AS RAZÕES PARA PRATICAR NATAÇÃO DURANTE O INVERNO

Há que admitir que, neste inverno, em especial durante o período das Festas, a maioria de nós deixou de parte o desporto para privilegiar um único esforço físico: o fortalecimento dos nossos músculos mastigadores…

Felizmente, decidimos também arrancar o ano em força para eliminar o excesso de peso acumulado em tão pouco tempo !

Nabaiji propõe-lhe (re)iniciar a prática de natação. Porquê? Por inúmeras razões, mas sobretudo porque a natação é um dos desportos mais completos e "energívoros", que queima um máximo de calorias e contribui para o ganho de massa muscular. Eis os detalhes:

número-1

PERDER PESO E ADELGAÇAR COM A NATAÇÃO

Quer pretenda perder os quilos a mais, quer pretenda manter a linha, a natação (acompanhada de uma alimentação equilibrada, claro) é um dos desportos mais eficazes para atingir os seus objetivos.

 

A natação é um desporto que consome muita energia. Praticada regularmente a um ritmo moderado e tendo o cuidado de diversificar os exercícios, ela permite reduzir a cinzas mais de 600 calorias!

 

É assim tão simples? Vamos sem demora trocar as nossas calorias por prazer!

número-2

MODELAR OS ABDOMINAIS COM A NATAÇÃO

Farto dos excessos de comida e bebida das festas de Natal? Não se preocupe, a natação oferece-lhe um "six-pack" 100% garantido, sem indigestões.

 

A boa notícia é que todos os estilos são adequados. Bruços fortalecerá a sua cintura abdominal. Crawl e costas irão ajudá-lo a perder os “pneus”, pois solicitam os oblíquos. Mariposa é sem dúvida o estilo mais favorável para o trabalho abdominal. Não descure os exercícios de pernas, muito eficazes para tonificar os abdominais!

 

O mais importante: sem demasiado esforço, concentrando-se no seu hidrodinamismo, mantendo a postura correta do estilo e contraindo os abdominais, contribuirá eficazmemte para o ganho muscular, sem se cansar.

número-3

COMBATER O STRESS E A ANSIEDADE COM A NATAÇÃO

Depois das férias e das festas de Natal, o mais complicado não é deixar o sofá e os petiscos para voltar à rotina extenuante tão familiar do "Metro/Carro - Trabalho - Casa" ?

 

Não entre em pânico! A natação é um anti-stress comprovado e permitir-lhe-á conciliar sem dificuldade prazer e vida ativa.

 

Pela sua natureza repetitiva, ela provoca uma sensação de descontração que lhe permite esquecer momentaneamente as preocupações do dia a dia. Além disso, durante o esforço, e estando imerso no meio aquático, o corpo segrega endorfinas (hormonas do prazer) que provocam uma sensação geral de bem-estar.
 

Por fim, praticando natação à noite, o esforço suscitará uma fadiga sadia que lhe permitirá dormir melhor e beneficiar de um sono reparador significativo para o recomeço de uma jornada de trabalho.

 

E porque é boa para o moral, a natação deve ser praticada sem moderação!

número -4

MELHORAR A MUSCULATURA E A CONDIÇÃO CARDÍACA COM A NATAÇÃO

Depois deste período culinário tumultuoso, o "ganho de massa", como lhe chamamos, não foi provavelmente o que esperávamos…

 

Tentemos inverter a tendência e esculpir o nosso corpo como queremos! Suprassumo dos desportos polivalentes, a natação será parte integral da nossa estratégia de musculação.

 

Com efeito, a natação permite trabalhar de forma equilibrada e homogénea todos os grupos musculares do nosso corpo.. Cada estilo traz um benefício diferente, o que nos permitirá, ao variar os estilos, exercitar em particular os músculos que queremos desenvolver.

 

Por isso, não se esqueça de diversificar os seus treinos para trabalhar o conjunto de músculos do seu corpo, a fim de o modelar de forma harmoniosa e a seu gosto!

número -5

TONIFICAR A PELE COM A NATAÇÃO

Nada melhor para acordar e se tonificar do que atirar-se à água… Para a pele e os músculos é o mesmo!

 

Os nadadores têm a primeira vantagem de usufruir das virtudes e dos benefícios do meio aquático. A pressão da água, ao passar pelo seu corpo, provoca um efeito circulatório, massajador e drenante que contribui para a tonificação da pele e a redução da celulite.

 

Aliada a uma prática regular da natação que favoreça o trabalho das pernas, poderá desalojar a gordura acumulada e obter resultados surpreendentes no aspeto da pele e tonicidade dos músculos.

 

Então? Convencido? Pronto para tomar boas resoluções natatórias?

 

Se ainda não é o seu caso, poderá sempre mergulhar mais profundamente nos benefícios da natação lendo alguns artigos:

VOLTAR PARA O TOPO