itiwit

COMO FAZER SUP SURF ?

Descobriu o stand up paddle (SUP) e gostaria de se divertir nas ondas? Ótima ideia! É mais fácil aprender a surfar com uma prancha de paddle do que com uma prancha de surf porque já está de pé! Precisa apenas de adquirir os bons reflexos de um surfista para praticar paddle surf.

É importante estar bem equipado(a) e de conhecer as dicas do sup surf antes de se lançar nas ondas. Com a sua prancha de stand up paddle, raramente estará sozinho na água a divertir-se. Veja aqui o que precisa saber:      

número 1

QUE EQUIPAMENTO ESCOLHER PARA PADDLE SURF ?

stand-up-paddle-surf-que-material

Os praticantes de stand up paddle apanham muitas vezes a sua primeira onda com uma prancha de paddle familiar. Mas quando quiser começar a evoluir nas ondas, ir de um lado para o outro, fazer pequenas curvas, vai precisar de uma verdadeira prancha de stand up paddle de surf. Estas pranchas assemelham-se muito às pranchas de surf clássicas, mas mais grossas para poder suportar o seu peso na parte de trás. Elas são curtas e largas para virar facilmente, com um rocker pronunciado (nariz da prancha elevado) à frente para não se enfiar dentro da onda, com rails afiados na parte de trás (como as lâminas de ski) para agarrar  na onda.

Se quiser surfar com toda a segurança, escolha uma pranchad de stand up paddle de surf insuflável. Estas pranchas permitem de surfar bem graças à sua rigidez e aos rails semi-rígidos na parte de trás - que agarram bem na onda. Em caso de queda em cima da prancha ou de choque com ela, a flexibilidade da prancha insuflável evitará que se magoe ou que magoe outro praticante. Uma vez dobrada, cabe facilmente na mala do carro, pronta para o próximo spot de surf.

Quanto à pagaia, poderá utilizar a que já tem. O truque no sup surf é de diminuir o comprimento ( de 0 a -10cm do seu tamanho) da pagaia em relação a uma utilização de passeio. Isto permite que não perturbe durante as manobras e que a possa utilizar como ponto de apoio quando muda de direção. Deve ser suficientemente sólida para encaixar os golpes de remada violentos quando apanha as ondas (take off).

número 2

COMO PASSAR A REBENTAÇÃO EM STAND UP PADDLE ?

stand-up-paddle-surf-como-passar-a-rebentação

Antes de entrar na água, deve decidir que pé ficará na parte de trás da prancha quando estiver em posição de surf. Se não sabe que pé colocar, ponha-se de pés juntos e deixe-se cair para trás: o pé que recuar para o estabilizar é o seu pé de trás no surf (diz-se "regular" se for o pé direito, "goofy" se for o esquerdo, funciona igualmente para o skate ou o snowboard). Agora é preciso atirar-se para as ondas. Mas antes, perca tempo a observar o spot : como as ondas se desenvolvem, se há sítios mais calmos para passar a rebentação (também se diz "a barra"), onde se encontram os outros surfistas ?

Esta observação irá permitir-lhe tomar boas decisões :
     - onde entrar na água para evitar ao máximo a grande rebentação?
     - há algum sítio sem ondas para passar tranquilamente a rebentação e ir para a zona de formação das ondas?
     - a que ritmo quebram as ondas para tentar passar entre 2 sets ?
     - onde estão os outros (sup) surfistas para evitar ir para zonas já muito ocupadas?

Uma vez dentro de água, precisará de remar de forma bastante enérgica para passar a pequena rebentação, e depois a maior. Até uma certa altura (altura do peito), poderá passar ficando em cima da prancha. Coloque-se em posição de surf, implante bem a sua pagaia dentro de água quando a onda chegar, carregue com força sobre o pé de trás para levantar a parte da frente da prancha e fazê-la passar por cima da espuma. Cuidado para não levar com a prancha na cara se a onda for mais forte. Proteja a sua cara colocando o braço da frente em oposição.

Para ondas maiores ou mais potentes, a única solução será mergulhar debaixo da onda agarrando firmemente a sua pagaia e voltar a subir para a prancha depois de a onda ter passado.

