9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas

Logo header como escolher skis de fundo

9 CONSELHOS PARA EVITAR O APARECIMENTO DE BOLHAS

As bolhas são o problema mais frequente nos praticantes de caminhada e trekking, e o mais impeditivo!  Descubra como se desenvolvem as bolhas e como evitá-las!

As bolhas aparecem geralmente quando a nossa pele fica fragilizada por atritos, causados pelas nossa meias, calçado ou corpos estranhos. A humidade (relacionada com a transpiração ou com os elementos exteriores) pode também ter um papel pois enfraquece a nossa pele que fica então mais vulnerável a esses atritos. 
9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas - atacadores
número -1

EXPERIMENTE CORRETAMENTE O SEU CALÇADO ANTES DE O COMPRAR, OU NO MÍNIMO ANTES DE PARTIR PARA A CAMINHADA

Seja em loja ou aquando da receção de uma encomenda feita na Internet, teste bem o seu calçado. Ponha-o à prova em diversas situações: em reta, em subida, em descida (as lojas são muitas vezes equipadas com planos inclinados ou mini percursos que reproduzem o diversos tipos de solos). 

Se encomendar na Internet, preveja um prazo de segurança para uma eventual troca. Não peça para que a entrega seja feita à ultima hora no seu local de férias!

número 2

EVITE CALÇAR UM CALÇADO NOVO PARA UMA CAMINHADA LONGA NA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

O calçado novo precisa de amaciar (nomeadamente o calçado em pele), de se ajustar ao seu pé. Algumas zonas ainda um pouco rígidas poderiam desencadear atritos localizados no seu pé e fazer aparecer bolhas. O melhor é aumentar pouco a pouco a duração das suas saídas. 

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas
número 3

CERTIFIQUE-SE TAMBÉM QUE A SUA PALMILHA INTERIOR NÃO É ESCORREGADIA.

Principalmente se teve de acrescentar uma palmilha para ajustar o tamanho do seu calçado ou uma palmilha ortopédica. Algumas são essencialmente concebidas para a vida da cidade e têm um pouco de lustro, o que pode fazer com que o seu pé escorregue dentro do calçado e provocar atritos.

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas
número 4

ESCOLHA MEIAS ADEQUADAS À MORFOLOGIA DO SEU PÉ 

Verifique a localização das costuras, mesmo quando parecem muito finas, para que não provoquem atritos nos seus ossos ou tragam desconforto.

Não calce meias furadas ou muito danificadas pois já não protegem o seu pé. E acima de tudo, calce meias com o tamanho correto! Este tipo de detalhes pode ser negligenciado, mas uma meia mal ajustada criará dobras que desenvolverão atritos. É também importante posicionar correctamente a meia no pé quando a calça (fazer coincidir correctamente o calcanhar da meia com o seu calcanhar, etc.).

número 5

TESTE O SEU DUETO CALÇADO-MEIAS

Meias confortáveis num par de calçado podem revelar-se desconfortáveis dentro de outro par. O calçado não é concebido sempre da mesma maneira: seja em termos de componentes, de união, de zonas de apoio... E consoante o formato das suas meias, algumas favorecem os atritos.

Cuidado com as condições climatéricas: escolha o seu dueto de acordo com a estação.

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas

APERTE O SEU CALÇADO DE FORMA ADAPTADA

Não aperte demais nem pouco o seu calçado, o objetivo é que o pé fique bem apoiado sem desconforto. Não hesite em reajustar o aperto consoante as suas sensações durante a caminhada, principalmente nas descidas. Para mais informações, leia o nosso artigo: "como apertar adequadamente o seu calçado de caminhada?".

ESCOLHA COMPONENTES ADAPTADOS À ESTAÇÃO

No verão, opte por matérias respiráveis para o seu calçado e para as suas meias. E certifique-se que o dueto calçado-meias funciona bem!Pois se uma é respirável e a outra não, não irá obter o efeito desejado.

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas

CONSERVE OS SEUS PÉS LIMPOS E SECOS

Caso sinta o mínimo incómodo devido à presença de um corpo estranho (pedra, areia, casca...) pare e retire o seu calçado para tirá-lo. Caso esteja a caminhar há vários dias seguidos com as mesmas meias, passe-as bem por água todas as noites para retirar eventuais poeiras. Idealmente, leve 2 pares de meias consigo mesmo para saídas curtas para poder trocar de meias caso os seus pés fiquem demasiado húmidos. E principalmente lembre-se de tirar a palmilha (primeira de higiene) do seu calçado para que seque durante a noite.

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas

CUIDE-SE!

Tendemos a esquecer isso mas o nosso estado de cansaço tem um impacto no nosso corpo.
A nossa pele é mais sensível quando estamos cansados, pode acontecer que com as mesmas meias e calçado um praticante de caminhada que nunca teve bolhas habitualmente tenha uma reação diferente.
De férias, por exemplo, quando o corpo liberta a pressão acumulada no dia a dia.
A nossa alimentação também tem um papel importante, o álcool por exemplo torna o nosso suor mais ácido e então mais agressivo para a nossa pele. 

9 conselhos para evitar o aparecimento de bolhas - creme

Se apesar de todos estes conselhos ainda fica com bolhas, pode também experimentar os cremes anti-bohas que limitam as irritações derivadas dos atritos. Mas lembre-se sempre de testar se dão adequados para si antes de começar uma caminhada longa!  Os banhos de pés a base de sumo de limão permitir-lhe-ão também de engrossar as sua pele para que esta se fragilize mais devagar.

   

DESCUBRA OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE CAMINHADA

Conselhos
medir ret casaco
A respirabilidade de um tecido é a sua capacidade de eliminar o vapor de água gerado pela transpiração. Por ocasião de um esforço intenso, é por isso indispensável equipar-se com roupa muito respirável para não ficar molhado.

MARGAUX

AUTORA CONSELHOS CAMINHADA NA NATUREZA
VOLTAR PARA O TOPO