DESCOBRIR A CAMINHADA DESPORTIVA: UM DESPORTO SIMPLES E EFICAZ

A Caminhada Desportiva, também denominada de Caminhada rápida ou Caminhada ativa, é um desporto que se pratica a um ritmo mais intenso que a Caminhada que praticamos quando andamos diariamente.

Faz assim trabalhar o fôlego, a resistência e quase todos os músculos do corpo. Ao contrário da Caminhda diária, que se pratica frequentemente de forma inconsciente, a Caminhada desportiva pratica-se de forma voluntária e a um ritmo acelerado. 

Um desporto de resistência em que todos ficam satisfeitos!

Ao contrário da Caminhada, este desporto pratica-se num terreno sem desníveis e prioritariamente em universo urbano: parques, barragens, estádios ou até passadeiras. A Caminhada Desportiva realiza-se a uma velocidade variável, consoante os objetivos de cada pessoa. A velocidade de Caminhada pode assim variar entre os 5 e os 10 km/hora. Os praticantes de Caminhada Desportiva fazem sessões de 30 minutos a várias horas. A frequência depende também dos objetivos estabelecidos, mas pode chegar a várias vezes por semana.   Descubra a Caminhada em vídeo:

Porquê praticar a Caminhada Desportiva?

2 objetivos principais para os praticantes de Caminhada: • sentir-se bem, manter-se em forma.
• melhorar o desempenho.   O primeiro objetivo permite que os praticantes  cuidem do seu corpo e da sua saúde. Se tiver este objetivo, irá por exemplo fazer um longo passeio com ritmo moderado ao fim da tarde ou ao domingo, para se oxigenar e manter a forma. O segundo objetivo requer uma prática mais intensa, irá Caminhar regularmente e a bom ritmo para queimar calorias, mexer-se, muscular o corpo e para ter o orgulho de se superar!

As vantagens da Caminhada Desportiva?

Uma das principais vantagens da Caminhada Desportiva é que pode ser praticada praticamente em todo o lado, com qualquer tempo e requer pouco investimento em material: basta calçado adaptado e pronto!   No que diz respeito ao corpo e à saúde, a Caminhada Desportiva é uma atividade física benéfica porque trabalha muitos músculos do seu corpo. Tem todas as vantagens de outros desportos, como a corrida ou a bicicleta: prevenção da diabetes e das doenças cardíacas, desgaste de energia… Com menos inconvenientes e todas as vantagens da Caminhada, suave e acessível, mas não só: é efetivamente um dos desportos menos traumatizantes para o corpo e as articulações, e o risco de lesões é reduzido. Com cerca de 300 calorias queimadas para uma Caminhada de uma hora com uma média de 6,5 km/hora, a Caminhada permite-lhe manter-se em forma, podendo gastar ainda mais calorias em função do seu ritmo: 380 calorias/hora acima de 8 km/hora*! Para ter uma ideia do que isto representa, isto equivale ao número de calorias queimadas numa corrida com o mesmo ritmo ou em 1 hora de dança rápida ou aeróbica no ginásio! Descobrir 5 motivos válidos para praticar Caminhada Desportiva.

Equipar-se bem para a Caminhada Desportiva 

Quando pratica Caminhada Desportiva, o seu pé passa por 3 fases:  Na Caminhada Desportiva, os movimentos são acentuados. A passada é alongada e o passo é longo e rápido. Quando dá um passo, o ataque necessita de amortecimento para absorver os impactos do calcanhar no solo. Irá observar também um ligeiro movimento de recuo da traseira do pé, devido à velocidade. Em seguida, no desenvolvimento da sua passada está em contacto permanente com o solo, faz uma espécie de diagonal, do calcanhar até à impulsão para o dedo grande. Logo, precisa de estabilidade ao longo de todo o comprimento da sola do seu calçado. As necessidades para praticar Caminhada Desportiva são diferentes de outros desportos. Para obter mais informações, consulte o artigo: "As necessidades do meu pé para a Caminhada são as mesmas que para a corrida? "Para responder a cada uma das necessidades específicas deste desporto, a Newfeel estudou as necessidades dos seus clientes, praticantes de Caminhada Desportiva, a fim de disponibilizar-lhe um calçado inovador, adequado e técnico, bem como proporcionar-lhe sensações e prazer durante as sessões de Caminhada Desportiva. 

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