kayak-passeio-itiwit-caiaque-canoa-canoagem

Descubra a canoagem e o caiaque

.

Perceberá rapidamente que o caiaque propõe inúmeras possibilidades, de descoberta, de sensações, de bem estar. Bem-vindo, embarque, será rapidamente seduzido por este desporto náutico acessível a todos! 

kayak-entrada-na-água-itiwit

Em que consiste a canoagem?

A canoagem é praticada em lazer ou competição, na água, em barcos monolugares ou com tripulação múltipla (até 4 lugares). As suas vertentes distinguem-se em:
» canoa, de origem ameríndia, um barco que é propulsado e dirigido com o auxílio de uma pagaia simples em que o praticante está de joelhos ou sentado mantendo a altura.
» caiaque, inventado pelos esquimó, que é propulsado e dirigido com uma pagaia dupla,  com o(a) praticante sentado(a) na embarcação.

O caiaque é praticado em águas calmas (lagoas, lagos, canais, rios), em água corrente (rios, torrentes) e em meios marítimos (mar, estuários, oceanos, etc.).

As modalidades são variadas: passeio, caiaque polo, provas em linha (velocidade), descida de rio, slalom, maratona, caiaque-surf, caiaque de rodeo (freestyle), caiaque extremo (descida de cachoeira e de rio « grande caudal » classificada extra categoria). 

kayak-entrada-na-água-itiwit

Informações sobre a prática de canoagem e caiaque

A canoagem é uma atividade náutica. Como no caso da vela, é preciso saber nadar e usar um colete que garanta a flutuabilidade em caso de queda na água (na fase de iniciação em águas planas a queda é muito rara mas a flutuabilidade garantida pelo colete assegura maior conforto no momento de regressar ao caiaque).

Nos primeiros tempos, é preferível navegar num barco estável com fundo direito num plano de águas paradas . Para facilitar o transporte, pode escolher um caiaque insuflável. Para a sua segurança, todos cumprem a norma ISO 6185-1 que garante que continuam a flutuar para subir a bordo em caso de ruptura de uma das 3 bóias.

Para a aprendizagem, prefira o caiaque à canoa. O caiaque é, efetivamente, mais adaptado. A pagaia dupla, facilitará o controlo da direção e o apoio dentro de água. Conseguirá aprender os movimentos (circulares, chamadas,…) à direita e à esquerda. A posição sentada num banco proporciona maior conforto. Note-se que o caiaque é a embarcação usada por todas as escolas de canoagem. Com a evolução na prática, chegará à especialização mais técnica e os caiaques são cada vez mais estreitos e velozes.

Será capaz de se deslocar na água logo com os primeiros movimentos de pagaia. O princípio consiste em propulsar-se com a ajuda da pagaia, apoiando-se na água, visando o local que pretende alcançar com a ponta dianteira do sua embarcação. Vai progredir rapidamente e aprender a dirigir o barco com vários golpes de pagaia consecutivos do mesmo lado para corrigir a direção de acordo com a deslocação que pretende. Ao longo das sessões, vai depois dirigir o caiaque doseando a força e os movimentos dos seus apoios na água e, por fim, com muito mais experiência, apenas adernando.

O seu local de prática na água é infinito e encontrará sempre um local adaptado ao seu nível e à sua vontade de descoberta e sensações.

kayak-passeio-a-2-itiwit

Quais os benefícios do caiaque?

A prática ao ar livre permite usufruir dos benefícios daí resultantes: ar, sol, sossego… e fortalecer todo o seu corpo. Vai reforçar as suas capacidades físicas; vai fortalecer os seus músculos; vai desenvolver a sua coordenação motora, o seu equilíbrio, a sua capacidade respiratória e cardíaca. Vai melhorar a memória, a sua audição e capacidade de observação. 

Os músculos mais trabalhados são os dos braços (bíceps, tríceps), das costas (dorsais) e da barriga (abdominais) pois desempenham um papel essencial na tração da pagaia. Os músculos das pernas também são trabalhados, nomeadamente com vista à estabilidade.

kayak-com-as-crianças

O caiaque é indicado para si?

A primeira vantagem desta modalidade é a acessibilidade a todos(as), desde que se saiba nadar. Todos podem praticar e progredir ao seu ritmo. Pode-se começar, por exemplo, com pequenos passeios e, dependendo da vontade, ir cada vez mais longe, cada vez mais depressa melhorando a técnica com a pagaia e a sua condição física.

