REGRAS DE OURO DO YOGA

Descalço ou não? A pontualidade é importante?  Comece as suas primeiras aulas de yoga com toda a confiança graças a estas regras de etiqueta.

O yoga é bastante peculiar no sentido em que a sua prática é extremamente pessoal. Existem também inúmeros estilos de yoga que podem ser praticados em ambientes muito diversos. Independentemente da prática e do estilo que escolher, eis algumas recomendações a ter em mente de forma a respeitar as pessoas ao seu redor e desfrutar de uma prática agradável e saudável.

 

CHEGUE A HORAS!

Parece evidente, mas trata-se de uma regra muito importante e inúmeros centros não o deixarão entrar depois de uma aula ter começado. É uma questão de respeito: em relação a si e à sua prática, em relação ao professor, mas também em relação ao outros que estão a concentrar-se no seu exercício. Além do mais, permite-lhe dispor de algum tempo para relaxar e de alguns minutos para fazer perguntas ao professor antes do início da sessão!

regle_2_yoga_etiquette

NÃO HÁ TELEMÓVEL

A maioria dos centros não autoriza os telemóveis e, nalguns casos, como o yoga Bikram praticado em sala aquecida, o calor poderá não dar muita saúde ao seu telemóvel. "Disconnet to Self-connect" é uma das máximas do yoga, por isso desligue o seu telemóvel e deixe-o fora da sala para que se possa concentrar totalmente na sua prática.

É PREFERÍVEL ESTAR DESCALÇO

As pessoas com uma prática desportiva habitual poderão achar estranho no momento de iniciar a sua primeira aula de yoga, mas para o yoga não é necessário nenhum calçado nem meias e isso ajuda a ter uma melhor aderência no tapete durante as posturas. A postura do cão a olhar para baixo não é muito divertida com meias escorregadias!

regle_4_yoga_etiquette

NÃO PISE OS TAPETES VIZINHOS 

Não só por uma questão lógica de higiene, mas também por uma questão de respeito. Algumas pessoas consideram o seu tapete como uma extensão de si próprias e da sua prática, pelo que é importante ter cuidado e não pisar o tapete de outra pessoa.

SEJA HIGIÉNICO

Está a partilhar um espaço com outras pessoas, por isso esteja atento. Irá provavelmente transpirar, por isso lave-se, não use demasiado perfume ou água de colónia e leve uma toalha para as sessões mais dinâmicas. Por outro lado, volte a colocar o material que utilizou onde o foi levantar.

NÃO FAÇA JUÍZOS

Talvez não seja capaz de executar a postura de equilíbrio sobre os braços como a pessoa que está à sua frente, ou de encostar a cara nas tíbias na postura de Pinça em pé como faz o seu professor. Não faça juízos sobre si próprio, nem sobre os outros. Cada pessoa ocupa exatamente o seu lugar na sua prática. Por isso, seja indulgente, humilde e concentre-se na sua respiração.

NAMASTÉ!

RECOMENDAMOS TAMBÉM OS NOSSOS CONSELHOS DE YOGA

Conselhos
que tipo de yoga escolher
Hoje em dia existe um leque impressionante de yogas diferentes. Segundo as suas expectativas e possibilidades, escolherá um yoga mais suave ou mais dinâmico. Existe seguramente um tipo de yoga à sua medida!
Conselhos
thumbnail-praticar-yoga-mobile
Atualmente, o yoga é a atividade a praticar, por excelência, numa sociedade com pressões e stress. Os efeitos desta prática são inúmeros, tanto a nível físico como mental.
Conselhos
Yoga Glossário Decathlon
Ásana, chakra, Namasté… Muitos termos de yoga são em sânscrito, mas não tenha medo! Este glossário vai ajudá-lo(a) a falar "yogi" fluentemente.
Conselhos
 Descubra todos os nossos conselhos para ajudá-lo/a a escolher o seu tapete de yoga
O tapete de yoga é o acessório indispensável para praticar. Siga o nosso guia para encontrar o tapete que melhor corresponde às suas necessidades!
VOLTAR PARA O TOPO