A PRÁTICA DA CORRIDA NA PRAIA

A PRÁTICA DA CORRIDA NA PRAIA

Todos os verões, muitos dos nossos clientes passam as férias perto do mar. Por que não aproveitar este cenário idílico para desfrutar dos prazeres de uma corrida pela praia? Um campo de treino muito interessante quer para o praticante de corrida ocasional, quer para o de nível intermédio.  

número 1

PARA RECARREGAR AS BATERIAS

A menos que viva junto ao mar durante todo o ano, a prática da corrida na praia permite-lhe desfrutar de um ambiente prático e propício à fuga e à renovação constante. Esta prática varia consoante as marés e a hora do dia. Ideal para recarregar as baterias e encontrar os itinerários habituais com renovado prazer.

 

número 2

PARA SE FORTALECER

Correr na areia exige um esforço muscular mais completo e intenso do que correr na estrada ou em caminhos. Esta é uma excelente forma de fortalecer os músculos, em particular os gémeos e os quadríceps. Pode até tentar experimentar correr com as pernas submersas até meio dos gémeos. Irá notar a surpreendente resistência criada pela água!

número 3

PARA FORTALECER OS TORNOZELOS!

Correr na areia, ou seja, em piso instável ajuda a fortalecer os músculos que estabilizam os tornozelos. Este exercício é útil para o praticante de corrida na estrada com tendência a ignorar este exercício. Os praticantes de trail também irão desfrutar de uma praia de seixos ou de rochas.

A realização da sua PFG (preparação física geral) na areia exercita a sua proprioceção (perceção do seu corpo em movimento) ao mesmo tempo que proporciona atividades educativas essenciais.

número 4

PARA AMORTECER OS CHOQUES

A corrida em piso macio contribui para a redução dos choques que se sentem claramente na corrida em estrada. Uma alternativa que irá apreciar ainda mais se padecer de males como a periostite.

 

número 5

PARA FAVORECER A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Já que se encontra junto do mar, seria uma pena não fazer uma incursão de alguns centímetros na água fresca. Não hesite: será excelente para a circulação sanguínea. Também irá sentir uma agradável sensação de frescura, sempre agradável com temperaturas mais elevadas. Neste caso, tente correr descalço para desfrutar do máximo de sensações!

PARA AVENTURAR-SE EM SESSÕES TEMÁTICAS

A sua praia prolonga-se por um caminho de montanha ao longo da costa? Isso é perfeito para sessões de fartlek, sempre divertidas e eficazes. Também poderá optar por caminhadas curtas pelas dunas, uma prática particularmente exigente.

 

Resumidamente, a corrida pela praia tem muitas vantagens, desde que se respeitem determinados princípios:

 

 

GARANTA ALGUMA PROGRESSIVIDADE

O princípio da progressividade aplica-se sempre na corrida e, por conseguinte, na corrida pela praia. De facto, embora o piso mole reduza os impactos, tem tendência a esticar o tendão de aquiles. Correr descalço também representa uma mudança importante para o seu corpo que pode provocar lesões. Por isso, opte pela corrida na praia com moderação, faça alguns percursos descalço, mas não toda a sessão, especialmente se não estiver acostumado ou se recear patologias tendinosas.

 

VARIE AS ZONAS

Em qualquer praia, certamente já reparou que existem diferentes tipos de piso: a areia seca e macia e a areia molhada, mais ou menos consistente. A areia molhada deve ser o seu terreno favorito. É um piso que permite uma transição para os pisos duros a que está mais habituado. A areia macia é muito exigente e provavelmente não conseguirá realizar a totalidade da corrida neste tipo de piso.

ATENÇÃO AOS ACIDENTES

Já concluímos que a praia é perfeita para correr descalço. No entanto, deve ter atenção ao local onde coloca os pés. Não é raro deparar-se com pedras aguçadas ou conchas cortantes que podem estragar o prazer da corrida ao longo da costa.
Se atravessar uma zona de rochas, mantenha-se muito atento às condições de aderência, as quais podem mudar repentinamente, especialmente na presença de algas.

ATENÇÃO AOS GOLPES DE CALOR

No verão, as temperaturas podem subir rapidamente, tornando a corrida na praia uma atividade refrescante. No entanto, não se esqueça de trazer água para poder hidratar-se regularmente. Proteja também a sua pele, aplicando pelo menos protetor solar ou usando vestuário anti-UV. Estes são refletidos pela areia e pela água.

Por último, evite correr quando as temperaturas atingem o seu valor máximo, entre as 12 e as 16 horas.

 

A praia é um terreno de prática muito atrativo para qualquer praticante de corrida, quer procurem divertir-se ou realizar um exercício específico. Basta seguir algumas regras simples para tirar o máximo partido desta prática.

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