aptonia_logo_screen_white

CONSELHOS DE NUTRIÇÃO APÓS O ESFORÇO 

É fundamental fazer uma boa alimentação antes e durante o esforço, mas gerir a recuperação é ainda melhor. Negligenciada com demasiada frequência, a fase de recuperação tem contudo um papel essencial na re-hidratação, na recarga das reservas energéticas e na recuperação muscular. Tem também como objetivo a eliminação das toxinas da fadiga.

número 1

Depois do esforço: Porque é preciso recuperar?

A atividade física implica uma fadiga muscular e cansaço. A recuperação e os alongamentos permitem: - Ajuda a progredir no desempenho, - Promove a prevenção de lesões.

número 2

Depois do esforço: A prioridade é a hidratação 

Depois de um esforço, o organismo encontra-se num estado de desidratação mais ou menos acentuado. A  gravidade da desidratação depende da intensidade e da duração do esforço, da qualidade da bebida ingerida durante o esforço e das condições climáticas no dia do treino ou prova. A transpiração durante o esforço gera uma perda de água e de minerais que deve ser compensada o mais rapidamente possível. A re-hidratação é o primeiro objetivo da recuperação. Recomendo a utilização de uma água bicarbonatada para proporcionar um líquido alcalino ao organismo, o que ajudará a eliminar os resíduos ácidos acumulados durante o esforço.

número 3

Depois do esforço: o inevitável: a «reposição de açúcar»

Depois de um esforço, as reservas energéticas estão bastante em baixo, pelo que é necessário reconstituí-las. Para tal, deve ser garantida uma ingestão rápida de hidratos de carbono. O ideal é repor as reservas no período de uma hora após o esforço, ingerindo alimentos com hidratos de carbono.

2 soluções:

- Ingerir alimentos prioritariamente com hidratos de carbono simples: pastas de fruta, nougats, frutos secos, compotas…

- Ingerir uma bebida isotónica

número 4

Depois do esforço: não esquecer: as proteínas

A sua função é acelerar a reparação muscular. Devem ser consumidas no período de uma hora após terminar o seu exercício. Dê preferência a uma proteína Whey, uma proteína de assimilação rápida. Quanto maior o seu teor de BCAA, os aminoácidos da recuperação, maior será absorção de proteína pelo seus músculos.

número 5

Depois do esforço: a bebida de recuperação

A bebida de recuperação é ideal, já que fornece tudo de que precisa para recuperar devidamente num só produto.

- Água para re-hidratar e remineralizar o organismo,

 Hidratos de carbono para repor as reservas energéticas,

- Proteínas para promover a reparação muscular.

Deve ser consumida após terminar a sua atividade.

Marie Fauchille

"Dietista-Nutricionista, da Decathlon"

ESTES CONSELHOS PODEM SER DO SEU INTERESSE 

VOLTAR PARA O TOPO