Como levar o seu bebé numa caminhada?

Logo header como escolher skis de fundo

COMO LEVAR O SEU BEBÉ NA CAMINHADA ?  

A sua família aumenta mas para si está fora de questão renunciar às saídas ao ar livre… E está bem, mas deverá adaptar a sua prática ao novo membro da família, e mesmo quando o bebé já anda, por volta dos 3-4 anos, não pode esperar que ele caminhe a mais de 1 ou 2 km/h. Será imprescindível carregá-lo caso deseje continuar os seus passeios ao seu ritmo.

número 1

CARREGÁ-LO FISIOLOGICAMENTE

Privilegiado para carregá-lo no dia a dia e possível desde a mais tenra idade, respeita a fisiologia do bebé e assegura um grande conforto para a pessoa que carrega. O bebé encontra-se em posição "sentado/agachado", o peso nas suas nádegas, os joelhos fletidos mais ou menos à altura do umbigo, a cabeça bem encaixada no eixo da sua coluna vertebral.

O LENÇO DE CARREGAMENTO

Como indicado pelo nome, o sistema consiste em manter o bebé graças a um tecido especificamente concebido para ser extensível e ao mesmo tempo resistente, por meio de nós diversos.
O lenço pode ser utilizado desde a mais tenra idade e não tem limite de idade. Permite carregar em posição ventral ou dorsal e garantir um conforto máximo. No entanto, é preciso "ganhar o hábito". Cuidado, o lenço é quente e não é o mais adaptado para o verão!

 

OS PORTA-BEBÉS PRÉ-FORMADOS

Um bom meio termo entre carregamento ergonómico e comodidade. Pouco volumosos, geralmente parecem-se com mochilas, com cintos, alças e fivelas. Os modelos recentes propõem também versões "light" ou "arejadas" concebidas para as viagens ou caminhadas. O hábito apanha-se rapidamente, pois apesar de ser necessário assimilar a técnica de "carregamento", os restantes ajustes são bastante intuitivos e rápidos! Pequeno detalhe: o "carapuço" é muito prático para apoiar a cabeça da criança quando esta adormece. Contar entre 300 e 600g consoante o modelo – e a possibilidade de arrumar a mochila caso o bebé seja um super praticante da caminhada!

Como levar o seu bebé numa caminhada?

O CARREGAMENTO RÍGIDO

A maioria dos trekkers em família têm um.
A sua vantagem principal: meio-mochila, meio-porta-bebé, em geral, oferece uma capacidade de carregamento de 10 a 25 l assim como bolsos para arrumação dos lados ou no cinto e um telhado para proteger do sol. A maioria dos modelos são equipados com uma base para serem pousados no chão para serem carregados mais facilmente. Por fim, ao contrário dos lenços e porta-bebés pré-formados, as costas da pessoa que carrega ficam mais "arejadas" pois não estão em contacto uma com a outra. No entanto, a criança fica mais exposta às intempéries.

 

Este tipo de carregamento tem, no entanto, alguns limites:
Quando o seu filho atinge o peso crítico de 12-15 kg  - acrescido aos 3-3,5 kg da mochila sem carregamento, a sensação de peso torna-se bastante desconfortável.
Por outro lado, não está adaptado para crianças com menos de 12 meses pois ainda não seguram a cabeça e podem decair dentro do porta-bebé.
Por fim, não é aconselhado para uma utilização em trajetos longos pois a criança está apoiada entre as suas pernas e este tipo de carregamento não é o mais adaptado à fisiologia da criança. Os suportes e apoios de cabeça podem ser comprados em separado e podem melhorar consideravelmente o conforto da criança.

Antes de qualquer compra, peça emprestados vários tipos de carregamento e diversos modelos para encontrar o mais adequado para as suas necessidades! Guarde este critério essencial em mente: o seu conforto e o da criança.

Para estar bem equipado:

DESCUBRA OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS

Conselhos
Como vestir uma criança que levar consigo numa caminhada - teaser
Se o levar num lenço ou marsupial, o bebé fica junto ao seu corpo, fica protegido do vento e o porta-bebé forma já quase uma "camada" de roupa. Deixe-o então de body ou t-shirt de tecido leve e respirável. Lembre-se sobretudo de tapar o corpo ao máximo (braços, pernas, peito dos pés…) para o proteger do sol; já para não falar dos itens obrigatórios: chapéu e óculos de sol!
Conselhos
Caminhar com uma criança - teaser
Tenha o cuidado de consultar com atenção o mapa e os desníveis, e até mesmo experimentar o itinerário. Aproveite para verificar a orientação e escolha de preferência trilhos com sombra no verão – assim, a família poderá ficar num lugar fresco e as pausas serão mais agradáveis.
Conselhos
Escolher óculos de sol para crianças - teaser
Os olhos das crianças são frágeis e em pleno processo de formação até aos doze anos. Por essa razão, deve protegê-los… Mesmo que os mais pequenos não queiram no início. Para facilitar a difícil fase de aceitação dos óculos de sol, certifique-se de que escolhe um par de óculos adaptado ao rosto, às necessidades para que a criança esqueça que os está a usar!

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO