O tapete de Pilates

O Pilates é um desporto de "bem-estar" que se baseia no fortalecimento dos seus músculos profundos. Os exercícios são frequentemente realizados em posição sentada ou deitada. O seu tapete será assim o seu aliado no conforto!    

O Pilates é uma prática desportiva de reforço muscular que conjuga forma e relaxamento. Pratica-se essencialmente no chão. Para praticar com todo o conforto, é aconselhável que utilize um bom tapete.  

eu pratico com um tapete

TAPETE: O SEU ALIADO DE CONFORTO E SERENIDADE

Os músculos abdominais, glúteos e dorsais são solicitados na maioria dos exercícios de Pilates. Deve também manter uma boa postura durante toda a sua sessão. O seu tapete irá cuidar das suas costas e das suas articulações, graças ao amortecimento dos seus apoios, garantindo-lhe assim conforto e serenidade.

 

QUE TAMANHO, ESPESSURA E RESISTÊNCIA ESCOLHER PARA O MEU TAPETE?  

Para escolher bem o seu tapete, tenha estes aspetos em consideração: o tamanho, a espessura e a resistência ao desgaste.

1. AS DIMENSÕES Para evitar fazer os exercícios parcialmente no chão, escolha um tapete com um comprimento superior à sua altura.

2. A ESPESSURA A espessura do seu tapete é fundamental: 10 milímetros ou mais! São suaves ao toque e flexíveis, porque são fabricados a partir de espuma. Um tapete de Pilates espesso isola-o do calor, do frio ou da humidade do solo. Os exercícios em posição alongada serão mais confortáveis e o tapete irá absorver os seus apoios de forma a não traumatizar as suas articulações.

3. A RESISTÊNCIA AO DESGASTE O tapete é o elemento incontornável da prática do Pilates, pelo que terá um grande uso: Escolha acima de tudo um tapete que resista à prática frequente e repetida dos exercícios! 

Não se esqueça de que o Pilates se pratica descalço, logo prefira materiais antiderrapantes para não escorregar.  

TAPETE DE PILATES VS TAPETE DE YOGA    

No Pilates, necessita de conforto e de ficar isolado do solo. O yoga, pelo contrário, não requer necessariamente um tapete espesso, mas sim um tapete muito aderente, para as posturas de equilíbrio.

COMO CUIDAR DO MEU TAPETE?    

No que respeita à higiene, lembre-se de limpar o seu tapete regularmente. Opte por um pano húmido com um pouco de vinagre branco.

 

 

TAPETE DE SOLO

COMO GUARDAR O MEU TAPETE?    

Para evitar a deformação do seu tapete depois da utilização, enrole-o e não coloque nada em cima dele.

Está agora pronto a iniciar uma sessão de Pilates. Esperamos que faça uma boa descoberta do Pilates e que cuide bem de si!
foto elena

ELENA

Equipa de comunicação, DECATHLON PILATES

“Praticante de Pilates há um ano, tenho completa noção dos benefícios para o meu corpo e a minha mente no dia a dia: melhor postura e menos dores nas costas, maior flexibilidade, tonificação da minha faixa abdominal, sensação de bem-estar... atualmente não consigo viver sem o Pilates!”

 

ESTES CONSELHOS PODEM IGUALMENTE INTERESSAR-LHE 

Conselhos
Está mesmo decidido a retomar a sua forma física! Aproveite esse entusiasmo e vá em frente!
VOLTAR PARA O TOPO