Logo header como escolher skis de fundo

DESCUBRA OS ESSENCIAIS DO ACAMPAMENTO

Seja qual for o seu destino, aqui encontra o nosso artigo que o(a) vai ajudar a escolher a tenda e os acessórios de acampamento mais adequados para si.

número-1

O SACO-CAMA

Deve ser leve e compacto. O ideal é escolher um enchimento com penas que combina compacidade e calor. Vai beneficiar assim de um bom fornecimento de calor com a mínima ocupação de espaço.  Com forma sarcófago, fica mais justo ao corpo para que a superfície a aquecer seja mínima em comparação com um saco-cama retangular; o capuz permite reduzir a perda de calor pela cabeça. Tenha também em atenção o isolamento térmico. Este reflete a temperatura de conforto, aquela em que não sente frio nem calor. Depende da sua resistência ao frio, do seu equipamento (nomeadamente, um colchão que isola do chão), da sua roupa e das condições climáticas (humidade, vento, frio,etc).

número-2

O COLCHÃO 

Inseparável do saco-cama, existe para o(a) isolar do frio e da humidade do chão. Torna a sua noite mais confortável e, consequentemente, proporciona uma melhor recuperação depois dos esforços durante o dia. Pode escolher entre um colchão de espuma (aquele que vê muitas vezes enrolado na parte de cima das mochilas dos praticantes de caminhada), um colchão insuflável e um colchão autoinsuflável. O colchão de espuma é muito leve e resistente mas pouco compacto. Já os colchões insufláveis e autoinsufláveis podem ser guardados mais facilmente numa mochila e são mais confortáveis, embora sejam por vezes um pouco pesados e frágeis. 

número-3

A ILUMINAÇÃO

À escolha: lanterna frontal ou lanterna multifunções como a lanterna de caminhada Clic da Quechua. Pode colocar-se na cabeça para iluminar o caminho mas também se pode fixar no interior da tenda, na sua roupa ou ainda na mochila. Consoante os modelos, pode usufruir de mais de 10h de autonomia.

número -4

O CONJUNTO DE COZINHA

Quanto aos acessórios, recomendamos que leve apenas o mínimo indispensável para otimizar espaço e peso. Os trens de cozinha são ideais para esta utilização. Muito compacto, os conjuntos de cozinha reúnem vários acessórios num: tacho, prato que pode servir de frigideira, garfo, colher e copo. São de alumínio, o que tem a dupla vantagem de os tornar leves e adaptados a uma utilização num fogareiro ou diretamente sobre o lume. Alguns conjuntos de cozinha possuem um difusor de calor. Localizado por baixo do produto, aumenta o rendimento e reduz o tempo de aquecimento. 

número -5

A HIDRATAÇÃO

Bolsa de água para beber diretamente enquanto caminha ou cantil: pouco importa o conteúdo, mas não desvalorize as suas necessidades de água!

número-6

OUTROS PEQUENOS EQUIPAMENTOS ÚTEIS 

uma manta de sobrevivência, um isqueiro, uma bússola, um mapa, o seu estojo de primeiros socorros, roupa quente e alimentos. Agora que tem a lista de itens essenciais para o acampamento, a questão que se coloca é a da arrumação na mochila. Para que esta etapa não seja uma dor de cabeça, mostramos-lhe como distribuir corretamente a carga na sua mochila.

VEJA OS NOSSOS OUTROS CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO