉS DE PATO DE BODYBOARD

Elemento importante para a sua prática, os pés de pato de bodyboard têm algumas particularidades consoante a sua prática e a escolha não é forçosamente fácil. Descubra os conselhos práticos Décathlon para escolher corretamente os seus pés de pato de bodyboard!

Como escolher um bodyboard ?

Como escolher a sua prancha de Bodyboard ?

Descubra os nossos conselhos para escolher a sua prancha de bodyboard

PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO

PROTEGER-SE DO SOL NUM BARCO

Com a chegada do verão, os passeios de barco são cada vez mais frequentes, é agradável beneficiar do ar marinho, do sol ou do calor veraneio para a vela de cruzeiro ou ligeira.Apesar disso e destas circunstâncias paradisíacas, é preciso ser previdente sobretudo em relação à proteção solar.Através deste artigo, explicaremos quais são os gestos corretos para poder lutar contra os perigos dos raios UV.