O seu local de prática é extraordinariamente variado e oferece várias possibilidades; encontrará sempre uma canoa ou um caiaque, um local de prática adaptado ao seu nível e à sua vontade de descobrir e de obter sensações. 

Os adultos e as crianças podem praticar caiaque cumprindo as regras de segurança básicas: saber nadar e usar um colete flutuação (até mesmo um colete salva-vidas para pesos inferiores a 30kgs). Pode assim descobrir facilmente os prazeres do caiaque em família.

Seja qual for a duração da sessão na água, leve sempre um colete de flutuação (alguns possuem uma bolsa de água para que se possa hidratar facilmente), uma bolsa estanque para o telemóvel caso seja necessário e não se esqueça de consultar sempre o estado do tempo antes de ir para a água. O vento de frente, a maré ou uma corrente podem perturbar bastante a sua saída.

O equipamento para canoagem

Para facilitar o transporte e a arrumação, recomendamos que utilize um caiaque insuflável e uma pagaia desmontável (para fixar no saco do caiaque insuflável). Leve também um colete para a sua segurança e um saco estanque para levar os seus objetos para a água... e já está pronto(a) para navegar.

caiaque-insuflavel-canoa-canoagem-barco
Os caiaques insufláveis

Existem caiaque insufláveis com vários tamanhos para 1, 2 ou 3 pessoas. Os caiaques para 2 ou 3 pessoas também podem ser usados individualmente graças a um sistema de assentos amovíveis. Estes caiaques enchem-se facilmente em alguns minutos com uma bomba de baixa pressão (2 bóias laterais e uma bóia na base que deve ser enchido primeiro). Os bóias mudam-se muito facilmente graças aos fechos em todo o comprimento do tecido que os envolve.

pagaia-remo-pa-caiaque-canoa-barco
As pagaias

É importante que escolha o tamanho adequado da pagaia de acordo com a sua estatura mas também com a largura do caiaque para colocar corretamente a pá na água. Os modelos de tamanho fixo são simples mas não são indicados para todas as pessoas. As pagaias reguláveis podem ser usadas por vários membros da família. Se quer guardar a pagaia no saco do caiaque insuflável, escolha um modelo desmontável em 4 partes.

caiaque-insuflavel-bomba-manual-enchimento
As bombas

Para encher o caiaque em poucos minutos, pode optar por uma bomba manual de baixa pressão simples ou por ação dupla (o ar é insuflado levantando e baixando a pega). Esta fase de enchimento pode ser difícil, pelo que pode sempre optar por uma bomba elétrica que se liga ao isqueiro do seu carro. As 3 bóias do caiaque serão, desta forma, enchidos com a pressão correta sem forçar: é tão fácil!

nicolas-redator

Nicolas

Redator equipa decathlon  (líder desenvolvimento decathlon frança)

Descobri a prática de caiaque quando tinha 10 anos durante um campo de férias de atividades náuticas em Besançon.  Fiquei logo apaixonado pelo caiaque porque me proporcionou um contacto especial com a natureza, a descoberta do meio ambiente, a descoberta de novas paisagens, a liberdade de deslocação... Descobri posteriormente os prazeres da competição. Especializei-me em caiaque de velocidade na qual tenho nomeadamente um título de campeão de França júnior. Trabalho hoje em dia para o desenvolvimento imobiliário da Decathlon. Continuo a praticar caiaque e gosto de transmitir a minha paixão aos meus filhos e de uma maneira geral a todos os que desejam descobrir esta prática.

Descubra a nossa seleção de conselhos

kayak-como-escolher

Como escolher o Caiaque?

Descubra todos os nossos conselhos para o ajudar a escolher um caiaque insuflável ou rígido.
kayak-escolher-a-pagaia

Como escolher a pagaia de caiaque?

A pagaia de caiaque é o elemento da canoagem que permite a deslocação abordo do caiaque. A escolha faz-se de acordo com vários critérios, descubra-os aqui!
kayak-escolher-o-colete

Como escolher o colete de flutuação para caiaque?

O colete de flutuação é recomendado para a prática de caiaque. Descubra aqui as diferenças entre os coletes e como escolher o seu.
caiaque-insuflavel-bomba-manual-enchimento

Como escolher a bomba de caiaque?

A nossa equipa reuniu um conjunto de dicas e conselhos para escolher a bomba para o caiaque insuflável.