AS REGRAS DA PRIORIDADE NO SURF E BODYBOARD

O surf e o bodyboard são conhecidos por serem modalidades livres. Existem todavia algumas regras da prioridade que os surfistas principiantes têm de conhecer quando estiverem na água. Essas regras visam evitar os acidentes e respeitar as ondas dos outros. A regra mais importante é, naturalmente, a do saber estar e da cortesia.

1

Regra nº 1: AS ZONAS DE BANHISTAS

É fortemente desaconselhado e proibido surfar, seja em bodyboard, surf ou SUP, nas zonas reservadas aos banhistas. Essas zonas são na maioria dos casos vigiadas por nadadores-salvadores e sinalizadas através de uma bandeira de cor. Evitar essas zonas é evitar riscos de colisão e de acidentes. 

regle_surf_baignade
2

Regra nº 2: A PRIORIDADE NA ONDA NO SURF E BODYBOARD

O surfista com a prancha de surf verde situada o mais perto possível das ondas do mar, designadas por "pico", tem prioridade em relação ao surfista com a prancha vermelha. Essa prioridade é mantida durante toda a duração da onda e os outros surfistas, como o assinalado a vermelho, não podem arrancar na onda.

regle_surf_vague
3

Regra nº 3: SINALIZAR A NOSSA DIREÇÃO NA ONDA NO SURF E BODYBOARD

Quando uma onda forma simultaneamente à esquerda e à direita, os dois surfistas têm prioridade. A regra básica é comunicar para indicar a nossa intenção de seguir para a esquerda ou para a direita. O ideal é sinalizar aos outros surfistas que pretendem surfar a mesma onda o lado para o qual nos dirigimos. Neste caso também, deve imperar a regra do saber estar e da cortesia.

regle_surf_direction
4

Regra nº 4: OS CRUZAMENTOS NO SURF E BODYBOARD

Quando dois surfistas cruzam a sua trajetória num onda que fechar para dentro, ou seja, que formar da esquerda e da direita, nenhum dos 2 surfistas terá prioridade. Neste caso, os 2 surfistas deverão sair da onda o mais rapidamente possível para evitar a colisão e, consequente, um acidente.

regle_surf_croisement
5

Regra nº 5: O REGRESSO AO PICO NA PRANCHA DE SURF/BODYBOARD

Quando acabar de surfar a sua onda e estiver a regressar ao pico, contorne sempre as ondas, sem incomodar os surfistas que ainda estiverem de pé em cima da prancha. Quando as ondas tiverem uma "linha" mais extensa, passe sempre na zona onde a onda estiver menos cavada (onde não houver surfistas em ação) para evitar qualquer risco de colisão e acidente.

regle_surf_retour_pic
6

Regra Nº 6: QUEDA NA ZONA DE IMPACTO

Em caso de quada na "zona de impacto" (a zona de rebentação da onda), não tente voltar para o pico em linha reta. Espere pela passagem das séries permanecendo na zona da espuma, segurando bem a prancha e regresse em seguida para o pico, contornando as ondas conforme indicado anteriormente.

regle_surf_chute
7

CONSELHO DE SURF E BODYBOARD:

Se por acaso não der prioridade a outro surfista de forma não intencional, é aconselhável sair da onda o mais cedo possível. Encontrará facilmente estas regras de prioridades nos painéis de acesso à praia ou nas escolas de surf.

VOLTAR PARA O TOPO