As regras do ping pong.        

Ténis de mesa ou ping pong: as palavras são diferentes, mas as regras são as mesmas.  Com uma diferença apenas: o ping pong, tal como o conhecemos, é um desporto livre, por isso é você que decide se as regras aqui apresentadas são as que vai adotar para jogar. O ping pong é um desporto que se reinventa a cada partida!

Está a dar as suas primeiras pancadas na pequena bola branca ou laranja? Descubra as regras que deve conhecer para falar menos e jogar mais. Se não jogar em nenhum clube, então adapte-as para criar um jogo que lhe corresponda melhor. Reinvente-as, com a condição de todos os jogadores seguirem as mesmas regras.

OS TERRENOS

Ping Pong

NA ESCOLA

Primeiro lugar de aprendizagem académica do ping pong: a escola. O seu professor ensinar-lhe-á as regras exatas, como segurar na raquete, os primeiros gestos e os primeiros passos... 

Ping Pong

   

NUM CLUBE

Os passos seguintes no meio académico serão efetuados num clube, templo da sabedoria ping pong. Aí poderá desenvolver a sua precisão, técnica, agilidade e, sobretudo, a parte mental. 

Ping Pong

NO JARDIM

Muitas vezes o primeiro contacto com a bola é feito num jardim. Aqui, pouco importam as regras desde que sejam partilhadas por todos os jogadores. 

Ping Pong

EM CASA

Sempre pelo prazer de dar umas pancadas na bola, mas quando chove ou em caso de pouco espaço, poderá jogar no interior, numa mesa mais pequena ou com um Rollnet instalado sobre uma mesa de casa. 

QUEM GANHA O JOGO?

Se for uma mulher? Ganha se for a primeira a conquistar 3 sets de 11 pontos.
Se for um homem? Ganha se for o primeiro a conquistar 3 sets de 11 pontos.

A regra de 3 sets aplica-se a ambos os sexos, excepto Pro Tours, Campeonato do Mundo e Europa (provas individuais).

O QUE DEVE FAZER...

Ping Pong

... NO SERVIÇO.

É necessário que a bola faça um ressalto em cada campo. Se tocar na rede, há « net » e o serviço é repetido. O serviço na diagonal só é obrigatório no jogo a pares. No jogo simples, pode servir onde quiser.

Cada jogador tem 2 serviços consecutivos. Se a pontuação estiver 10/10, cada jogador terá apenas um serviço.

A raquete e a bola devem manter-se acima do nível da mesa e atrás da linha de fundo.

O lançamento deve ser efetuado com a mão aberta, na horizontal, a face para cima, e a bola deve atingir pelo menos 16 cm. O lançamento deve ser efetuado na vertical. A bola deve estar sempre visível.

Se alguma destas regras não for respeitada, o jogador perde o ponto.

ténis de mesa regras

... DEPOIS DO SERVIÇO.

Depois do serviço, o relançador (jogador que recebe a bola em jogo) deve deixar a bola ressaltar uma vez do seu lado.

Deve lançar a bola diretamente para o campo do adversário evitando a rede.

tocar na rede não interfere no desenvolvimento do jogo desde que a bola faça um ressalto no campo do adversário.

tocar no bordo da mesa também não interfere com o desenvolvimento do jogo; tal como no caso dum toque na rede, a bola deverá ser jogada pelo jogador que a recebe. 

Estas regras aplicam-se em todas as trocas de bola até ao fim do ponto. 

ténis de mesa regras

... A PARES.

3 regras devem ser acrescentadas às regras explicadas anteriormente:

- o serviço é sempre efetuado na diagonal, do quadrado direito de servidor para o quadrado direito do relançador, 

- a bola deve ser jogada alternadamente pelos 2 membros de uma equipa,

- todos os jogadores devem servir 2 vezes, alternadamente. O jogador A1 serve 2 vezes para o jogador B1. O jogador B1 serve 2 vezes para o jogador A2. O jogador A2 serve 2 vezes para o jogador B2. O jogador B2 serve 2 vezes para o jogador A1, e assim de seguida.

O QUE NÃO DEVE FAZER...

ténis de mesa ping pong
... AO LONGO DA PARTIDA.

O ponto será perdido por um jogador nos seguintes casos: - o jogador deixa a bola ressaltar mais do que uma vez no seu próprio campo,
- a sua raquete toca a bola várias vezes na mesma pancada,
- a bola não toca o campo do adversário,
- o jogador desloca a mesa enquanto joga,
- o jogador toca na mesa com a sua mão livre,
- o jogador joga uma bola no ar,
- o jogador relança a bola que vem de ressaltar sobre o lado da mesa.

ténis de mesa ping pong regras

QUANDO OS LAGARTOS DOMINAREM O MUNDO

ou O TRIUNFO DO SANGUE-FRIO. 

Um último conselho antes de pegar na sua raquete: mantenha o sangue-frio!  No início, será por vezes difícil de fazer a bola tocar na mesa. Durante as primeiras 2 ou 3 sessões, privilegie as trocas de bola, sem o objetivo de marcar pontos. "Keep it in play", como se costuma dizer. Não tenha pressa em experimentar os smashs, os top-spins e outros efeitos, ou ainda se arrisca a ficar enervado e enervar o seu companheiro de treino/jogo. O seu primeiro objetivo: manter-se calmo para reenviar a bola. Progride muito (muito) rapidamente e, no dia em que entrar num clube, irá descobrir que esse sangue-frio pode fazer toda a diferença num jogo.  Enquanto espera por esse dia, não se esqueça que todas as regras desta página são regras académicas de ping pong; se joga num meio não oficial, não hesite em adaptá-las para criar o seu próprio ping pong!

thomas schouteeten

Thomas SCHOUTEETEN  

Comunication Leader - Ténis de Mesa  

Jogador de free ping pong, adapto as regras ao meu terreno favorito: a mesa small (1/3 de uma mesa standard). Cada pausa e cada encontro são uma oportunidade para pegar numa raquete.
E entre duas trocas de bola, pode encontrar-me num campo de squash, de andebol, ou noutro sítio, a testar novos desportos.  Keep it in play !

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSÁ-LO 

VOLTAR PARA O TOPO