OS BENEFÍCIOS DO GOLF

Alcançar um buraco de 10,8 cm de diâmetro a 500 m é uma ilusão. O golfe coloca-o perante desafios e todos os dias o seu jogo vai ser diferente.

Tome a sua posição no drive. Joelhos moderadamente fletidos, costas direitas e queixo levantado. Depois, o taco, as mãos, os braços, os ombros unem-se para desencadear a pancada. Caminha então até à bola e continue a estudar o percurso, a topografia, os bunkers.

Se calhar não sabe, mas a partida de golf otimiza a sua saúde mental e física.

benefícios do golfe

Passar ao estado verde

Tirar partido do ar livre

Fazer um percurso sob um sol generoso, no meio de verdes, elevações e planos de água não é um programa nada desagradável. Os golfistas compreendem isso. Além disso, a exposição ao sol é uma importante fonte de vitamina D, bem conhecida por reforçar os ossos e o sistema imunitário, com propriedades contra o cancro e as doenças cardiovasculares. Por outro lado, fazer swings seguidos ao som de pássaros a chilrear é uma boa forma de esquecer tudo o que tem que ver com a palavra «stresse».

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Partilhar bons momentos

Fair play e convivialidade

Não encarar o parceiro de jogo como um adversário a aniquilar. É este um dos encantos do golf. No green, o espírito de competição desvanece-se perante a ideia da partilha e da convivialidade. Em família ou entre amigos, os praticantes de golf gostam de conversar ao longo do percurso e participam assim na dimensão social do desporto. Ocasião para os praticantes de todas as idades se encontrarem, partilharem e quem sabe prevenir problemas de saúde através das suas interações e desempenhos.

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Desenvolver a capacidade de concentração

Autocontrolo

Quando iniciamos o putt, a dispersão mental não é boa conselheira; procure antes um estado de espírito como o de um sacerdote em meditação. Ou então, de forma mais leve, mobilize a atenção necessária à correta execução de um gesto que requer coordenação, fluidez e equilíbrio. O cérebro, no centro destes mecanismos, aproveita o elevado nível de concentração necessário e vê aumentadas as suas capacidades. Mas não basta uma bela pancada, é preciso ser regular, ser capaz de a reproduzir. Para isso é precisa uma dose de autocontrolo.

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Gastar energias

Tonificar o corpo

Não pense que o seu corpo vai descansar de tacos na mão. Bem pelo contrário. Para um percurso de 18 buracos, é necessário um esforço fracionado e moderado ao longo de quase 9 km. Os músculos solicitados são principalmente os membros inferiores, devido ao caminhar, mas cada swing implica a rotação do tronco e os abdominais, os ombros, os braços e os antebraços devem trabalhar suavemente para reunir potência e precisão. Compreenderemos melhor por que razão um praticante de golf consome em média 375 calorias por hora.

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Reforçar a saúde

Trabalhar a resistência

Quando acaba de iniciar uma sessão de golf que irá durar 4h30, a resistência entra em jogo e os benefícios da caminhada far-se-ão sentir. A sua saúde aproveita para realizar as suas repartições pulmonares, vasculares, articulares e musculares. A pressão arterial e o nível de colesterol diminuem, os riscos de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral amenizam-se, a artrose é combatida e o prazer de se fazer bem a si mesmo está necessariamente presente.

Não são indicadas contraindicações de relevância à prática do golf. Prepare-se com alongamentos e musculação ligeira. Os principiantes deverão preferencialmente frequentar algumas aulas, para evitar más posturas e lesões.

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