O que é o badminton?
Inventado no século 19, no Reino Unido, o badminton é uma herança do “poona”, um jogo de raquetes indiano praticado com uma bola leve. Reza a história que um oficial inglês regressado das Índias quis iniciar os seus camaradas neste jogo descoberto durante a sua viagem.
Na falta de uma bola leve, os participantes usaram uma rolha de cortiça à qual fixaram algumas penas de ganso. Nasceu o badminton na versão que conhecemos hoje. O nome provém muito simplesmente do Badminton House, o castelo onde foi inventado.
O badminton é uma modalidade olímpica desde 1992. Sim, trata-se de um verdadeiro desporto, apesar das ideias pré-concebidas que persistem. Divide-se em 5 modalidades: singular masculino ou feminino, pares masculino ou feminino e pares misto.
Atualmente, é o segundo desporto mais praticado no mundo. Depois do futebol, evidentemente. Se em França, e na maioria dos países europeus, é maioritariamente um desporto escolar e universitário, na Ásia tem bastante sucesso, constituindo a modalidade favorita. Na China, já se praticava um dos seus antecessores, há mais de 2000 anos. São dois fatores que provavelmente explicam em parte a razão pela qual os asiáticos dominam a prática internacional.
A saber igualmente: o badminton é, antes de mais, um desporto de interior devido ao volante que é demasiado leve para aguentar o vento. No entanto, é possível praticar AirBadminton, concebido para o ar livre. Pode praticar-se na relva, na areia ou numa superfície dura. É bastante prático.
Importante: ao contrário do badminton outdoor, o AirBadminton é uma verdadeira modalidade reconhecida pela Federação Francesa de Badminton. Possui as suas regras e os seus códigos.