PREPARAR A SUA CAMINHADA NA NATUREZA : OS NOSSOS CONSELHOS ANTES DA PARTIDA

Logo header como escolher skis de fundo

PREPARAR  A SUA CAMINHADA NA NATUREZA : OS NOSSOS CONSELHOS ANTES DA PARTIDA    

Seja qual for a estação, é sempre muito importante preparar corretamente a sua caminhada na natureza: tanto o seu equipamento como o seu itinerário. Isto ainda é mais essencial quando deseja partir numa estação com tempo mais incerto. Mesmo quando se trata de uma caminhada de um dia ou de meio dia, impõe-se uma boa preparação: ponto do tempo, escolha do itinerário e do seu material.

Preparar a sua caminhada - foto tempo
número 1

ESTUDE O TEMPO DE FORMA PRECISA

Antes de cada saída de montanha, é importante ver o tempo ao pormenor. Um sol radiante no ponto de partida da sua caminhada pode esconder um tempo mais húmido no trajeto.
Para completar os dados básicos relacionados com os imprevistos do tempo (chuva, nevoeiro, vento, etc.) e com a temperatura, veja na hora do amanhecer e do pôr do sol. A partir do fim do mês de agosto, os dias ficam mais pequenos e é noite mais cedo do que pode crer, é então essencial prever um itinerário que lhe permita estar de volta antes que anoiteça ou estar equipado para isso.
Então, mesmo que tenha previsto voltar antes do pôr do sol, leve sempre um frontal na sua mochila.

preparar as sua caminhada - itinerário
número 2

ESCOLHA O BOM ITINERÁRIO...PARA SI!

Porque não partir com conselhos de amigos, mas cuidado, certifique-se que estes amigos têm uma condição física similar à sua ou poderá encontrar-se com dificuldades.
- Antes de partir, avalie corretamente a dificuldade do percurso, vendo a distância a percorrer e o desnível, a altitude, a presença de passagens delicadas.
- Veja também as cotações de forma a caminhar ao seu nível.
- Ao mesmo tempo, preveja locais para pausas, os abrigos, as pousadas etc... onde poderá ficar algumas horas ou passar a noite, consoante as suas necessidades.
Ao antecipar a sua presença no seu itinerário, poderá gerir melhor o seu esforço. - Parte com crianças? Não negligencie este ponto, até à adolescência, as crianças têm algumas dificuldades para gerir o seu esforço. Correm o risco de se cansar rapidamente e de serem menos cooperativas para o regresso. Proponha então pausas regulares e pense, claro, em adaptar a duração da caminhada aos mais novos.

Mais do que a distância, é o desnível que cria a dificuldade de uma caminhada na natureza.
Uma caminhada longa num terreno sem desnível apresentará uma dificuldade menor do que uma caminhada mais curta mas com um desnível importante, assim cuidado, o caminho mais curto nem sempre é o mais fácil.
Caso tencione caminhar durante vários dias e dormir em abrigos, numa pousada ou em parque de campismo, assegure-se que estes ainda estão abertos. Além disso, alguns abrigos são muito rudimentares depois do verão passar e onde necessitará ter o seu próprio equipamento, daí a importância de ter informações corretas a montante.
Por fim, caso caminhe com crianças, privilegie um terreno que não seja demasiado escorregadio ou escarpado. Pense por exemplo nas florestas, que lhe permitirá estar mais abrigado da chuva e encher, ao mesmo tempo, o seu cesto de cogumelos!

prepare a sua caminhada - dormida
banner caminhada bússola
número 3

PARTA BEM EQUIPADO

Nunca parta sem ter pelo menos um mapa e uma bússola consigo, até porque a marcação no outono e no inverno não está sempre em bom estado e que a chuva ou o nevoeiro a podem esconder. Assim, um mapa cartográfico, topoguia, GPS ou aplicação de trekking via smartphone devem obrigatoriamente encontrar um lugar no seu equipamento. Eis dois artigos que deveriam interessá-lo caso não tenha a certeza de saber entender um mapa cartográfico ou caso não saiba como utilizar uma bússola.

Quanto ao seu equipamento, deve estar adaptado ao tempo e ao local da caminhada. Será por vezes confrontados com um terreno húmido e com chuva.
Privilegie então um calçado com sola com pitões para uma melhor aderência. Precisa também de roupas respiráveis, quentes e alguma coisa para se cobrirem em caso de intempéries
Um par de bastões pode ser útil, nomeadamente para ajudá-lo a guardar o equilíbrio num solo escorregadio ou para sondar um terreno pantanoso.

preparar a sua caminhada - calçado

Lembre-se também de levar: uma frontal, uma manta de sobrevivência, água e barras de cereais para nunca ser apanhado de surpresa.
Leia o nosso artigo acerca dos objetos essenciais a levar na sua mochila para ter a certeza de não esquecer nada.
E claro que se fizer uma pequena pausa, faça com que não fique qualquer vestígio da sua passagem. Assim, os praticantes de caminhada seguintes poderão desfrutar também da beleza do local e os animais não serão perturbados por elementos estranhos no seu meio ambiente.

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO