Quais são os benefícios da corrida performance?

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PERFORMANCE?

Treinar, fazer exercícios intervalados, colocar um dorsal, atingir o seu objetivo... A corrida permite tudo isto de uma só vez! Quer se trate de um praticante de corrida comum, completamente viciado ou consoante o dia, a vontade existe e convida à assiduidade. Os benefícios da corrida deixarão de ser um mistério para si!

A ignorância conduz por vezes a julgamentos precipitados... como superar os preconceitos quando se trata de demonstrar ao maior número possível de pessoas os benefícios da corrida? Além de ser inúmeros, contribuem para a boa saúde desta prática desportiva praticada por milhões de pessoas em todo o mundo. Existe algo para todos, mas alguns benefícios são universais e fontes inesgotáveis de motivação. Está ansioso por saber mais? Siga-nos!

número 1

CORRER PARA SUPERAR-SE

Ultrapassar os seus limites, chegar ao seu objetivo, sentir o suor escorrer, sensações fortes que o motivam a seguir em frente. Desfrutar de um momento verdadeiramente dedicado à superação pessoal, um acontecimento chave que não se deixa escapar muitas vezes. Os ritmos variam de acordo com os treinos, mas o objetivo permanece intacto: evoluir, gastar as energias. A corrida em estrada é um exercício que nos ajuda a fugir à rotina e que exige uma organização minuciosa para uma prática com a frequência desejada. Esta sensação de lufada de ar fresco permite aos praticantes fazer a sua vida, cumprir as suas responsabilidades profissionais e pessoais, dando-lhes energia para irem além destas vertentes.

número 2

CORRER PARA MELHORAR A AUTO-ESTIMA

A nossa força mental é alimentada por coisas diferentes e reforçá-la faz parte das nossas vidas diárias. Mentalizar-se da situação, conseguir enfrentar os nossos medos e compreender que enfrentar as dificuldades pode ser benéfico para nós são ações que contribuem para a nossa maturidade.

A corrida provoca várias emoções, como ser posto à prova durante os treinos, mas também aumenta a autoestima ao sermos duramente solicitados e percebermos que estamos à altura! O desporto exige esforço, concentração e regularidade. É preciso motivação e força de vontade para seguir um plano de treino. O resultado só pode motivar o praticante a continuar, visto que contribui para o reforço da autoestima, o que vale ouro (como uma espécie de medalha, ou conseguir terminar uma determinada corrida!) .

 

número 3

CORRER PARA UMA BOA SAÚDE

Cuidar da saúde, do corpo, fortalecer os músculos, saber quando deve parar para descansar. São estes os reflexos necessários para praticar a corrida enquanto escuta o seu organismo. A sessão de treino exige um esforço considerável ao organismo. Devemos criar rituais para conseguir a performance desejada no dia D e para que as pernas consigam enfrentar o desafio tão esperado. O sucesso de uma corrida implica necessariamente uma boa gestão do esforço, além de um planeamento completo. Para ser completo, deve contemplar o esforço, a recuperação, a dieta mais adequada e muitos outros aspetos que podem não ser evidentes! A saúde física também contribui para o equilíbrio da mente, que se liberta durante as sessões de corrida.

número 4

A CORRIDA REFORÇA A MENTE

Quanto ao equilíbrio mental... requer atividades completamente distintas para ser exercitada! O equilíbrio mental pode ser entendido como a perseverança. Ou seja, nunca desistir de nada, saber ir até ao limite do esforço... A corrida de estrada permite treinar intensamente para desenvolver um espírito lutador após uma série de sessões. Esta mentalidade desportiva também é útil para a vida profissional ao ajudar-nos a perseverar e lutar por projetos em que acreditamos. A intensidade conferida aos treinos em estrada contribui para o equilíbrio da mente. O corpo e o espírito aprenderão gradualmente a superar os seus limites físicos e mentais e saberão responder a solicitações mais exigentes visto terem sido treinados para tal!

número 5

CORRA PELO PRAZER

Este conceito deve ser assimilado em toda a sua dimensão! Na verdade, deve usar-se e abusar-se do mesmo... A corrida representa evasão, liberdade, esforço, reunião, partilha, descoberta. Tantos motivos para começar, recomeçar, continuar a treinar, convidar outras pessoas à sua volta para sentirem os efeitos! A prática desportiva permite o soltar de amarras necessário à recuperação da energia. Basta uma pequena corrida para recuperar o ânimo?! É exatamente isso! Aventurar-se no exterior dá ao corpo e ao espírito a possibilidade de perder o fôlego e concentrar-se num único aspeto: as suas sensações. Sentir o estado em que nos encontramos quando percorremos distâncias, descemos encostas, subimos a cadência de corrida...

A corrida tem o seu lado emotivo: a alegria de treinar em grupo, a impaciência de colocar-se na linha de partida, a deceção de não ter cumprido o seu objetivo. A escuta das sensações será sempre essencial ao contribuir para o respeito do seu corpo. É fundamental preservar os benefícios da corrida, tendo-os sempre presentes na sua mente e nas suas pernas.

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