OS DIFERENTES TIPOS DE PESCA NO MAR
As diferentes técnicas de pesca no mar permitem abordar o ambiente marinho de forma diversa.
Pesca em Surfcasting: É praticada geralmente a partir de uma praia. Permite atingir longas distâncias para capturar os peixes que navegam nas ondas longe da margem. É destinada às pessoas que procuram capturar peixes facilmente ao mesmo tempo que aproveitam o ar marinho.
Pesca com amostras: É uma técnica de pesca praticada à beira-mar ou num barco. Permite pescar peixes predadores com a ajuda de imitações das presas de que se alimentam. É indicada para quem procura apanhar peixes grandes ou para quem tem necessidade de estar constantemente ativo.
Pesca ao fundo a partir da margem: É praticada num cais, a partir de um dique ou pontão, a curta e a média distância. Consiste no lançamento para o fundo da água de uma montagem equipada com um ou vários anzóis, sobre os quais são montados os iscos naturais. É indicada para os indivíduos em busca de simplicidade e que pretendem praticar uma atividade estática.
Pesca de sustentação: A pesca de sustentação é uma técnica de pesca que é praticada em barco ancorado ou à deriva. Permite pescar no barco em posição vertical, com um ou vários iscos naturais ou artificiais. É indicada para os indivíduos que pretendem praticar uma técnica que favorece a descontração e os momentos de convívio.
Pesca com boia: A pesca com boia é uma técnica praticada a partir da margem ou em barco. Permite detetar visualmente e com facilidade os toques e adaptar a altura de apresentação do isco na água. É praticada em diques ou ao longo de paredes rochosas. Esta técnica é indicada para os indivíduos que procuram ter um contacto visual com a montagem, que pretendem praticar pesca itinerante ou que desejam entrar em ação rapidamente.
Pesca à linha manual: A pesca à linha manual é uma técnica tradicional que permite capturar eficazmente os peixes e sentir os mais pequenos toques. É praticada com a ajuda de um enrolador de linha e, principalmente, num barco. Na sua prática podem ser utilizados iscos naturais ou amostras. É indicada para todos os indivíduos que pretendem iniciar a pesca e que desejam passar momentos lúdicos com muito pouco equipamento.
Pesca apeada: A pesca apeada é uma técnica de pesca à beira-mar que consiste em capturar crustáceos ou apanhar moluscos ou iscos vivos. As marés vivas são frequentemente uma boa ocasião para a praticar. É perfeitamente indicada para todos os indivíduos que pretendem descobrir o ambiente marinho ou passar um momento de descontração com os pés dentro de água.