Escolher o primeiro calçado de caminhada para criança

Logo header como escolher skis de fundo

ESCOLHER CORRECTAMENTE O PRIMEIRO CALÇADO DE CAMINHADA DE CRIANÇA

Para a criança fazer caminhadas, há que, em primeiro lugar, escolher o melhor calçado para ela. Importa ter em conta 3 critérios: a sola, o conforto e o suporte.

Escolher o primeiro calçado de caminhada para criança
número 1

UMA SOLA MALEÁVEL, MAS SOBRETUDO TÉCNICA

Na aprendizagem da marcha, é primordial que o pé sinta o chão e que estabeleça pontos de referência de equilíbrio. Para tal, garantindo sempre um determinado grau de conforto, é melhor privilegiar uma sola mais maleável e pouco espessa

Para uma boa aderência, é conveniente escolher uma sola com entalhes, de preferência de borracha, que proporcionará segurança e confiança em caminhos ou terrenos.

Não escolha calçado com arco plantar: este irá formar-se sozinho à medida que o pé vai ganhando músculo com a marcha; não é preciso dar-lhe um suporte artificial.

 

 

número 2

CALÇADO CONFORTÁVEL

Um bom calçado para andar deve proporcionar um volume suficiente ao nível dos dedos dos pés.

Como nos adultos, privilegia-se o calçado com proteção antipedras para proteger o pé das pedras, bem como materiais respiráveis, como o couro, que absorvem e eliminam a transpiração, evitando assim «macerar» o pé.

Escolher o primeiro calçado de caminhada para criança
número 3

UM SUPORTE CORRETO DO PÉ

A estabilidade da marcha será garantida, por um lado, pela sola e, por outro, pelo cano (parte superior do calçado). Privilegie um cano alto, ou seja, subido na zona dos tornozelos e com atacadores tradicionais, para um suporte ímpar. Deixe as bandas autoaderentes para o dia a dia.

A estes elementos essenciais pode associar-se uma questão complementar: se o calçado deve ou não ser impermeável.

Embora seja raro sair para caminhar com chuva, os nossos pequenos terão sempre vontade de pôr os pés numa poça de água que lhes apareça no caminho! A maioria dos couros utilizados no calçado de caminhada têm já um tratamento de resistência à água, ou seja, repelem a água, ou estão equipados com uma membrana imper-respirável. No entanto, no verão, recomendamos antes o calçado aberto, para garantir o conforto e a eliminação da transpiração.

Para estar bem equipado:

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

Conselhos
Como vestir uma criança que levar consigo numa caminhada - teaser
Se o levar num lenço ou marsupial, o bebé fica junto ao seu corpo, fica protegido do vento e o porta-bebé forma já quase uma "camada" de roupa. Deixe-o então de body ou t-shirt de tecido leve e respirável. Lembre-se sobretudo de tapar o corpo ao máximo (braços, pernas, peito dos pés…) para o proteger do sol; já para não falar dos itens obrigatórios: chapéu e óculos de sol!
Conselhos
Caminhar com uma criança - teaser
Tenha o cuidado de consultar com atenção o mapa e os desníveis, e até mesmo experimentar o itinerário. Aproveite para verificar a orientação e escolha de preferência trilhos com sombra no verão – assim, a família poderá ficar num lugar fresco e as pausas serão mais agradáveis.
Conselhos
Escolher óculos de sol para crianças - teaser
Os olhos das crianças são frágeis e em pleno processo de formação até aos doze anos. Por essa razão, deve protegê-los… Mesmo que os mais pequenos não queiram no início. Para facilitar a difícil fase de aceitação dos óculos de sol, certifique-se de que escolhe um par de óculos adaptado ao rosto, às necessidades para que a criança esqueça que os está a usar!
VOLTAR PARA O TOPO