logo_decathlon

EQUIPAR-SE COMO DEVE SER PARA PEDALAR DE NOITE

Não se sente totalmente à vontade quando anda de bicicleta de dia e menos ainda quando pedala de noite?

Não se preocupe, o seu receio é natural e existem soluções! As soluções são acessórios concebidos para que possa pedalar em total segurança, mesmo na obscuridade.

8486893

Ver e ser visto

Quando compra uma bicicleta, esta vem equipada com luzes à frente e atrás, assim como com refletores nos pedais e nos raios. É o mínimo necessário, mas é o suficiente para uma utilização de dia e em locais iluminados. Se circula regularmente em estradas não iluminadas ou com fraca iluminação ou se sente necessidade de ganhar confiança quando pedalar à noite, pode complementar estes elementos indispensáveis com outros acessórios. Uma luz eficaz deve permitir-lhe ter uma excelente visão da via onde circula e fazer com que esteja perfeitamente visível para os outros utentes da estrada. Para ver melhor, deverá instalar uma luz à frente e para ser melhor visto, deverá instalar uma luz atrás. Para ambos os casos, o difícil será escolher a melhor solução em função da sua prática de bicicleta.  

Soluções adaptadas a todas as necessidades

A escolha dos seus acessórios de iluminação será feita em função do ambiente onde circula, dos percursos e da sua frequência. Se pedala à noite em situações excecionais, por exemplo, fazendo trajetos curtos, um conjunto de luzes LED de rápida fixação será a opção mais indicada. Se, pelo contrário, pedalar frequentemente mais tarde ao fim do dia ou muito cedo de manhã, opte por luzes de fixação permanente e privilegie talvez luzes de dínamo, que oferecem uma autonomia ilimitada. Para o campo, invista num modelo com bateria recarregável, que terá normalmente uma iluminação mais potente. Na cidade, as luzes a pilhas poderão ser mais do que suficientes. Se sentir que, apesar de tudo, não está suficientemente visível para sinalizar a sua presença para os outros utentes da estrada, poderá optar por luzes intermitentes: são muito eficazes!

8396511
 8542455

Adaptar a sua roupa

A bicicleta já está bastante visível e o ciclista já vê bem. Mas para ser visto mais facilmente e poder ser identificado de forma mais segura de noite, é também importante usar acessórios próprios. O uso de um colete de visibilidade é fundamental quando se desloca em ambientes de maior obscuridade. Visto que não tem mangas, poderá completá-lo com braçadeiras de visibilidade, que têm a vantagem de sinalizar aos outros utentes da estrada o lado para o qual tenciona virar! Existem ainda casacos com bandas refletoras integradas: são mais práticos e também mais bonitos! Para a parte de baixo do corpo, não hesite em colocar fixações de calças refletoras e, se a sua mochila tapar o colete, leve uma faixa de visibilidade ou uma capa de mochila.

Com luzes adaptadas à sua prática e que transmitam segurança e com acessórios de vestuário de segurança, poderá pedalar sem preocupações todo o ano, com todas as condições meteorológicas e em qualquer hora!

Como escolher um porta criança para a bicicleta

Mário Gomes

DESPORTISTA CONSELHEIRO

Tem sugestões, ou necessita de mais conselhos? 
Não hesite em contactar-me!

VOLTAR PARA O TOPO