ITIWIT

COMO PRATICAR STAND UP PADDLE (SUP)?

É principiante na prática de stand up paddle (SUP), quer aventurar-se e dar os primeiros passos na água? Ajudamo-lo(a) a preparar o seu equipamento e damos os conselhos relativos a boas práticas para se iniciar com total segurança.

Perceberá rapidamente que o stand up paddle apresenta inúmeras possibilidades de descobertas e de sensações. Bem-vindo(a), embarque, será rapidamente seduzido(a) por este desporto náutico acessível a todos! 

 

 

 

número 1

QUE MATERIAL ESCOLHER PARA INICIAR O STAND UP PADDLE ?

stand-up-paddle-principiante-que-material-escolher

No início, as suas saídas serão de curta duração num plano de água calma (lago, rio ou mar). Precisa assim de estabilidade. Precisa de um stand up paddle (também chamado "sup" ou "paddle") largo e espesso. Para facilitar o transporte, pode escolher uma prancha insuflável. Este tipo de prancha cabe numa mochila grande e entra facilmente na bagageira do carro.  A tecnologia insuflável designada "dropstitch" confere uma excelente rigidez à prancha depois de insuflada na pressão indicada. Também é muito resistente aos impactosnão magoa em caso de queda no Paddle. Use sempre o leash (cordão que o mantém sempre ligado(a) à prancha) para a sua segurança, mesmo em águas planas. No caso da pagaia, basta um modelo com altura regulável em altura (para toda a família), de alumínio (robusto). Se escolher uma desmontável, vai caber no saco da prancha de sup insuflável. Por fim, não se esqueça de um colete de ajuda à flutuabilidade caso não se sinta à vontade dentro de água.  

número 2

COMO SE INICIAR NO STAND UP PADDLE?

Pronto(a) para ir para a água? Primeiro, é preciso ajustar a pagaia regulável à sua altura. Desbloqueie o sistema de ajuste, estique o braço para cima da sua cabeça e ajuste a parte regulável para que a argola (pega) da pagaia chegue até abaixo do seu pulso. Bloqueie o sistema de aperto..

Depois, o melhor é começar colocando-se de joelhos na prancha, sobretudo se a colocação na água está próxima de um pontão para evitar cair no bordo deste último. Comece a remar de joelhos e quando se sentir confortável ponha-se de pé com os ombros em frente à dianteira da prancha apoiando-se na pagaia que colocou na horizontal na prancha à sua frente. Mantenha as pernas fletidas e os pés bem afastados para conseguir um bom equilíbrio. Coloque uma mão na pega do cimo da pagaia, a outra no tubo e comece a remar orientando a pá da pagaia aberta para a frente da prancha. Tente enfiar bem a pá na água colocando-a o mais longe possível na frente e tire-a da água ao nível dos seus pés. Já está, já sabe usar o paddle!

número 3

COMO VIRAR COM UM STAND UP PADDLE?

stand-up-paddle-como-virar

Existem várias técnicas para virar em stand up paddle. Vai ver que, ao progredir, é divertido mudar de técnica para virar mais depressa, especialmente se quer vir a participar em corridas ou simplesmente andar mais depressa do que os seus amigos na água.

A técnica mais simples consiste em remar do lado oposto ao da viragem para fazer girar a prancha (remar à esquerda para ir para a direita). Quanto mais remar para a traseira do paddle, mais depressa vai virar. Esta técnica não é adequada para pranchas de passeio compridas pois demoram muito tempo a virar desta forma. A retropropulsão funciona muito melhor. Ou a viragem "surf" que consiste em recuar ao máximo para enfiar a parte traseira na água e fazer girar com um grande movimento de pagaia.

número 4

COMO PRATICAR STAND UP PADDLE COM TOTAL SEGURANÇA?

stand-up-paddle-que-equipamento-de-segurança

Quando pratica stand up paddle no mar, encontra-se geralmente no limite dos 300m de um abrigo. Nesse caso, o equipamento básico de segurança é um leash e um telemóvel que pode levar numa bolsa estanque. Pode levar também uma garrafa de água para se hidratar durante todo o percurso. Coloque o saco estanque sob o elástico à frente da prancha ou fixe-o nas correias atrás se estas existirem no seu paddle. Depois, é essencial que saiba que tempo vai estar durante o dia pois pode alterar-se muito rapidamente. O vento é o maior inimigo do(a) praticante de sup, especialmente no caso de rajadas frontais fortes. Nesta situação, o vento pode impedi-lo(a) de regressar ao seu ponto de partida. Não esqueça de se informar sobre os horários de maré, pois um coeficiente elevado frontal pode ser tão perigoso como o vento. Por fim, os marinheiros dizem que sentimos sempre mais frio na água do que em terra. Por isso, leve roupas mais ou menos quentes, consoante a estação, que poderá despir durante o passeio se tiver muito calor. E tenha cuidado com o reflexo do sol na água: o protetor solar, o boné e óculos garantem-lhe uma proteção eficaz.  Leve também um colete de ajuda à flutuabilidade para ficar mesmo seguro. Alguns modelos, inclusivamente, são insuflados em caso de necessidade graças a um cartucho de gás e não se sentem graças ao corte que deixa os ombros desimpedidos. Alguns possuem uma bolsa de água para que possa hidratar-se facilmente.

número 5

COMO PRATICAR STAND UP PADDLE COM AS CRIANÇAS?

Nada melhor do que partilhar uma atividade com as crianças, certo? No caso do stand up paddle, é bastante simples. A criança deve saber nadar, estar equipada com um colete de ajuda à flutuabilidade e um fato tipo shorty porque há grandes probabilidades de cair à água muitas vezes!

Use, de preferência, uma prancha grande insuflável (amortece em caso de queda em cima da prancha) onde pode colocar a criança à frente enquanto movimenta a pagaia. Com esta abordagem suave, a criança vai rapidamente sentir a diversão do deslize e experimentar pôr-se em pé na prancha ao seu lado. Equipada com uma máscara, pode até aproveitar para admirar o fundo marinho.

Não se admire se ela quiser depois praticar sozinha como os adultos! Reduza neste caso a pagaia para o tamanho mínimo para que corresponda ao tamanho da sua criança, dê-lhe os conselhos que seguiu para se iniciar...vai ficar surpreendido com a rapidez com que vai assumir o paddle!

 

signature_jerome

JÉRÔME

Redator equipa DECATHLON  (Líder de imagem Itiwit)

Descobri o stand up paddle há 10 anos e desde então pratico diariamente na versão corrida sempre a acelerar em águas paradas ou com ondas em Hendaia mesmo ao pé do meu escritório, com o material Itiwit. Resumidamente, tenho imensa sorte, repito isto sempre que entro dentro de água....  

A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

Conselhos
benefícios-stand-up-paddle
A prática de stand up paddle (SUP) combina vários benefícios para o corpo e a mente, seja qual for o seu nível ou a intensidade da sua prática [...]
VOLTAR PARA O TOPO