Uma vez no pico (local onde todos os surfistas esperam pelas ondas antes que elas rebentem), aproveite para fazer uma pausa caso a passagem pela rebentação tiver sido intensa observe as ondas para determinar o melhor local para fazer o seu take off (apanhar a onda).
 

número 3

COMO SE COMPORTAR COM OS OUTROS (SUP) SURFISTAS?

stand-up-paddle-surf-regras-prioridade

Para que cada um possa divertir-se nas ondas com toda a segurança, existem várias regras que devem ser respeitadas quando surfar com várias pessoas as mesmas ondas:

     - O surfista na onda é prioritário sobre aquele que está de volta ao pico passando a rebentação. Este deve tentar ver a trajetória para se afastar
     - O primeiro surfista que apanha uma onda é prioritário. Deve deixar essa onda e concentrar-se na próxima
     - Se dois surfistas apanham juntos a mesma onda, o que estiver mais próximo do pico (zona de formação) é prioritário, o outro deve sair da onda.
     - Se estiver a surfar uma onda e outro surfista apanha a mesma onda (chama-se "taxer"), deve avisá-lo da sua presença gritando "YEP YEP YEP".

Para evitar situações desconfortáveis, o mais simples é escolher um pico onde estejam menos surfistas, mesmo que as ondas não sejam tão boas como num pico com mais gente. Com a experiência, conseguirá evoluir calmamente para o meio dos outros (sup) surfistas mas mantenha-se sempre vigilante.

número 4

COMO APANHAR AS ONDAS EM STAND UP PADDLE ?

stand-up-paddle-surf-como-apanhar-uma-onda

Apanhar uma onda em stand up paddle é bem mais fácil do que no surf porque já está de pé em cima da prancha. E em vez de seguir na onda direito até à margem, pode começar agora a ir de um lado para o outro para aproveitar a vantagem do movimento natural da onda. Contudo, uma onda não é uniforme e tem tendência a quebrar para a esquerda ou para a direita sobre todo o seu comprimento. Por vezes ela rebenta de uma vez em todo o comprimento e torna-se insurfável, diz-se que ela "parte".

Antes do take off (apanhar a onda), escolha de que lado da onda vai sair. Geralmente os regulares (pé direito atrás) saem à direita e os goofys (pé esquerdo atrás) à esquerda afim de surfar a onda de frente (frontside), o que é mais fácil que de costas (backside). A onda está a chegar, temos de ir!
     - Posicione a sua prancha paralelamente à onda que está a chegar, o nariz orientado do lado onde pretende fazer o take off.
     - Reme vigorosamente do lado da onda para lançar a prancha para a onda, o efeito de row da remada (pivot) vai fazer girar a prancha para a posição correta para o take off
     - Parar de remar assim que sentir que a prancha desliza sozinha na onda (surf)
     - Pouse a pá da pagaia a direito na onda para se equilibrar
     - Rode os ombros para o alto da onda para fazer girar a prancha sobre a onda. 

número -5

COMO CAIR CORRETAMENTE NA ONDA EM STAND UP PADDLE

stand-up-paddle-surf-como-cair-bem

Apanhou a onda e naturalmente vai terminar mais ou menos rapidamente com uma queda. Tem de a antecipar preparando-se para saltar para longe da sua prancha sem largar a pagaia e SEMPRE EM DIREÇÃO À ONDA para evitar que ela empurre prancha para a sua cabeça. Durante a queda o leash (ligação entre a prancha e o praticante) estica com a força da onda e vai puxar a prancha na sua direção. Vai sentir puxar na perna (lembre-se de a fletir para suportar melhor a tensão especialmente se tiver uma prancha volumosa) e provavelmente vai ter de espera que alguma ondas passem por cima (mergulhe sob a onda a cada vez para que não seja arrastado para a margem) antes de voltar a subir para a prancha.

De seguida, suba novamente para a prancha trazendo-a para junto de si puxando pelo leash. NUNCA AGARRE A LEASH COM A MÃO QUANDO A ONDA PUXAR A PRANCHA, isso poderia ferir os dedos; NUNCA AGARRE A PRANCHA POR UMA  QUILHA, é a parte mais cortante. Qualquer que seja o tipo de queda, nunca largue a pagaia. É um reflexo que deve adquirir desde o início se não a quiser perder nas ondas.

jerome-redator

JÉRÔME

Redator equipa DECATHLON  (Líder de imagem Itiwit)

Descobri o stand up paddle há 10 anos, e desde então tenho a sorte de praticar todos os dias na versão corrida em águas calmas ou nas ondas de Hendaia mesmo ao lado do meu escritório com o material Itiwit. Resumindo, tenho imensa sorte, e lembro-me disso cada vez que entro dentro de água....  

A NOSSA SELEÇÃO DE CONSELHOS

VOLTAR PARA O TOPO