O futsal faz sala cheia!

Lúdico, acessível, benéfico para o físico e o espírito. O futsal é o futuro, a escola dos génios, o futebol da geração Alpha.   Amigos, chegou a altura de iniciar-se no futsal. Este desporto de pavilhão, protege-o das condições meteorológicas adversas. Possui benefícios imediatos na sua condição física e intelectual. E, sobretudo, permitirá manter-se atual, uma vez que o seu próprio filho irá escolhê-lo para a sua equipa depois da escola.

futsal crianças
1

O futebol das futuras estrelas

Está cativado pela destreza com que as crianças manipulam o tablet? Espantado pela sua facilidade com os videojogos? Não vai acreditar no que a nova geração é capaz de fazer num campo de futsal. Nas pisadas dos seus ídolos, estes nossos traquinas aperfeiçoam, sem descanso, a sua técnica e a ciência do jogo. Criado em 1930 no Uruguai, o futsal é há muito tempo uma passagem obrigatória para as futuras estrelas sul-americanas. Na Europa, sem surpresas: a Espanha, adepta dos passes curtos, está à frente. Mas nos recreios da escola e nas salas de desporto também, a revolução está em marcha.

A disciplina entrou nos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) em 2018 e está em plena ascensão. Exige as qualidades de um jogador de futebol completo. Por isso, para competir em termos de vivacidade, técnica e pequenos espaços com a geração de 2010, é urgente começar. E não é de fiar na tradução literal de “futebol de salão”: sem tréguas, sem descansos, no futsal a ação é permanente.

futsal futebol de salão
futsal futebol de salão

Cinco amigos e é tudo muito rápido

Um jogo de futebol de campo, depois de um dia de trabalho é, por vezes, complicado de organizar, sobretudo no inverno. Filipe tem que entregar um relatório importante, Matilde está numa reunião anual, João tem que ir buscar os gémeos à escola e, para além disso, está a chover. Vamos acabar por fazer um jogo de matraquilhos com o Manuel.

O futsal é um desporto de prazer que se joga a 5: um guarda-redes e quatro jogadores de campo. Basta anunciar vigorosamente no open space: “Amanhã futsal contra a contabilidade, sou guarda-redes, preciso de quatro jogadores de bola!”. Se costuma ser bem sucedido, não entre em pânico, tem direito a ilimitadas substituições que poderá fazer durante todo o jogo!

futsal futebol de salão
futsal futebol de salão

Desenvolva o seu físico de super-herói

A prática do futsal, com poucos tempos mortos e muita intensidade, permite desenvolver o sistema cardiopulmonar e melhorar a sua resistência. Além disso, a sua concentração e tomada de decisão aperfeiçoam-se jogo após jogo.  

Para começar no futsal, não é necessário ter uma estatura de líbero e uma grande distensão, os pequenos gabaritos até têm vantagens! O centro de gravidade sendo mais baixo, mudam de direção mais rapidamente e as pernas curtas são práticas para rematar instantaneamente (gesto eficaz no futsal). Globalmente, neste desporto, as bolas aéreas são ineficazes e o jogo rasteiro é o mais benéfico.

futsal futebol de salão
futsal futebol de salão

Mude a tática mais rapidamente do que a sua sombra

Se as táticas individuais são parecidas às do futebol, cada jogador deve dominar todas as posições e jogar tanto ao ataque como à defesa. Cada fase de jogo está articulada em torno de um gesto: linha lateral, livre, canto ou lançamento de guarda-redes poderão ter uma tática associada.  

As táticas coletivas são específicas ao futsal e devem ser assimiladas por todos para poder fazer os ajustes necessários durante o jogo. Desde o início das competições, aos seis ou sete anos, o jogador de futsal aprende os sistemas de jogo. 3-1, 2-2, losango, sistema em T, quadrado e Y invertido. A equipa poderá adaptar a sua formação várias vezes durante o jogo.

futsal futebol de salão
futsal futebol de salão

Um por todos e todos por um

O futsal, também é sentir o cheiro do pavimento, verem-se como os 5 mosqueteiros e criar um bloco durante duas partes de vinte minutos, onde cada um mostra o seu sentido de sacrifício e a sua polivalência. O espírito de equipa é fundamental. Mesmo os erros vão para o pote comum. Seis faltas contra a sua equipa numa das partes e está a conceder um livre direto a nove metros da baliza.  

Com cinco em campo, os esforços para ajudar os colegas de equipa são indispensáveis. Toda a gente está no mesmo barco. Existem muitos poucos feitos individuais, os golos são fruto de ações coletivas. E não entram em jogo ajustes de contas com o serviço de contabilidade com recurso a placagens ou faltas grosseiras. O futsal é um desporto não-violento na sua essência: as placagens são proibidas e os atos antijogo sancionados. Temos a certeza de que as crianças já compreenderam isto bem. Prazer, vivacidade, técnica, tática e espetáculo: o futsal é um desporto de prazer intenso. Por isso, não se esqueça de fazer um aquecimento e, depois do esforço, pense em alongar e contar-nos a sua experiência no futsal

VOLTAR PARA O TOPO